Liturgia diária Os ensinamentos de Jesus - Mt 13,54-58
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o site no ar !

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:

Assim como José assumiu a missão que Deus lhe confiou, o cristão assume trabalhar com dignidade para o sustento da vida e em favor do Reino de Deus.

Façamos a oração do dia: Pai, livra-me da tentação de querer enquadrar-te em meus mesquinhos esquemas. Que eu saiba reconhecer e respeitar o teu modo de agir.

4ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 01 de maio de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Gn 1,26-2,3 ou Cl 3,14-15.17.23-24  

Leitura do Livro do Gênesis.

26Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra”.
27E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. 28E Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra”. 29E Deus disse: “Eis que vos entrego todas as plantas que dão semente sobre a terra, e todas as árvores que produzem fruto

com sua semente, para vos servirem de alimento. 30E a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que rasteja sobre a terra e que é animado de vida, eu dou todos os vegetais para alimento”. E assim se fez. 31E Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: sexto dia. 2,1E assim foram concluídos o céu e a terra com todo o seu exército. 2No sétimo dia, Deus considerou acabada toda a obra que tinha feito; e no sétimo dia descansou de toda a obra que fizera. 3Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nesse dia descansou de toda a obra da criação.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Ou (escolhe-se uma das leituras)

Primeira Leitura (Cl 3,14-15.17.23-24)

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.

14Irmãos, acima de tudo amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 15Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos. 17Tudo o que fizerdes, em palavras ou

obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai. 23Tudo o que fizerdes, fazei-o de coração, como para oSenhor e não para os homens. 24Pois vós bem sabeis que recebereis do Senhor a herança como recompensa. Servi a Cristo, o Senhor

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 90(89)

— Ó Senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!
— Ó Senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!

— Já bem antes que as montanhas fossem feitas ou a terra e o mundo se formassem, desde sempre e para sempre vós sois Deus.

— Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.

— Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!

— Saciai-nos de manhã com vosso amor, e

exultaremos de alegria todo o dia! Manifestai a vossa obra a vossos servos, e a seus filhos revelai a vossa glória!

EVANGELHO: Mt 13,54-58 

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Jesus era filho de um carpinteiro. José, seu pai adotivo, era um trabalhador manual. Numa das controvérsias de Jesus com os judeus por ter curado um paralítico num dia de sábado, Jesus lhes disse: “Meu Pai trabalha até agora e eu também trabalho”. Aqui, seu Pai é o Pai do Céu. No entanto, entre nós alguém já disse: “Se o trabalho é a alegria da vida, eu prefiro morrer de tristeza”. E não sem razão, porque o trabalho faz parte do castigo dado por Deus a Adão quando o expulsou do paraíso: “Com o suor do teu rosto comerás o teu pão”.

No suor do rosto de Cristo, porém, em sua obra redentora, tudo adquiriu sentido e significação. Assim também o trabalho humano. Trabalhando para o sustento pessoal e familiar, para a construção da sociedade, empregando esforço e inteligência para a transformação do mundo, o ser humano fez do trabalho parte de seu desenvolvimento pessoal. Somente o ser humano trabalha com criatividade transformadora. Precisamos, pois, de trabalho e de emprego. Embora trabalho não se confunda com emprego, o emprego faz parte do ganha pão diário de quase todos nós. O valor da pessoa, porém, não depende de seu rendimento nem de quanto ganha.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Hoje é dia do trabalho, e na liturgia fazemos memória de São José Operário. Assim como José assumiu a missão que Deus lhe confiou, o cristão assume trabalhar com dignidade para o sustento da vida e em favor do Reino de Deus. Preparemo-nos para a oração com este canto:

Ó Deus, criador do universo, que destes aos seres humanos, a lei do trabalho, concedei-nos, pelo exemplo e proteção de São José, cumprir as nossas tarefas e alcançar a alegria dos justos. Amém.

Leitura (Verdade)

Por que os ensinamentos de Jesus causam admiração nas pessoas? Por que foi difícil para os conterrâneos de Jesus aceitá-lo como o Mestre, o Messias, o Filho de Deus?

“Esta cena põe um ponto final no ensino de Jesus nas sinagogas. De agora em diante, será o pregador dos caminhos. Recebido com entusiasmo em toda parte, Nazaré, a sua cidade, o acolhe com incredulidade. O conhecimento de Jesus e de sua família não lhes permite ver algo novo. Mesmo coagidos a reconhecer sua sabedoria, eles o rejeitam, bem como sua ação salvadora. Ele é filho do carpinteiro. Na realidade, a profissão de José era algo parecido com os nossos serviços gerais. De qualquer forma, era um homem conhecido na comunidade. José é operário, é o protetor da Sagrada Família, e o Evangelho o caracteriza como justo. Conhecedor da história de seu povo, José – à semelhança de sua esposa – responde com fé à proposta de Deus.

Meditação (Caminho)

O que a Palavra me diz hoje? Como eu aceito os ensinamentos que, por vezes, chamam minha atenção para um caminho melhor? Consigo ouvir quem convive comigo e aponta minhas falhas? A Palavra de Deus ajuda a me conhecer melhor e dar sentido a minha existência?

Oração (Vida)

“Senhor, que dissestes: “Comerás o pão com o suor de teu rosto”, eu sei que o trabalho é digno e abençoado para sustentar a vida, mas Senhor, apesar da boa vontade de trabalhar, há tanto desemprego!,br> E por isso Senhor, o desemprego está causando problemas na família e na vida pessoal. Senhor, olhai pelos desempregados. Por isso hoje estamos rezando por estes, cujos nomes apresentamos agora:
(Diga os nomes das pessoas que estão precisando da graça de um bom emprego) Senhor, por intercessão de São José Operário, fazei com que estas pessoas consigam um trabalho decente para sustentar a vida. Senhor, quando estivestes neste mundo, fostes humilde carpinteiro. Tende piedade e compaixão dos desempregados que querem trabalhar, que precisam trabalhar. Iluminai o caminho para que possam encontrar o que há tanto tempo estão procurando. Nós cremos, Senhor, naquela vossa Palavra: “Batei e a porta vos será aberta”.
Iluminai os desempregados para baterem na porta certa. Que não recebam um não ou o descaso, mas consigam a graça de um trabalho. Dai ânimo, Senhor, aos desempregados. Abri as portas de um emprego para estas pessoas: (Diga mais uma vez os nomes das pessoas)
São José Operário, intercedei pelos desempregados. Senhor, eu confio na vossa graça. Senhor, eu confio no vosso poder.”

Contemplação (Vida e Missão)

Assumir com responsabilidade o tempo que Deus nos dá é nosso dever de filhos de Deus. Hoje, como quero assumir o desafio de viver segundo o projeto do Pai?

Bênção

Deus, Pai de bondade, criador de todas as coisa e santificador de todas as criaturas:
suplicamos a tua bênção e proteção sobre este local de trabalho.
Que a graça de teu Espírito Santo habite dentro destas paredes, para que não haja contenda nem desunião.
Afasta deste lugar toda inveja!
Que teus anjos de Deus acampem ao redor deste estabelecimento, e somente a paz e a prosperidade habitem este local.
Concede aos que aqui trabalham um coração justo e generoso, para que o dom da partilha aconteça e as tuas bênçãos sejam abundantes.
Dá saúde aos que retiram deste lugar o sustento da família, para que saibam sempre cantar louvores a ti. Por Cristo Jesus, amém!

Confira a Homilia dominical.Clique aqui