Oração diária, Nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei - Mt 5,17-19

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 5,17-19

Jesus nos deixou um magistério, intérprete autêntico da revelação de Deus na palavra escrita e na tradição. Nossa fé precisa de confirmação para não sermos levados por qualquer vento de doutrina.

Façamos a oração do dia: Pai, livra-me do perigo de reduzir minha obediência aos teus mandamentos à execução mecânica de gestos exteriores. Revela-me, cada vez mais profundamente, a tua vontade.

3ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 10 de março de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Dt 4,1.5-9 

Leitura do Livro do Deuteronômio.

Moisés falou ao povo, dizendo: 1“Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos dará. 5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse.

6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que ouvindo todas estas leis, digam: ‘Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!’ 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos quanto o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E

que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, quanto esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 147B(147)

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

— Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. Ele faz cair a neve como lã e espalha a geada como cinza.

— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

EVANGELHO: Mt 5,17-19 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo

Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Não se modifica o que está escrito na Bíblia, mesmo se houver alguma grafia comprovadamente errada. Deixa-se o que está escrito e lê-se o que é correto. No capítulo quarto do Deuteronômio se lê: “Nada acrescentareis ao que eu vos ordeno, e nada tirareis também: observareis os mandamentos do Senhor vosso Deus tais como vo-los prescrevo”. No Novo Testamento, o Apocalipse termina dizendo: “Se alguém tirar algo das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará também a sua parte da árvore da Vida e da Cidade Santa”.

É

próprio, porém, do ser humano interpretar o que vê, o que ouve, o que sente. Interpretamos tudo o que passa diante de nossos sentidos. Os sentidos são falhos, a cultura influencia, até mesmo interesses pessoais forjam interpretações segundo as conveniências do intérprete. Por isso Jesus nos deixou um magistério, intérprete autêntico da revelação de Deus na palavra escrita e na tradição. Nossa fé precisa de confirmação para não sermos levados por qualquer vento de doutrina.

Os pregadores se multiplicam e precisam multiplicar-se porque a messe é grande e os operários são poucos. A fé do pregador, expressa em suas palavras, também precisa de confirmação. Quem é o Jesus que anunciamos? Para não errarmos, Jesus disse a Pedro: “Confirma a fé de teus irmãos”.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Inicío com o canto: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em mim. Vou repetindo como um mantra essa invocação até sentir que meu ser está aberto e disponível para receber a Palavra de Deus.

Leitura (Verdade)

Releio o Evangelho de hoje quantas vezes julgar necessário. Presto atenção para a pedagogia de Jesus. O que ele fala do passado? Qual é a proposta de Jesus? Em que ela se diferencia da proposta dos legistas da época?

“O Evangelho de hoje precisa ser entendido a partir das bem-aventuranças, narradas no início do capítulo V. Lei e profetas são o modo hebreu de referir-se ao Antigo Testamento na sua integridade. Para Mateus, tanto a Lei como os profetas olhavam para um tempo de plenitude. As coisas antigas não são abolidas, mas o Mestre vem dar-lhes outro significado. Mais adiante, Jesus dirá: “Ouvistes o que foi dito aos antigos? Eu, porém, vos digo”. Todas as normas – muitas delas estéreis e frias – empalidecem diante da luminosidade das bem-aventuranças. Há uma diferença entre a justiça dos mestres da Lei e a justiça do Reino. Em Jesus, tudo se faz novo e perfeito. Ele não veio abolir o passado, mas dar-lhe novo e perfeito entendimento.”

Meditação (Caminho)

Qual foi a exortação de Jesus? Como compreendo e acolho essas orientações? Minha fé tem raiz na fé de meus antepassados? Somos devedores ao passado com o esforço de sempre aperfeiçoar nossa conduta individual e social. Precisamos uns dos outros para ressignificar nossas opções no hoje de nossa história. Minha visão tem abertura para o outro, é comunitária?

Oração (Vida)

Ofereça a Deus os frutos de sua meditação e oração da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de praticá-lo. Faça sua prece de agradecimento ou suplica.
Se desejar conclua com esta oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação. Perdoa-me os limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço o desejo de seguir teus ensinamentos e peço que me fortaleças para ser fiel ao meu propósito.”

Contemplação (Vida e Missão)

Deus revela sua interpretação da conduta humana pelas bem-aventuranças. O que percebi que devo mudar a partir desta meditação orante? Relembro meus propósitos desta Quaresma.

Bênção

Benção especial da Quaresma
– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !