Oração diária Não julgueis, e não sereis julgados

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos fechando o mês e não vou conseguir pagar a mensalidade da divida do site referente ao servidor onde o site fica hospedado. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. .Clique aqui para Doar

12ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

22 de junho de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, livra-me de julgar meus semelhantes de maneira severa e impiedosa. Que eu seja misericordioso com eles, assim como és misericordioso comigo

PRIMEIRA LEITURA: 2Rs 17,5-8.13-15a.18

Leitura do Segundo Livro dos Reis – Naqueles dias, 5Salmanasar, rei da Assíria, invadiu todo o país. E, chegando a Samaria, sitiou-a durante três anos.
6No nono ano de Oséias, o rei da Assíria tomou Samaria e deportou os habitantes de Israel para a Assíria, estabelecendo-os em Hala e nas margens do Habor, rio de Gozã, e nas cidades da Média. 7Isto aconteceu porque os filhos de Israel pecaram contra o Senhor, seu Deus, que os tinha tirado do Egito, libertando-os da opressão do Faraó, rei do Egito, porque tinham adorado outros deuses.
8Eles seguiram os costumes dos povos que o Senhor havia expulsado de diante deles, e as leis introduzidas pelos reis de Israel. 13O Senhor tinha advertido seriamente Israel e Judá por meio de todos os profetas e videntes, dizendo: “Voltai dos vossos maus caminhos e observai meus mandamentos e preceitos, conforme todas as leis que prescrevi a vossos pais e que vos comuniquei por intermédio de meus servos, os profetas”.
14Eles, porém, não prestaram ouvidos, mostrando-se tão obstinados quanto seus pais, que não tinham acreditado no Senhor, seu Deus. 15aDesprezaram as suas leis e a aliança que tinham feito com seus pais, e os testemunhos com que os havia garantido. 18O Senhor indignou-se profundamente contra os filhos de Israel e rejeitou-os para longe da sua face, restando apenas a tribo de Judá. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 59

 — Vossa mão nos ajude, ouvi-nos Senhor!
— Vossa mão nos ajude, ouvi-nos Senhor!

— Rejeitastes, ó Deus, vosso povo e arrasastes as nossas fileiras; vós estáveis irado: voltai-vos!

— Abalastes, partistes a terra, reparai suas brechas, pois treme. Duramente provastes o povo, e um vinho atordoante nos destes.

— Quem me leva à cidade segura, e a Edom quem me vai conduzir, se vós, Deus, rejeitais vosso povo e não mais conduzis nossas tropas?

— Dai-nos, Deus, vosso auxílio na angústia; nada vale o socorro dos homens! Mas com Deus nós faremos proezas, e ele vai esmagar o opressor.

EVANGELHO: Mt 7,1-5

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Não jul­gueis, e não sereis julgados. 2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que me­dirdes. 3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Dizia o Evangelho de ontem para “não ter medo e declarar-se por Jesus diante dos homens”. A recomendação de hoje é para não julgar os outros, mas olhar para si mesmo. São João Fischer e São Tomás More, que hoje celebramos, são dois mártires de quando o Brasil estava nascendo. Foram mortos na Inglaterra em 1535. É sempre difícil fazer um julgamento tranquilo de acontecimentos passados. Era época do rei Henrique VIII, que separou de Roma a Igreja da Inglaterra. Muitos católicos pagaram com a vida sua fidelidade à Igreja e ao Papa. “O povo acompanha a religião do rei”, assim se dizia. Por isso, sem fazer julgamentos, que podem não ser exatos, fiquemos com o testemunho fiel dos santos mártires.
Tomás More era filósofo, homem de Estado, diplomata, escritor, advogado e jurista. Foi chanceler do rei Henrique VIII. João Fischer era bispo de Rochester. Fora nomeado cardeal enquanto estava preso e logo depois foi decapitado. Paulino, outro santo de hoje, foi bispo de Nola, na Itália. Contemporâneo e amigo de Santo Ambrósio e de Santo Agostinho, é um dos Padres da Igreja do Ocidente. Estes santos, firmes na causa de Jesus e do Evangelho, nos ensinam a firmeza permanente. E nós, estamos firmes na fé que professamos no nosso Batismo?

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
“Não julgueis e não sereis julgados.” Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, destaque os verbos que surgem durante a narrativa e identifique o tema central do texto. A quem Jesus está instruindo? Quais são as suas exortações? Em que lugares e situações você percebe a presença do julgamento e da hipocrisia? Qual é o caminho apontado por Jesus?
“Querer mudar o mundo não é uma ideia errada. O importante é começar no ponto certo: em nós mesmos. É fácil, por vezes tentador, apontar os erros, reais ou aparentes, dos outros. É também fácil arranjar desculpas pelos nossos erros. Não julgar é uma prova de sabedoria. E isto porque pouco conhecemos do irmão e de suas motivações. Mais: estamos estabelecendo a medida de nosso futuro julgamento. Com a mesma medida que julgarmos, seremos julgados. Se está errado julgar, temos a obrigação da entreajuda. Somos responsáveis uns pelos outros. Temos obrigação de cuidar dos outros, mas isto não significa fiscalizar. É a atitude da ave que cuida de seus filhotes. Cuidar uns dos outros é gesto de amor. Deus cuida de todos.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim? Releio o Evangelho e acolho os ensinamentos de Jesus em minha vida. Como é meu cuidado com os outros? Com julgamentos ou com gestos de amor? O que leva o ser humano a julgar e a agir com hipocrisia? Quais sentimentos a Palavra despertou em mim?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração mantendo em mente que o Senhor é a sua força. Ele é amor, paciência e misericórdia, por isso, confie nele e lhe entregue suas preces e preocupações. Reze ao Senhor sem medo.

Contemplação (Vida e Missão)
São claras as palavras e Jesus para nós: não podemos rejeitar ou criticar, senão melhorarmos a nós mesmos. não é justo criticar os outros sem olhar a si mesmo.
O que o Senhor lhe pede para viver hoje?

Bênção

  • “Por fim, irmãos, vivei com alegria.
  • Tendei à perfeição, animai-vos, tende um só coração, vivei em paz, e o Deus de amor e paz estará convosco.
  • Saudai-vos uns aos outros no ósculo santo. Todos os santos vos saúdam. – A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós.” (II Corintios 13, 11-14).

Ir. Carmen Maria Pulga

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

[apss_share]