Oração diária, Jesus veio ao encontro dos discípulos - Mt 28,8-15

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 28,8-15

Anunciar que Jesus ressuscitou é a maior tarefa dos discípulos. Não basta anunciar por ter ouvido dizer. É necessário o encontro com o Senhor Ressuscitado.

Façamos a oração do dia: Pai, faze-me compreender que a ressurreição de Jesus é obra do teu amor por ele e por toda a humanidade.

Oitava da Páscoa – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 05 de abril de 2021

PRIMEIRA LEITURA: At 2,14.22-32 

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

No dia de Pentecostes, 14Pedro de pé, junto com os onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão:

22“Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus, junto de vós, pelos milagres, prodígios e sinais que Deus realizou, por meio dele, entre vós. Tudo isto vós bem o sabeis. 23Deus, em seu desígnio e previsão, determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz. 24Mas Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte, porque não era possível que ela o dominasse.

25Pois Davi dele diz: ‘Eu via sempre o Senhor diante de mim, pois está à minha direita para eu não vacilar. 26Alegrou-se por isso meu coração e exultou minha língua e até minha carne repousará na esperança. 27Porque

não deixarás minha alma na região dos mortos nem permitirás que teu Santo experimente corrupção. 28Deste-me a conhecer os caminhos da vida e a tua presença me encherá de alegria’.

29Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado e seu sepulcro está entre nós até hoje. 30Mas, sendo profeta, sabia que Deus lhe jurara solenemente que um de seus descendentes ocuparia o trono. 31É, portanto, a ressurreição de Cristo que previu e anunciou com as palavras: ‘Ele não foi abandonado na região dos mortos e sua carne não conheceu a corrupção’. 32Com efeito, Deus ressuscitou este mesmo Jesus e disto todos nós somos testemunhas”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 16(15) 

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor; Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!

— Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.

Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.

— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!

EVANGELHO: Mt 28,8-15 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 8as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. 9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.

10Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. 11Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12Os

sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis”.

15Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Semana dos encontros inesperados, embora muito desejados. Logo cedo, Maria Madalena e Maria de Tiago foram ao túmulo. Um anjo teve a gentileza de remover a pedra que fechava o sepulcro. Elas entraram e constataram que o túmulo estava vazio. O anjo dá então a elas a incumbência de anunciarem aos discípulos que o Senhor ressuscitou dos mortos e que quer encontrá-los na Galileia.

Vão correndo e, no caminho, Jesus mesmo vem ao seu encontro. Ele vem encontrá-las. Elas se aproximam silenciosas e se prostram em adoração. Susto e alegria se misturam no coração das mulheres naquele momento. Jesus repete a mensagem do anjo. Os discípulos devem encontrá-lo na Galileia. Assustados, os soldados da guarda fogem e espalham a notícia de que o corpo de Jesus fora roubado. Jesus vem ao encontro de quem o procura, mesmo quando a procura acontece no lugar errado.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me envia para o anúncio da Vida e para as alegrias da ressurreição. Amém.

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. Que sentimentos e atitudes habitam o coração das mulheres ao deixar o sepulcro vazio? Destaque as palavras de Jesus para com elas. Qual a deliberação dos sumos sacerdotes?

“Anunciar que Jesus ressuscitou é a maior tarefa reservada aos discípulos. Não basta anunciar por ter ouvido dizer. É necessário o encontro com o Senhor Ressuscitado. Pela palavra e pelo testemunho, como Maria Madalena, os discípulos devem, em todos os tempos, proclamar: “Eu vi o Senhor”. Esta proclamação deve ser feita na alegria, confirmando a Boa-Nova. É possível ver o Senhor na “Galileia” de nossa família e de nossa comunidade cristã. Esta descoberta tem o dinamismo de mudar nossa vida, contrapondo-se aos que dizem ser a ressurreição apenas um boato. Já Santo Agostinho comentava a fraqueza do argumento dos sumos sacerdotes: invocaram testemunhas que dormiam. O túmulo continua vazio para sempre. 

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Como a atitude das discípulas me faz refletir? O que o Senhor pede para mim hoje? Como está minha fé na pessoa de Jesus? Não diga que é impossível; faça alguma coisa.

Oração (Vida)

Neste momento de sua oração, aproxime-se do Senhor, silencie o seu coração e faça a sua oração.

“ Maria, nas alegrias pascais, contemplamos vossa alma como estrela luminosa da esperança.
Vossa luz foi tão forte, que nem as nuvens negras da Paixão de vosso Filho, puderam diminuir-lhe o brilho. À esta luz nós nos abrigamos, para aprender lições de fé, de firme esperança.
Dai-nos a graça, ó Mãe, de vivermos este tempo pascal, cultivando a alegria – fruto da paz, da esperança, da fé – em nossas almas e ao redor de nós.
Aumentai o nosso desejo de santificar-nos, de glorificar a Deus nesta terra, que Ele possa espelhar em nós sua beleza infinita.
Ó Mãe, ensinai-nos o louvor perene à Santíssima Trindade. Que nossa vida seja uma “Glória ao Pai” contínua.
Que nosso amor cresça dia a dia, e que a exemplo das mulheres que te procuraram, sejamos mensageiras(o)de tua ressurreição. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

“Alegrai-vos!” Elas se aproximaram e abraçaram seus pés, em adoração. Jesus lhes disse: “Não tenhais medo; ide anunciar a meus irmãos que vão para a Galileia. Lá me verão”.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !