Oração diária Eu quero misericórdia!

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 9,9-13

Façamos a oração do dia: Pai, coloca-me sempre junto àqueles que mais carecem de tua salvação, e liberta-me de toda espécie de preconceitos que contaminam o meu coração.

São Mateus, Apóstolo e Evangelista – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 21 de setembro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Ef 4,1-7.11-13  

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz.

4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. 7Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. 11E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres.

12Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, 13até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude.

Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 19A(18) 

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia!

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz!

EVANGELHO: Mt 9,9-13

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus.

10Enquanto Jesus estava à mesa, na casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns

fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”

12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Cafarnaum era um lugar por onde passava a estrada para o norte, chegando a Damasco. Naturalmente havia ali uma coletoria de impostos junto à alfândega. Mateus, cobrador de impostos, estava trabalhando, sentado na coletoria. Jesus passa e o chama. A resposta de Mateus foi imediata. Ele se levantou e o seguiu. Por que Jesus o chamou? Por que a resposta foi tão rápida? Que Jesus não se equivocou ao chamá-lo percebemos pela grande obra catequética deixada por ele, que é o seu Evangelho. Como deu uma resposta tão rápida, o Espírito Santo é quem sabe, porque, sendo Espírito, é Vento que sopra onde quer e levanta o que estiver em frente.

Mateus

se levantou, seguiu e perseverou até o fim. Mateus é também chamado de Levi. Costumamos pedir que os santos intercedam por nós e nos instruam com os seus ensinamentos. Mateus é apóstolo e evangelista. Deixou um Evangelho muito apreciado pelos cristãos ao longo dos séculos por seu caráter catequético. Os cinco sermões são um caminho bem traçado que nos leva com segurança ao Dia do Senhor. Ele é o escriba que ensina como se tornar discípulo do Reino.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

A festa de hoje é de São Mateus, apóstolo de Jesus Cristo, um homem que soube responder ao convite de Jesus e tornou-se discípulo, abrindo sua casa e partilhando seus bens.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho, procurando identificar seu tema central e considerando o sentido de cada um dos versículos. “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes.”

“Com simplicidade e gratidão, o evangelista Mateus narra o convite recebido e sua resposta positiva. Não se trata de um convite pontual, mas de uma proposta do Reino. Mateus o acolhe em sua casa, isto é, em sua vida. E a mesa de Mateus é partilhada com publicanos e pecadores. São os convidados dele, mas também os convidados do Mestre. A cena que poderia ser perfeita é manchada pelo fermento da hipocrisia e da autossuficiência dos fariseus. É possível que os discípulos não soubessem explicar a preferência de Jesus pelos pecadores. É o próprio Mestre que coloca um ponto final à discussão: ele é o divino médico que veio ao encontro dos doentes. Ficaram fora do abraço os pretensamente justos.” 

Meditação (Caminho)

O processo de conversão decorre de certo tempo de relacionamento com Jesus, ou seja, certo tempo escutando e vivendo os seus ensinamentos. Mateus escutou o Senhor quando Ele lhe disse: “Segue-me”, e o seguiu. Qual ensinamento Jesus o(a) convida a viver, a partir da sua Palavra? Que palavra você escutou de Jesus neste momento de meditação?

Oração (Vida)

Mantendo em mente a pessoa de Mateus e o Evangelho de hoje, confiante dirija a sua oração ao Senhor. Apresente-lhe suas preocupações, sua gratidão por tudo de bom que Deus realiza em sua vida e responda aos seus convites.

Mateus nos relata que Jesus ensinou os discípulos a orar. Ele disse: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está no secreto; e teu Pai, que vê no secreto, te recompensará.”. (Mt 6,6)

Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !