Liturgia diária O chamado de Levi - Lc 5,27-32

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 5,27-32

Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Não é a justos que vim chamar à conversão, mas a pecadores

Façamos a oração do dia: Pai, estou certo de que, mesmo sendo pecador, sou amado por ti, e posso contar com a tua solidariedade, que me descortina a misericórdia e a justiça como jeito novo de ser.

Sábado depois das Cinzas – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 20 de fevereiro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Is 58,9b-14 

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Assim fala o Senhor, 9bse destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia.

11O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão. 12Teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar.

13Se não puseres o pé fora de casa no sábado, nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades, negócios e conversações, 14então

te deleitarás no Senhor; eu te farei transportar sobre as alturas da terra e desfrutar a herança de Jacó, teu pai. Falou a boca do Senhor.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 86(85) 

— Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei.

— Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei.

— Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, escutai, pois sou pobre e infeliz! Protegei-me, que sou vosso amigo, e salvai vosso servo, meu Deus, que espera e confia em vós!

— Piedade de mim, ó Senhor, porque clamo por vós todo o dia! Animai e alegrai vosso servo, pois a vós eu elevo a minh’alma.

— Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois perdão para quem vos invoca. Escutai, ó Senhor, minha prece, o lamento da minha oração!

EVANGELHO:  Lc 5,27-32

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele

tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.

29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”

31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Deixando tudo, levantou-se e o seguiu”. Foi a atitude de Levi ao ouvir o chamado de Jesus. Levantou-se com rapidez, estava leve, deixou tudo. Muito peso impede a agilidade. Deixe as amarras e siga adiante livremente. Celebre a liberdade. Por vezes festejamos o que nos domina, aplaudimos o que traz um bem-estar momentâneo. Levi fez um grande banquete para celebrar a liberdade adquirida na renúncia e no seguimento de Jesus. Não é estranho que fariseus e escribas murmurassem.

Os

participantes da festa eram pecadores. No meio deles estava Jesus, o santo de Israel, amigo dos pecadores, pessoas com vida feita de ilusões e destinada ao fracasso, ricos de bens deste mundo, mas não “ricos para Deus”. E, no entanto, fazem festa com Levi, que decidiu dar novo rumo à sua vida. E aceitam em seu meio Jesus, o causador do “desvio” de Levi.

O que faz Jesus entre eles? Não é ele o justo, o santo de Deus, o Salvador? Com ele deveriam estar também os justos fariseus e escribas se percebessem que na vida desses pecadores há uma fresta por onde pode passar um raio de luz da graça, se tivessem a sensibilidade de perceber que doentes precisam de médico.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Bendito sejas, Deus da vida, por este novo dia. Na escuta da Palavra, reconheceremos que nosso Deus é o Deus da alegria. Ele quer nossa saúde, a vida em plenitude.

Rezamos: “Vem, Espírito Santo! Fazei-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Tornai-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Dai-nos sabedoria e docilidade de coração! Amém.”

Leitura (Verdade)

Evangelho: Lc 5,27-32 Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano, chamado Levi, sentado na coletoria de impostos. Disse-lhe: “Segue-me”. Deixando tudo, levantou-se e seguiu-o. Levi preparou-lhe um grande banquete na sua casa. Lá estava um grande número de publicanos e de outras pessoas, sentadas à mesa com eles. Os fariseus e os escribas dentre eles murmuravam, dizendo aos discípulos de Jesus: “Por que comeis e bebeis com os publicanos e com os pecadores?” Jesus respondeu: “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Não é a justos que vim chamar à conversão, mas a pecadores”.

Leia o Evangelho de hoje, sem perder de vista com quem Jesus está. Quem está de olho no comportamento de Jesus? O que Levi faz, como responde ao chamado? Se possível, faça a leitura em voz alta, refletindo sobre o sentido de cada frase.

“O coletor de impostos era visto pela população como alguém desonesto e que abusava de sua autoridade para enriquecer. Além disso, estava a serviço dos romanos. Diante da Lei, era impuro. Fazia parte do grupo de publicanos e pecadores. Chamando Levi, Jesus abre as portas para que os marginalizados se integrem à nova comunidade do Reino de Deus. Levi – o evangelista Mateus – aceita imediatamente o chamado e faz questão que Jesus vá a sua casa. Isso significa entrar definitivamente em sua vida e oferecer um banquete, que simboliza a interação entre as diversas classes. Naturalmente, Levi convida os do seu grupo, também rotulados de pecadores. Jesus anuncia a lógica do perdão medicinal.”

Meditação (Caminho)

Neste momento, é importante estar atento(a) àquilo que está sendo meditado, pois o Senhor nos fala por meio de sua Palavra. O que o texto diz para mim? Percebi para quem Jesus faz o chamado?

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.>br> Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

“Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Não é a justos que vim chamar à conversão, mas a pecadores”
Qual atitude desejo viver neste dia para estreitar sempre mais meu compromisso com a proposta de Jesus?

Bênção

– Deus pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria do retorno a casa.
– O senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.
– O espirito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da pascoa.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !