Oração diária, O Reino é como o grão de mostarda - Mc 4,26-34

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 4,26-34

O missionário do Reino faz a sua parte, lança a semente na terra. Isso ele o faz impulsionado pela graça. O resto também é por conta de Deus.

Façamos a oração do dia: Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tuas parábolas.

3ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 29 de janeiro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Hb 10,32-39 

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 32lembrai-vos dos primeiros dias, quando, apenas iluminados, suportastes longas e dolorosas lutas. 33Às vezes, éreis apresentados como espetáculo, debaixo de injúrias e tribulações; outras vezes, vos tornáveis solidários dos que assim eram tratados.

34Com efeito, participastes dos sofrimentos dos prisioneiros e aceitastes com alegria o confisco dos vossos bens, na certeza de possuir uma riqueza melhor e mais durável. 35Não abandoneis, pois, a vossa coragem, que merece grande recompensa.

36De fato, precisais de perseverança para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que ele prometeu. 37Porque ainda bem pouco tempo, e aquele que deve vir virá e não tardará. 38O meu justo viverá por causa de sua fidelidade, mas, se esmorecer, não encontrarei mais satisfação nele”. 39Nós não somos desertores, para a perdição. Somos homens da fé, para a salvação da alma.

Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 37(36)

— A salvação de quem é justo vem de Deus!

— A salvação de quem é justo vem de Deus!

— Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.

— Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, e o teu direito, como o sol do meio-dia.

— É o Senhor quem firma os passos dos mortais e dirige o caminhar dos que lhe agradam; mesmo se caem, não irão ficar prostrados, pois é o Senhor quem os sustenta pela mão.

— A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.

EVANGELHO:  Mc 4,26-34

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele

vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.

28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.

30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.

33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O missionário do Reino faz a sua parte, lança a semente na terra. Isso ele o faz impulsionado pela graça. O resto também é por conta de Deus. Faça a sua parte com a melhor intenção e da melhor maneira possível. Deus fará o resto. Tudo pode parecer pequeno e sem importância, mas o fim coroa a obra. A pequena semente transforma-se em grande arbusto ou bela árvore, abrigo dos pássaros do céu, os personagens do Reino. Podemos ser idealizadores e construtores de grandes obras que se tornam abrigo e proteção para quem delas se beneficia. Grande obras, porém, feitas no silêncio, são grandes pela intensidade e pela qualidade, e não pelo tamanho. Cada um de nós é capaz de pequenos gestos, figurados na pequena semente, que produzem muito para a colheita final.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que nos fala ao coração. Ele se dá a conhecer e encontrar por aqueles que estão abertos ao mistério de Deus.

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Jesus, no Evangelho, fala do Reino de Deus e faz várias comparações. Leia o texto quantas vezes julgar necessário e destaque os elementos com os quais Jesus compara o Reino de Deus. Depois, repita a leitura, destacando desta vez os verbos que surgem durante a narrativa, pois eles também ajudam a compreender a mensagem central do Evangelho.

“As pregações de Jesus não eram feitas a partir das sinagogas, mas pelos caminhos. Passando entre colinas cobertas de trigais, Jesus fala do poder da semente. O Reino de Deus tem uma dinâmica própria. Para se realizar, depende de que a semente seja lançada na terra. Essa é nossa tarefa. Depois, a semente é capaz de frutificar por si mesma. Ao final, há o trabalho daquele que faz a colheita. A parábola traz também a dinâmica do Reino. Começa pequeno, cria raízes e ramos, dando sombra aos caminhantes e acolhendo os ninhos das aves. As palavras de Jesus têm a clareza do meio-dia, mas mesmo assim sua compreensão é progressiva. A caminhada do batizado tem um começo, mas não tem prazo para amadurecer plenamente.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Neste momento de meditação da Palavra, faça um instante de silêncio e mantenha em sua mente e em seu coração o texto bíblico com o qual você está rezando. Se sentir necessidade, leia-o novamente e escute o que Jesus lhe diz. Que caminho o Senhor lhe indica? Permita que a Palavra o(a) ilumine e transforme sua vida, pois Deus fala com você por meio dela.

Oração (Vida)

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Reze: “Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho e se tornem fonte de vossa luz a iluminar meus irmãos. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Tomar cuidado com o grande pecado da omissão. Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o senhor lhe fez?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !