Liturgia diária Nascer da água e do Espírito - Jo 3,1-8

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

2º Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

23 de abril de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, faze-me nascer de novo e renovar minha condição de discípulo de Jesus, totalmente confiado em ti, a serviço da construção do teu Reino.

PRIMEIRA LEITURA: At 4,23-31

Leitura dos Atos dos Apóstolos – 23Naqueles dias, logo que foram postos em liberdade, Pedro e João voltaram para junto dos irmãos e contaram tudo o que os sumos sacerdotes e os anciãos haviam dito. 24Ao ouvirem o relato, todos eles elevaram a voz a Deus, dizendo: “Senhor, tu criaste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. 25Por meio do Espírito Santo, disseste através do teu servo Davi, nosso pai: ‘por que se enfureceram as nações, e os povos imaginaram coisas vãs? 26Os reis da terra se insurgem e os príncipes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu Messias’. 27Foi assim que aconteceu nesta cidade: Herodes e Pôncio Pilatos uniram-se com os pagãos e os povos de Israel contra Jesus, teu santo servo, a quem ungiste, 28a fim de executarem tudo o que a tua mão e a tua vontade haviam predeterminado que sucedesse.
29Agora, Senhor, olha as ameaças que fazem e concede que os

teus servos anunciem corajosamente a tua palavra. 30Estende a mão para que se realizem curas, sinais e prodígios por meio do nome do teu santo servo Jesus”. 31Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos, então, ficaram cheios do Espírito Santo e anunciaram corajosamente a palavra de Deus.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 2

          — Felizes hão de ser todos aqueles que põem sua esperança no Senhor.
— Felizes hão de ser todos aqueles que põem sua esperança no Senhor.

— Por que os povos agitados se revoltam? Por que tramam as nações projetos vãos? Por que os reis de toda a terra se reúnem e conspiram os governos todos juntos contra o Deus onipotente e o seu Ungido? “Vamos quebrar suas correntes”, dizem eles, “e lançar longe de nós o seu domínio!”

— Ri-se deles o que mora lá nos céus; zomba deles o Senhor onipotente. Ele, então, em sua ira os ameaça, e em seu furor os faz tremer, quando lhes diz: “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei, e em

Sião, meu monte Santo, o consagrei!”

— O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei! Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila!”

EVANGELHO:  Jo 3,1-8

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

         1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.
3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto,

não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”
5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Terminada a Oitava da Páscoa com o testemunho dos quatro evangelistas, nós nos sentamos agora com o apóstolo São João, o teólogo, para ouvir Jesus que nos fala na plenitude da glória da Páscoa. A leitura é litúrgica, feita à luz do resplendor da ressurreição. Conosco está Nicodemos, que chega à noite e dá início ao diálogo. É preciso nascer de novo, é preciso nascer do alto para poder entrar no Reino, é o teor da conversa. Não basta o nascimento carnal. Falta o nascimento do Espírito. Nascemos uma vez de nossos pais e na Pia Batismal nascemos de novo no Espírito. O Espírito é como o vento, que não se prende e não se pega, que vem e vai e sopra onde quer. Assim é quem nasce do Espírito, quem nasce do Vento. Não se deixa pegar, não se deixa prender, é livre, mas se deixa sentir. Somos adoradores em Espírito e Verdade.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Estamos na segunda semana da Páscoa. O Cristo, ressuscitado dos mortos, já não morre mais e vive entre nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Este primeiro passo da leitura orante consiste em fazer a leitura do Evangelho. Faça uma leitura atenta, destacando os verbos e os personagens que aparecem durante a narrativa. Considere bem o sentido de cada frase e repita as palavras ou os versículos que mais lhe chamaram atenção. Em seguida, procure identificar o tema central do texto.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Este segundo passo da leitura orante consiste em fazer uma meditação. Releia o texto com calma e atenção e procure relacionar a Palavra à sua vida. Identifique o versículo ou a palavra que mais o(a) tocou, que você sente que o Senhor direciona a você, de acordo com aquilo que Ele deseja transformar em sua vida.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento, fazemos nossa oração, que consiste em falar com Deus. Não tenha medo. Aproxime-se do Senhor, abra o seu coração e conte-lhe tudo o que está acontecendo com você. Faça a sua oração pessoal e apresente ao Pai as suas preces.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Neste último passo da leitura orante, sintetize em uma palavra o que você escutou do Senhor hoje, para viver bem este dia.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]