Liturgia diária, Não se perturbe o vosso coração! - Jo 14,1-6

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

4ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

12 de maio de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, meu coração anseia por estar em comunhão contigo, em tua casa, lugar que Jesus preparou para mim. Que eu persevere sempre no caminho que me leva a ti.

PRIMEIRA LEITURA: At 13,26-33

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26“Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. 27Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se lêem todos os sábados. 28Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pila¬tos que fosse morto. 29Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o puseram num túmulo. 30Mas Deus o ressuscitou dos mortos 31e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galileia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo.
32Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, 33ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo

segundo: “Tu és o meu filho, eu hoje te gerei”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 2

          — Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!
— Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!

— “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei e em Sião, meu monte santo, o consagrei!” O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!”
— Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila!
— E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito!

EVANGELHO:  Jo 14,1-6

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe

o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Jesus continua conversando com os seus. Eles aprenderam com Jesus a olhar a vida como ela é e agora, sentados no Cenáculo, escutam o que o Mestre tem a dizer. “Não se perturbe o vosso coração”, começa o capítulo catorze e termina repetindo e acrescentando: “Não se perturbe nem se

intimide o vosso coração”. Temos medo do fim, do que está na frente, do que vai acontecer. Começo um curso, vai dar certo? Vou me casar, vai dar certo? Vou viajar, chegarei aonde quero? Jesus nos garante o fim para que não tenhamos medo de nada. “Vou preparar-vos um lugar”, diz ele. E o caminho? Tomé entra na conversa e pergunta pelos meios. Temos o fim, mas e os meios? A falta de certeza em relação aos meios também causa medo. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, continua Jesus. Ele é o verdadeiro caminho que leva para a vida. Não há o que errar nem o que temer. Permanecendo nele, permanecemos no caminho. Ele vai e volta para nos encontrar e nos levar até o Pai. Na casa do Pai há muitas moradas. Não se perturbe o vosso coração, nem com a morte, que será uma bela viagem para a casa do Pai. Para nós, a morte é passagem e não situação definitiva. “Se não fosse assim, eu vos teria dito.” Temos um lugar preparado onde ele já está.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
No Evangelho de hoje, Jesus nos diz para não ficarmos preocupados, pois temos em seu coração o nosso lugar. Iniciemos nossa oração invocando a Trindade e peçamos a graça de sempre acolher o seu amor. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim.” É o que Deus, por meio de seu Filho Jesus Cristo e de Sua Palavra, nos diz. Faça a leitura do Evangelho com calma e atenção, repita as palavras que mais lhe chamaram atenção e identifique a mensagem central do texto.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? A meditação nos coloca em profunda sintonia com a Palavra de Deus. Releia o Evangelho com muita atenção. Escute a voz do Senhor, identifique o caminho que Ele lhe indica e deixe que sua vida seja tocada pela sua Palavra.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração dirigindo-se ao Deus de Amor, revelado em seu Filho, Jesus Cristo, por ação do Espírito Santo. No passo anterior da leitura orante, você permitiu que o Senhor falasse com você por meio de sua Palavra; agora, dirija-se a Ele e sem medo de expressar o que se passa em seu coração.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento você experimenta neste momento? Como deseja viver este dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]