Liturgia diária, A multidão escuta Jesus - Mc 12,35-37

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

9ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

09 de junho de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, revela-me a identidade de teu filho Jesus, para que eu não me acerque dele movido por falsas esperanças.

PRIMEIRA LEITURA: Tb 11,5-17

Leitura do Livro de Tobias –

Naqueles dias, 5Ana estava sentada, observando atentamente o caminho por onde devia chegar seu filho. 6Percebeu que ele se aproximava e disse ao pai: “Teu filho está chegando, e com ele o homem que o acompanhou”. 7Antes que Tobias se aproximasse do pai, Rafael lhe disse: “Estou certo de que seus olhos se abrirão. 8Aplica-lhe nos olhos o fel do peixe. O remédio fará com que as manchas brancas se contraiam e se desprendam de seus olhos. Teu pai vai recuperar a vista e enxergará a luz”. 9Ana correu, atirou-se ao pescoço do filho e disse: “Voltei a ver-te, meu filho, agora posso morrer!” E chorou.
10Tobit levantou-se e, tropeçando, atravessou a porta do pátio. 11Tobias foi ao seu encontro, tendo na mão o fel do peixe. Soprou-lhe nos olhos e, segurando-o, disse: “Confiança, pai!” Derramou o remédio e esfregou-o. 12Depois, com ambas as mãos, tirou-lhe as películas dos cantos dos olhos. 13Então Tobit caiu-lhe ao pescoço, chorando e dizendo: “Eu

te vejo, meu filho, luz de meus olhos!” 14E acrescentou: “Bendito seja Deus! Bendito seja o seu grande nome! Benditos sejam todos os seus santos anjos por todos os séculos! 15Porque, se ele me castigou, agora vejo o meu filho Tobias!” A seguir, Tobit entrou com Ana em sua casa, louvando e bendizendo a Deus em alta voz, por tudo o que lhes tinha acontecido. E Tobias contou ao pai como tinha sido boa a viagem deles, por obra do Senhor Deus, como haviam trazido dinheiro e como se tinha casado com Sara, filha de Ragüel. Aliás, ela já se aproximava das portas de Nínive. 16Tobit e Ana alegraram-se muito e saíram ao encontro da nora, às portas da cidade. Vendo-o andar a passos largos e com toda a firmeza, sem que ninguém o conduzisse pela mão, os ninivitas se admiraram. 17E diante deles Tobit louvava e bendizia a Deus em alta voz, por ter sido misericordioso para com ele e por lhe ter aberto os olhos. E, aproximando-se de Sara, mulher de seu filho Tobias, abençoou-a e disse: “Bem-vinda
sejas, minha filha. E bendito seja o teu Deus, filha, que te trouxe para junto de nós! Abençoado seja o teu pai, abençoado o meu filho Tobias e abençoada sejas tu, minha filha! Entra em tua casa com saúde, a ti bênção e alegria! Entra, minha filha!” E naquele dia foi grande o contentamento entre todos os judeus que se encontravam em Nínive

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 118

          Os que amam vossa lei têm grande paz!
— Os que amam vossa lei têm grande paz!

— Tantos são os que me afligem e perseguem, mas eu nunca deixarei vossa Aliança! Vossa palavra é fundada na verdade, os vossos justos julgamentos são eternos.

— Os poderosos me perseguem sem motivo; meu coração, porém, só teme a vossa lei.

— Os que amam vossa lei têm grande paz, e não há nada que os faça tropeçar.

— Ó Senhor, de vós espero a salvação, pois eu cumpro sem cessar

vossos preceitos.

— Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; os meus caminhos estão todos ante vós.

EVANGELHO: Mc 12,35-37

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 35Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? 36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. 37Portanto, o próprio Davi chama o Messias

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Jesus questiona os escribas. Como o Messias pode ser filho descendente de Davi, se o próprio Davi, inspirado pelo Espírito Santo, o chama de “seu senhor”? A questão ficou sem resposta. Sob o ponto de vista humano, o Messias é filho de Davi. Se, porém, olharmos o Messias não apenas como ser humano mas como Deus encarnado, então ele é anterior e superior a Davi.
Ele é o Senhor. O Messias precisa ser descendente de Davi para ser o legítimo? Messias quer dizer “aquele que Deus ungiu para uma missão”. Ungido, na língua grega, se diz Cristo. Ninguém nunca duvidou que Jesus fosse o Ungido, descendente de Davi tanto pelo pai de adoção, São José, quanto por Maria, sua mãe. Na verdade, porém, Jesus não realizou a imagem que seus contemporâneos tinham do Messias prometido. O Messias de Davi não podia sofrer nem morrer na cruz. Os judeus viam o Messias como nós vemos Jesus, vindo glorioso no fim dos tempos. O profeta Zacarias fala de um Messias transpassado que não poderia ser filho de Davi. No entanto, a tradição samaritana e alguns rabinos da época de Jesus falam do Messias filho de Efraim ou filho de José do Egito. Este vem antes, sofre e morre. O filho de Davi viria depois. São dois Messias distintos, enquanto a tradição cristã fala de um só Messias que vem, sofre e morre, e que voltará glorioso no fim dos tempos. Ele é ao mesmo tempo filho de José e filho de Davi.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje celebramos o dia de São José de Anchieta, um grande apóstolo do Senhor que viveu aqui no Brasil. Peçamos a São José de Anchieta que interceda por nós para que sejamos fiéis ao Senhor. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho com calma e atenção. Qual é o contexto da narrativa? A quem Jesus está instruindo? Qual é o tema do ensinamento de Jesus? Por que a multidão o escuta com prazer? De que forma as palavras de Jesus tocam o coração dos seus ouvintes?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Que palavra mais lhe chamou atenção e mais o(a) tocou? Você também acolhe com prazer os ensinamentos do Mestre? As palavras e gestos de Jesus tocam sua vida e inspiram suas ações?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? “Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a vós o nosso coração, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida.” Faça a sua oração abrindo o seu coração a Jesus.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]