Liturgia diária A mulher siro-fenícia - Mc 7,24-30

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !

5ª Semana Comum – Ano Litúrgico A

09 de fevereiro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, cria em meu coração uma fé profunda como a da mulher pagã que demonstrou total confiança em Jesus. Por isso, foi atendida por ele.

PRIMEIRA LEITURA: Gn 2,18-25

Leitura do Livro do Gênesis – 18O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. 19Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu, e trouxe-os a Adão para ver como os chamaria; todo o ser vivo teria o nome que Adão lhe desse.
20E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens, mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. 21Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando este adormeceu, tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. 22Depois, da costela tirada de Adão, o Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. 23E Adão exclamou: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’ porque foi tirada do homem”. 24Por isso, o homem deixará

seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. 25Ora, ambos estavam nus, Adão e sua mulher, e não se envergonhavam.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 127

          — Felizes todos os que respeitam o Senhor.
— Felizes todos os que respeitam o Senhor.

— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!

— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.

— Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

EVANGELHO: Mc 7,24-30

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não

conseguiu ficar escondido.
25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”.
28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”.
29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Não é bom tirar o pão dos filhos para dá-lo aos cachorrinhos. Os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos filhos.

Nesta cena se deu o diálogo de uma mulher humilde, forte e sofrida com Jesus. Era a siro-fenícia que sofria com a doença de sua filha. A doença era chamada de demônio. Era doença ou era consequência de alguma ação de um agente do demônio. O Messias de Israel viria para os judeus, e aquela mulher era pagã. Daí a frase: “Não se tira o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. A mulher humilde e necessitada colocou-se no lugar dos cachorrinhos e continuou a sua súplica. Mais uma vez Jesus corrige a imagem do Messias formada em muitas mentes. As palavras exteriores da mulher correspondiam ao que ela tinha no coração. Uma santa mulher na qual não havia falsidade. Seu exemplo já o temos. Não nos falte a sua intercessão. Intercedeu por sua filha. Interceda por nós também. A verdade de suas palavras fez o demônio sair de sua filha.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
No começo desta leitura orante, preparemo-nos silenciando o coração e invocando o Espírito Santo, luz que nos ilumina, para melhor compreendermos a sua Palavra. “Ó Espírito Santo de Deus, Ilumina-nos com a tua luz divina e renova em nós os teus dons. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? No Evangelho de hoje, vemos que Jesus entrou na região de Tiro e, embora não quisesse chamar atenção, foi surpreendido por uma mulher que se jogou aos seus pés. O aconteceu então? Faça a leitura do texto, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos, os personagens da narrativa e suas ações, buscando identificar a mensagem central do Evangelho.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Ao fazer a meditação, dialogue com Deus e sua Palavra, perguntando-se o que o Senhor quer lhe dizer por meio dela. Que luz o texto traz para a sua vida? Que convite o Senhor lhe faz? Se sentir necessidade, leia o Evangelho novamente.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, temos a oportunidade de falar diretamente com o Senhor, e nossa atitude, neste momento, deve ser igual à de Maria: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”. Dirija a Deus sua oração com tudo que você é e traz na mente e no coração.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que atitude de discípulo você deseja viver neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]