Liturgia diária, Misericórdia eu quero, não sacrifícios - Mt 9,9-13

13ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

07 de julho de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, coloca-me sempre junto àqueles que mais carecem de tua salvação, e liberta-me de toda espécie de preconceitos que contaminam o meu coração.

PRIMEIRA LEITURA: Gn 23,1-4.19;24,1-8.62-67

texto

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 105,1-5

texto

EVANGELHO: Mt 9,9-13

texto

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Quando o Papa Francisco insiste na misericórdia é porque quer toda a Igreja bem parecida com Jesus. A medida do amor é a imitação. Por que deve o Papa insistir em alguma coisa que é tão clara e frequente nas Escrituras e nas atitudes de Jesus? Certamente porque a misericórdia não anda muito visível entre os cristãos, e entre os cristãos consagrados, religiosos e eclesiásticos. Na antiguidade isto acontecia com os fariseus, ao que parece. Não viram com bons olhos a proximidade de Jesus com os que eram considerados pecadores. “Misericórdia eu quero, não sacrifícios”, dizem as Escrituras. Jesus veio chamar os pecadores, e neste chamado está o de Mateus. Se eu me considero justo, como fica a minha situação? Procure ser correto, mas não se considere perfeito e menos ainda superior a quem quer que seja. Aproxime-se daqueles que parecem perdidos, desorientados, iludidos com alegrias passageiras. Aproxime-se dos corruptos, não para ser como eles, mas para libertá-los da corrupção. A melhor aproximação é a silenciosa, gratuita, desinteressada. Se algum interesse tiver, será o bem de quem se corrompe na corrupção.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje, sexta-feira, a Igreja nos convida a rezar e a lembrar o Sagrado Coração de Jesus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico, que hoje traz o relato de um homem chamado Mateus? Faça a leitura do Evangelho, quantas vezes julgar necessário, destaque os verbos e os personagens que mais lhe chamaram atenção e identifique o tema central do texto. Quem é Mateus? Qual é a mensagem de Jesus?

Meditação

(Caminho)
O que o texto diz a você? Meditar é familiarizar-se com o Evangelho e refletir sobre ele. Neste momento da meditação, você é convidado(a) a escutar o que o Senhor quer lhe dizer por meio da Palavra. Qual palavra ou versículo mais o(a) tocou?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração, que pode ser uma prece de súplica, louvor ou agradecimento. Aproxime-se do Senhor sem medo e converse com Ele. O Deus de amor e bondade escuta os desejos mais profundos do seu coração.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que o Senhor o(a) convida a viver neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !