Liturgia diária, O Templo é casa de oração e de ensino - Lc 19,45-48

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 19,45-48

Façamos a oração do dia: Espírito purificador, tira do meu coração toda sorte de maldade e de egoísmo, que o tornam indigno de ser morada de Deus.

33ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 18 de novembro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: 1Mc 4,36-37.52-59  

Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus.

36Naqueles, Judas e seus irmãos disseram: “Nossos inimigos foram esmagados. Vamos purificar o lugar santo e reconsagrá-lo”. 37Todo o exército então se reuniu e subiu ao monte Sião. 52No vigésimo quinto dia do nono mês, chamado Casleu, do ano cento e quarenta e oito, levantaram-se ao romper da aurora 53e ofereceram um sacrifício conforme a Lei, sobre o novo altar dos holocaustos que haviam construído. 54O altar foi novamente consagrado ao som de cânticos, acompanhados de cítaras, harpas e címbalos, na mesma época do ano e no mesmo dia em que os pagãos o haviam profanado. 55Todo o povo prostrou-se com o rosto em terra para adorar e louvar a Deus que lhes tinha dado um feliz triunfo. 56Durante oito dias, celebraram a dedicação do altar, oferecendo com alegria holocaustos e sacrifícios de comunhão e de louvor. 57Ornaram com coroas de ouro e pequenos escudos a fachada do templo. Reconstruíram as entradas e os alojamentos, nos quais puseram portas. 58Grande

alegria tomou conta do povo, pois fora reparado o ultraje infligido pelos pagãos. 59De comum acordo com os irmãos e toda a assembleia de Israel, Judas determinou que os dias da dedicação do altar fossem celebrados anualmente com alegres festejos, no tempo exato, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 1Cr 29,10-12 

— Queremos celebrar o vosso nome glorioso.

— Queremos celebrar o vosso nome glorioso.

— Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, Senhor Deus de Israel, o nosso pai, desde sempre e por toda a eternidade!

— A vós pertencem a grandeza e o poder, toda a glória, esplendor e majestade, pois tudo é vosso: o que há no céu e sobre a terra!

— A vós, Senhor, também pertence a realeza, pois sobre a terra, como rei, vos elevais. Toda glória e riqueza vêm de vós!

— Sois o Senhor e dominais o universo, em vossa mão se encontra a força e o poder, em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!

EVANGELHO:
Lc 19,45-48

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Lucas descreve rapidamente a expulsão dos vendedores do templo, que não deve ser um antro de ladrões, mas um lugar de ensino. Jesus ensinava todos os dias no templo. Os profetas já tinham dito que “de Sião sairá o ensinamento, a Torá, e de Jerusalém a Palavra do Senhor”. A trama contra Jesus se organizava sempre mais. Queriam eliminá-lo porque ele incomodava. O povo, porém, ficava fascinado ao ouvi-lo falar. Olhar para Jesus e para o povo é sempre a melhor direção para a nossa vista. Sumos sacerdotes, escribas e notáveis “violentam a Torá e profanam os santuários”, diziam os profetas Ezequiel e Sofonias.

No

Evangelho de João, os fariseus perguntaram aos guardas que não prenderam Jesus: “Também vocês foram enganados? Alguns dos chefes ou alguém dos fariseus por acaso creram nele? Mas este povo, que não conhece a Lei, são uns malditos”. Os chefes não creram em Jesus. O povo maldito, sim. Um poeta latino chamado Horácio escreveu a frase que se tornou provérbio: “Odeio a multidão profana e a afasto”. “Mantenho à distância a multidão vulgar”. A frase tem muitas interpretações, mas, ao se tornar provérbio, demonstra desprezo pela multidão considerada ignorante. A multidão andava atrás de Jesus e sabia por quê. Era como ovelha sem pastor. Não era nem maldita nem ignorante. Era sofrida. O Papa Francisco falava de pastor com cheiro de ovelha!

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Oremos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho e destaque os versículos ou palavras que mais lhe chamaram atenção.

“O conflito entre Jesus e as autoridades religiosas se acentua. O relato de Lucas acontece no centro religioso e político dos judeus. Originalmente local de oração, onde Deus revelava seu projeto de salvação para o mundo, o Templo se transformara num imenso e lucrativo mercado, enriquecendo a alguns e esmagando o povo pobre. Jesus leva o conflito no coração do sistema religioso e jurídico. O sistema religioso e social do Templo havia tecido uma excelente organização, que legitimava a opressão e o roubo. O povo ficava fascinado com a pregação feita com autoridade por parte de Jesus. Isso inviabilizava o projeto dos judeus de matar Jesus. Profeta, Jesus leva às últimas consequências sua missão.”” 

Meditação (Caminho)

Aguardar vigilantes e acordados as visitas de Jesus em nossa vida. Este é o momento da sua meditação com a Palavra de Deus. Leia o Evangelho novamente, com calma, e, diante da Palavra, escute o que o Senhor tem a lhe dizer…

Oração (Vida)

Ofereça a Deus os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente a Ele os desejos que brotaram em seu coração…
Reze a oração que Jesus nos ensinou: “Pai nosso que estais no céu….”

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !