Oração diária O fermento dos fariseus é a hipocrisia
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o site no ar !

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:

Jesus chama a atenção sobre a hipocrisia, que era a máscara da personalidade e da forma de vida dos fariseus e dos especialistas em leis.

Façamos a oração do dia: Pai, que eu não me deixe encantar por falsos exemplos de piedade. Estejam meus olhos sempre fitos em Jesus, cujo exemplo devo seguir para ser agradável a ti.

28ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 16 de outubro de 2020

PRIMEIRA LEITURA:  Ef 1,11-14

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos, 11em Cristo nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a ser, para o louvor de sua glória, os que de antemão puseram a sua esperança em Cristo. 

13Nele também vós ouvistes a palavra da verdade, o evangelho que vos salva. Nele, ainda, acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito prometido, o Espírito Santo, 14o que é o penhor da nossa herança para a redenção do povo que ele adquiriu, para o louvor da sua glória.


– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 33(32) 

— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
— Feliz o povo que o

Senhor escolheu por sua herança!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!

— Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

— Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens.

EVANGELHO:  Lc 12,1-7

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido.

3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à

luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados.

4Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.

Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Jesus sai da casa do fariseu e é cercado por uma multidão. O clima na casa do fariseu não lhe tinha sido nada favorável, tanto que fariseus e escribas queriam pegá-lo de alguma forma. Queriam surpreendê-lo em alguma palavra para poderem acusá-lo. Pensando no que Jesus disse naquela refeição contra os

fariseus, não o imaginamos falando daquele jeito. Jesus teve muita coragem e mostrou-se saturado do que via nos fariseus e nos legistas.

Voltando-se agora para a multidão, ele ainda acrescenta: “Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia”. E dando ânimo aos discípulos e ao povo, diz duas vezes: “Não tenhais medo!”. “Não tenhais medo dos que matam o corpo e depois não podem fazer mais nada.” Ao longo dos séculos, vimos discípulos de Jesus que não tiveram medo e fizeram ressoar a sua voz.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Para fazermos uma boa oração, é sempre importante nos colocarmos em atitude de silêncio. Procure, se possível, um ambiente que lhe favoreça o recolhimento. Iniciemos nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? “Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de oculto que não venha a ser revelado, e não há nada de escondido que não venha a ser conhecido.” Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, destacando os verbos que aparecem durante a narrativa.

“Jesus chama a atenção sobre a hipocrisia, que era a máscara da personalidade e da forma de vida dos fariseus e dos especialistas em leis. Ele prossegue alertando que este comportamento pode afetar os seus discípulos. Este fermento – hipocrisia – é sedutor e perigoso, pois acaba contaminando toda a vida.

Voltando-se para os seus discípulos, Jesus fala com ternura e usa duas comparações: os pássaros e os cabelos. São coisas sem grande importância e que servem de comparação. Deus cuida dos descuidados pássaros de nossas ruas e sabe o número de nossos cabelos. Isto espanta todo medo. Ele conhece, ama e sabe o nome dos seus, seu amor jamais volta atrás e sua proteção vai além dos dias de nossa vida.” 

Meditação (Caminho)

Escuto o que o Senhor me diz… O que o texto diz para mim?
Quais são os sinais de hipocrisia em minha vida?
Tenho consciência de que minha vida está nas mãos de Deus e Ele pode me ajudar vencer os medos e as fragilidades de minha vida?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento, coloque-se diante de Deus, que se faz presente também por meio de sua Palavra, e faça a sua oração sem medo. Deus, que o(a) chamou à vida, deseja sempre escutá-lo(a), e na oração você é convidado(a) a falar com Ele. Reze com o Senhor.

Contemplação (Vida e Missão)

É preciso obedecer a Deus e não à opinião pública. Com quem você quer se importar hoje? Quem está chorando que você queira ter compaixão.

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui