Oração diária O reino do céus

NOSSO SITE PODE SAIR FORA DO AR NESSE MÊS !
PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos fechando o mês e não vou conseguir pagar a mensalidade da divida do site referente ao servidor onde o site fica hospedado. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. .Clique aqui para Doar

10ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

10 de junho de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Espírito de plenificação, como Jesus, quero estar submisso à vontade primeira do Pai para a humanidade, pondo em prática, de maneira perfeita, as suas exigências.

PRIMEIRA LEITURA: 1Rs 18,20-39

Leitura do Primeiro Livro dos Reis – Naqueles dias, 20Acab convocou todos os filhos de Israel e reuniu os profetas de Baal no monte Carmelo. 21Então Elias, aproximando-se de todo o povo, disse: “Até quando andareis mancando com os dois pés? Se o Senhor é o verdadeiro Deus, segui-o; mas, se é Baal, segui a ele”. O povo não respondeu uma palavra.
22Então Elias disse ao povo: “Eu sou o único profeta do Senhor que resta, ao passo que os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta. 23Deem-nos dois novilhos; que eles escolham um novilho e, depois de cortá-lo em pedaços, coloquem-no sobre a lenha, mas sem pôr fogo por baixo. Eu prepararei depois o outro novilho e o colocarei sobre a lenha e tampouco lhe porei fogo.
24Em seguida, invocareis o nome de vosso deus e eu invocarei o nome do Senhor. O Deus que ouvir, enviando fogo, este é o Deus verdadeiro”. Todo o povo respondeu, dizendo: “Ótima proposição”.
25Elias disse então aos profetas de Baal: “Escolhei vós um novilho e começai, pois sois maioria. E invocai o nome de vosso deus, mas não lhe ponhais fogo”. 26Eles tomaram o novilho que lhes foi dado e prepararam-no. E invocaram o nome de Baal desde a manhã até o meio-dia, dizendo: “Baal, ouve-nos!” Mas não se ouvia voz alguma e ninguém que respondesse. E dançavam ao redor do altar que tinham levantado.
27Ao meio-dia, Elias zombou deles, dizendo: “Gritai mais alto, pois sendo um deus, tem suas ocupações. Porventura ausentou-se ou está de viagem; ou talvez esteja dormindo e é preciso que o acordem”. 28Então eles gritavam ainda mais forte, e retalhavam-se, segundo o seu costume, com espadas e lanças, até o sangue escorrer.
29Passado o meio-dia, entraram em transe até a hora do sacrifício vespertino. Mas não se ouviu voz nenhuma, nem resposta nem sinal de atenção.
30Então Elias disse a todo o povo: “Aproximai-vos de mim”. Todo o povo veio para perto dele. E ele refez o altar do Senhor que tinha sido demolido. 31Tomou doze pedras, segundo o número das doze tribos dos filhos de Jacó, a quem Deus tinha dito: “Teu nome será Israel”, 32e edificou com as pedras um altar ao nome do Senhor. Fez em redor do altar um rego, capaz de conter duas medidas de sementes. 33Empilhou a lenha, esquartejou o novilho e colocou-o sobre a lenha, 34e disse: “Enchei quatro talhas de água e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha”. Depois, disse: “Outra vez”. E eles assim fizeram uma segunda vez. E acrescentou: “Ainda uma terceira vez”. E assim foi feito.
35A água correu em volta do altar e o rego ficou completamente cheio. 36Chegada a hora do sacrifício, o profeta Elias aproximou-se e disse: “Senhor, Deus de Abraão, de Isaac e de Israel, mostra hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que é por ordem tua que fiz estas coisas. 37Ouve-me, Senhor, ouve-me, para que este povo reconheça que tu, Senhor, és Deus, e que és tu que convertes os seus corações!”
38Então caiu o fogo do Senhor, que devorou o holocausto, a lenha, as pedras e a poeira, e secou a água que estava no rego. 39Vendo isto, o povo todo prostrou-se com o rosto em terra, exclamando: “É o Senhor que é Deus, é o Senhor que é Deus!” – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 15

   — Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor”.

— Multiplicam, no entanto, suas dores os que correm para os deuses estrangeiros; seus sacrifícios sanguinários não partilho, nem seus nomes passarão pelos meus lábios.

— Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos! Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.

— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado

EVANGELHO: Mt 5,17-19

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento.
18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Quando relaxamos no que é permitido, terminamos no que não o é, e terminamos mal. Não faço o mal, mas faço mal o que deve ser benfeito. De Jesus se diz que passou entre nós fazendo o bem, e fazendo benfeito. O ensino é necessário e as normas são pedagogas. Elas nos ajudam a praticar o que nos foi ensinado. Assim como o amor ao próximo mostra o que temos no coração e revela a presença do Espírito Santo em nós, assim também a obediência à lei, às normas e aos preceitos mostra a nossa vontade de colaborar com o projeto de salvação de Deus e com a ordem e o progresso da nação. Além dos mandamentos da Lei de Deus, há normas de boa educação que ajudam a tornar agradável a convivência entre nós. Temos uma inclinação natural para o que não é bom, por isso precisamos de ajuda. Os preceitos, embora falhos e humanos, podem nos ajudar, desde que não haja inversão de valores. O preceito humano não pode se sobrepor ao mandamento divino. O ser humano não foi feito para o sábado, e sim o sábado para o ser humano. Leis e costumes, de natureza fixa, não podem se sobrepor ao Espírito que sopra onde quer. O pecado repousa na instituição, enquanto a graça se movimenta na liberdade do Espírito. Ao aplicarmos uma norma, perguntemos que proveito o ser humano tira dela.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Coloquemo-nos diante de Deus Trindade e iniciemos a nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Peçamos que o Espírito Santo de Deus venha e ilumine a nossa vida. Que a sua graça nos alcance e que seus dons se renovem em nós.

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir.” Faça a leitura do texto, quantas vezes julgar necessário, e destaque os pontos que mais lhe chamaram atenção. No Evangelho de hoje, Jesus traz para a sua pregação as expressões “Lei” e “Profetas”. O que Jesus quer dizer quando explica que não veio abolir a Lei e os Profetas?

“A Lei e os Profetas é um modo hebreu de referir-se ao Antigo Testamento em sua integridade. Para Mateus, tanto a Lei como os Profetas apontavam para um tempo de plenitude. As normas continuam válidas – “não vim abolir”, diz o Mestre –, mas sua função mudou diante da chegada de Jesus, seu intérprete definitivo. O Antigo Testamento sinalizava o caminho. “Com a plenitude dos tempos, tudo se faz novo”, dirá o apóstolo Paulo. De alguma maneira, Jesus tranquiliza seus adversários, dizendo que a herança é boa. Má é a maneira como eles interpretavam e viviam a Lei e os Profetas. Jesus recomenda ainda hoje e a cada um de nós: não devemos apagar a mecha que ainda fumega, nem quebrar a cana rachada. Todo crescimento supõe um tempo de espera.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Qual versículo ou palavra percebo que Deus direcionou para mim? Eu me guio mais pela lei ou pelas surpresas de Deus sempre novas e proféticas?
Se sentir necessidade, releia o Evangelho, repasse cada palavra e permita que ele fale ao seu coração.

Oração (Vida)
Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração, que pode ser de gratidão, perdão, súplica ou louvor. Se sentir necessidade, recorra a algum Salmo que o(a) ajude a rezar. Exemplo:
Salmo 27
O Senhor é a minha luz e a minha salvação.
Quem temerei?
O Senhor é a força da minha vida.
De quem terei receio?

Uma coisa, sobretudo, desejo que o Senhor me faça;
é aquilo que mais procuro:
poder morar na casa do Senhor
todos os dias da minha vida,
para poder apreciar as suas maravilhas
e meditar na sua perfeição.

Quando as lutas vierem, esconder-me-ei nesse lugar santo;
ele há de manter-me em segurança,
como sobre uma rocha alta.

A minha cabeça estará fora do alcance dos meus inimigos.
Então oferecerei ao Senhor alegres sacrifícios;
cantarei-lhe-ei louvores(…)

Ouve a minha voz, quando te chamo, Senhor;
tem piedade de mim e socorre-me

Ensina-me a andar no teu caminho
e guia-me pela vereda direita,
por causa de todos os que andam a espiar-me(…)

Estou certo que verei a bondade do Senhor
na terra dos vivos!
Não te impacientes, anima-te!
Espera no Senhor e ele dará força ao teu coração.
Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra?Faça uma síntese da Palavra para vivê-la hoje.

Bênção
” E peço isto: que o vosso amor aumente mais e mais em ciência e em todo o conhecimento. Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros e sem escândalo algum até ao Dia de Cristo, cheios de frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.” (Filipenses 1,9-11).

Ir. Carmen Maria PulgaOração Inicial

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Coloquemo-nos diante de Deus Trindade e iniciemos a nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Peçamos que o Espírito Santo de Deus venha e ilumine a nossa vida. Que a sua graça nos alcance e que seus dons se renovem em nós.

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir.” Faça a leitura do texto, quantas vezes julgar necessário, e destaque os pontos que mais lhe chamaram atenção. No Evangelho de hoje, Jesus traz para a sua pregação as expressões “Lei” e “Profetas”. O que Jesus quer dizer quando explica que não veio abolir a Lei e os Profetas?

“A Lei e os Profetas é um modo hebreu de referir-se ao Antigo Testamento em sua integridade. Para Mateus, tanto a Lei como os Profetas apontavam para um tempo de plenitude. As normas continuam válidas – “não vim abolir”, diz o Mestre –, mas sua função mudou diante da chegada de Jesus, seu intérprete definitivo. O Antigo Testamento sinalizava o caminho. “Com a plenitude dos tempos, tudo se faz novo”, dirá o apóstolo Paulo. De alguma maneira, Jesus tranquiliza seus adversários, dizendo que a herança é boa. Má é a maneira como eles interpretavam e viviam a Lei e os Profetas. Jesus recomenda ainda hoje e a cada um de nós: não devemos apagar a mecha que ainda fumega, nem quebrar a cana rachada. Todo crescimento supõe um tempo de espera.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Qual versículo ou palavra percebo que Deus direcionou para mim? Eu me guio mais pela lei ou pelas surpresas de Deus sempre novas e proféticas?
Se sentir necessidade, releia o Evangelho, repasse cada palavra e permita que ele fale ao seu coração.

Oração (Vida)
Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração, que pode ser de gratidão, perdão, súplica ou louvor. Se sentir necessidade, recorra a algum Salmo que o(a) ajude a rezar. Exemplo:
Salmo 27
O Senhor é a minha luz e a minha salvação.
Quem temerei?
O Senhor é a força da minha vida.
De quem terei receio?

Uma coisa, sobretudo, desejo que o Senhor me faça;
é aquilo que mais procuro:
poder morar na casa do Senhor
todos os dias da minha vida,
para poder apreciar as suas maravilhas
e meditar na sua perfeição.

Quando as lutas vierem, esconder-me-ei nesse lugar santo;
ele há de manter-me em segurança,
como sobre uma rocha alta.

A minha cabeça estará fora do alcance dos meus inimigos.
Então oferecerei ao Senhor alegres sacrifícios;
cantarei-lhe-ei louvores(…)

Ouve a minha voz, quando te chamo, Senhor;
tem piedade de mim e socorre-me

Ensina-me a andar no teu caminho
e guia-me pela vereda direita,
por causa de todos os que andam a espiar-me(…)

Estou certo que verei a bondade do Senhor
na terra dos vivos!
Não te impacientes, anima-te!
Espera no Senhor e ele dará força ao teu coração.
Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra?Faça uma síntese da Palavra para vivê-la hoje.

Bênção
” E peço isto: que o vosso amor aumente mais e mais em ciência e em todo o conhecimento. Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros e sem escândalo algum até ao Dia de Cristo, cheios de frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.” (Filipenses 1,9-11).

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

[apss_share]

[apss_share]