Liturgia diária, Natividade de Nossa Senhora - Mt 1,18-23
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o site no ar !

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 1,1-16.18-23

José acolhe Maria e o Filho de Deus concebido em seu ventre por obra do Espírito Santo. Ele se chamará Jesus e salvará o seu povo dos pecados.

Façamos a oração do dia: Pai, que a presença de teu Filho Jesus, na História, leve à plenitude a obra de tua criação, fazendo desabrochar, em cada coração humano, o amor para o qual foi criado.

Natividade de Nossa Senhora – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 08 de setembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Mq 5,1-4a

Leitura da Profecia de Miquéias.

Assim diz o Senhor: 1”Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. 2Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, 4ae ele mesmo será a paz”. — Palavra do Senhor.
— Graças a

Deus.

Ou (escolhe-se uma das leituras)

Primeira Leitura (Rm 8,28-30)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 28sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. 29Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. 30E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 70,6;12,6

— Exulto de alegria no Senhor.
— Exulto de alegria no Senhor.

— Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo: para vós o meu louvor eternamente!

— Uma vez que confiei no vosso amor, meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!

EVANGELHO:  Mt 1,1-16.18-23

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

18A origem

de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.
19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo.20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.
22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Esta é uma festa da piedade cristã. Por não sabermos exatamente qual o dia do nascimento de Maria,

a Mãe de Jesus, mantemos uma tradição a qual diz que foi hoje. Sendo ela escolhida por Deus para ser a Mãe do Verbo Encarnado, Deus a preparou da melhor maneira possível para essa missão.

Ele a fez toda pura, sem a mancha do pecado original e de nenhum outro pecado. Ela é a Imaculada Conceição. Segundo a tradição, ela nasceu em Jerusalém e seus pais foram Joaquim, de Nazaré, e Ana, de Belém. Festejamos o aniversário de Maria com a leitura da genealogia escrita por São Mateus e a afirmação de que “o que nela foi gerado vem do Espírito Santo”. “A menina que hoje nasceu, nasceu para que dela nascesse Deus.”

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Festa da Natividade de Nossa Senhora. O evangelista Mateus, após descrever a origem de Jesus, hoje nos apresenta o anúncio do seu nascimento. José acolhe Maria e o Filho de Deus concebido em seu ventre por obra do Espírito Santo. Ele se chamará Jesus e salvará o seu povo dos pecados.

Oremos: “Pai, ajuda-nos a contemplar tua ação maravilhosa em relação à concepção de teu Filho Jesus. Que reconheçamos nela tua oferta gratuita de salvação para toda a humanidade. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Observe o diálogo entre os personagens. Qual é o anúncio que o anjo do Senhor faz a José? Como José acolhe esse anúncio? Qual missão é confiada a José?

“Mateus, ao colocar a genealogia de Jesus, mostra que ele assumiu a humanidade inteira, com suas mazelas. Entre os antepassados de Jesus existem figuras marcadas pelo pecado. É o caso de Tamar e, especialmente, de Davi, que gerou Salomão, cuja mãe tinha sido mulher de Urias. Assim é destacado o caráter histórico do Messias. Em José aparece a dinastia de Davi.

Celebrar o nascimento de Maria é também celebrar o mistério de amor entre Deus e a humanidade. Surge uma parceria definitiva entre Deus e suas criaturas. A figura simples e, ao mesmo tempo, gigantesca de José nos ensina a acolher na fé as surpresas e os mistérios de Deus. Assim como Maria, sua resposta nasce exclusivamente da fé. É convite para caminhar, sem medo, na fé.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Como acolho os seus ensinamentos em minha vida? Eles encontram sintonia com a realidade que vivo hoje? A Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em mim a fé, a esperança, a confiança no Senhor?

“Hoje é o dia em que Deus começa a pôr em prática o seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa antes que o Rei descesse para habitá-la. Casa linda, porque, se a Sabedoria constrói uma casa com sete colunas trabalhadas, este palácio de Maria está alicerçado nos sete dons do Espírito Santo.

Salomão celebrou de modo soleníssimo a inauguração de um templo de pedra. Como celebraremos o nascimento de Maria, templo do Verbo encarnado (São Pedro Damião)? Esta festa teve origem no Oriente. O Papa São Sérgio ordenou que fosse celebrada em Roma. Diz a tradição que Maria nasceu em Jerusalém, perto do tanque de Betesda, onde hoje se venera uma cripta sob a igreja de Santa Ana” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)

“Salve, Senhora do mundo, Rainha dos céus! Salve, Virgem das Virgens, Estrela da Manhã! Salve, cheia de graça, brilho da luz divina! Apressa-te, Senhora, em socorro do mundo. Desde toda a eternidade o Senhor te predestinou como Mãe do Verbo Unigênito, pelo qual criou a terra, o mar e os céus, e embelezou-te como sua esplêndida Esposa, não alcançada pelo pecado de Adão. Desde toda a eternidade o Altíssimo te preparou para a mais importante missão já dada a uma criatura: ser Mãe de seu Filho. Intercede por nós, teus irmãos e irmãs na ordem da criação, para que também em nós se faça a vontade do Pai. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Entender e colher na vida as surpresas de Deus….
Como a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui