Oração diária Não cometerás adultério

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos fechando o mês e não vou conseguir pagar a mensalidade da divida do site referente ao servidor onde o site fica hospedado. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. .Clique aqui para Doar

ORAÇÃO DO DIA

Pai, tu exiges respeito mútuo entre homens e mulheres. Não permitas jamais que a cupidez e a malícia do mundo tomem conta do meu coração

PRIMEIRA LEITURA: 1Rs 19,9a.11-16

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, 9ao profeta Elias entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos: 11“Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar”. Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto.

12Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa. 13Ouvindo isto, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta. Ouviu, então, uma voz que dizia: “Que fazes aqui, Elias?” 14Ele respondeu: “Estou ardendo de zelo pelo Senhor, Deus todo-poderoso, porque os filhos de Israel abandonaram tua aliança, demoliram teus altares e mataram à espada teus profetas. Só eu escapei. Mas, agora, também querem matar-me”.

15O Senhor disse-lhe: “Vai e toma o teu caminho de volta, na direção do deserto de Damasco. Chegando lá, ungirás Hazael como rei da Síria. 16Unge também a Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel, e a Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar.

SALMO 27(26) 

— Senhor, é vossa face que eu procuro!
— Senhor, é vossa face que eu procuro!

— Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! Meu coração fala convosco confiante, é vossa face que eu procuro.

— Não afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vós o meu auxílio! Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, meu Deus e Salvador!

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

EVANGELHO: Mt 5,27-32

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 27“Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 29Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. 30Se tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno.
31Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. 32Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Não cometer adultério nem de fato nem de desejo, e cuidar da vista. Os olhos são a porta da alma. Prestar atenção no que fazem as mãos. Mãos violentas, mãos que matam, mãos que roubam, mãos que afagam, acariciam e ajudam. Há de tudo neste mundo! Levar a sério o casamento. Constituir família para valer. Respeitar-se mutuamente e manter vivo o fogo do amor. Tudo é possível, mas nada é fácil. A mente precisa encher-se de bons princípios. Do coração devem transbordar bons sentimentos. Boa educação, boas leituras, boas amizades, boa alimentação, boa moradia, boa saúde de corpo e de alma. Dependemos do quadro social em que vivemos. Nervosismo dentro de casa, desentendimentos e brigas podem ter sua causa na falta de emprego. Como é importante a solidariedade! Todo mundo se ajudando, criando um bom ambiente. Dizem alguns teólogos que o remédio para a desintegração social provocada pelo Maligno neste mundo é a comunidade de homens e mulheres em torno de Jesus Cristo.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Neste início de nossa oração, apresentemos ao Senhor o desejo de estar com Ele e ouvir os seus ensinamentos por meio da Palavra.

Peçamos as luzes do Espírito Santo e para que Ele venha sobre nós, para assim ouvirmos o que o Senhor tem a nos dizer.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado.”

Leitura (Verdade)
Releia o Evangelho quantas vezes julgar necessário. Destaque os verbos, as afirmações e as orientações que o evangelista dá à sua comunidade. Procure conhecer o contexto em que essas palavras se tornaram admoestações para os cristãos.

“Ouvistes o que foi dito aos antigos, eu porém vos digo!” A partir desta frase surge um novo modo de pensar e agir. O que os antepassados viveram era bom, porém, neste momento há o novo que surge, uma nova moral, um novo jeito de rezar e uma visão nova de todas as coisas. Cristo esclarece que é no coração que surge o pecado. É no coração também que surgem as coisas boas. Nossa vida é o que os pensamentos determinam. As ideias se transformam em atos. A qualidade total em nossa vida sempre começa no coração. A metáfora – arrancar o olho, cortar a mão – diz bem da seriedade da proposta de Jesus. Não podemos ser cristãos pela metade, cristãos do “tanto faz”. Devemos ser cristãos radicais, no melhor sentido do termo.”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim? O Senhor me fala por meio de sua Palavra: escuto o que o Evangelho me diz e o atualizo para meu contexto. Como são meus pensamentos…, desejos? Percebo minhas ações como consequência do que alimento em meu coração? Onde moram os verdadeiros inimigos de minha conduta segundo a proposta de Jesus? Busco-os sempre fora de mim ou os encontro também dentro de meus pensamentos e desejos?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, somos convidados(as) a mudar de vida, e essa mudança é provocada pela ação da Palavra de Deus em nós. Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração de gratidão, louvor ou súplica. Sem medo, diga ao Senhor o que deseja.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento você experimenta? Que atitude deseja viver neste dia?

Bênção
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4,8).

Ir. Carmen Maria Pulga

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

[apss_share]