Oração diária Jesus expulsou os vendilhões do templo

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 19,45-48

Jesus age com autoridade e sua autoridade visa ao projeto de Deus: “Minha casa será casa de oração”.

Façamos a oração do dia: Espírito purificador, tira do meu coração toda sorte de maldade e de egoísmo, que o tornam indigno de ser morada de Deus.

33ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 20 de novembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA:  Ap 10,8-11

eitura do Livro do Apocalipse de São João – 8Aquela mesma voz do céu, que eu, João, já tinha ouvido, tornou a falar comigo: “Vai. Pega o livrinho aberto da mão do anjo que está de pé sobre o mar e a terra”. 9Eu fui até o anjo e pedi que me entregasse o livrinho. Ele me falou: “Pega e come. Será amargo no estômago, mas na tua boca, será doce como mel”. 

10Peguei da mão do anjo o livrinho e comi-o. Na boca era doce como mel, mas quando o engoli, meu estômago tornou-se amargo. 11Então ele me disse: “Deves profetizar ainda contra outros povos e nações, línguas e reis”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 119(118)

— Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
— Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

Seguindo vossa lei me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas.

— Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.

— A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.

— Como é doce ao paladar vossa palavra, muito mais doce do que o mel na minha boca!

— Vossa palavra é minha herança para sempre, porque é ela que me alegra o coração!

— Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.

EVANGELHO:  Lc 19,45-48

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.

– Palavra da Salvação

Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Entrando na cidade, Jesus vai ao Templo, o coração de Jerusalém e de todo Israel, e o purifica. O Templo deve tornar-se casa de oração. A citação é de Isaías: “A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”. Algo novo se delineia. O Templo purificado será abandonado até o dia em que ele voltar. Não ficou pedra sobre pedra.

A esperança cristã não está na reconstrução do edifício. Conta-se que o imperador Juliano, chamado apóstata por ter renegado o Batismo, mandou que se reconstruísse o Templo num ato de desafio a Jesus Cristo. Dizem que das pedras saía fogo e o trabalho não pôde ser levado adiante. Ao morrer numa batalha, Juliano, caindo do cavalo, apanhou um pouco de terra, jogou-a para o alto e exclamou: “Venceste, Galileu”. Jesus transforma a casa de comércio em casa de ensino, realizando a palavra profética: “De Sião sairá o Ensinamento e de Jerusalém, a Palavra do Senhor”.

Antes,

um covil de ladrões. Depois, todos os dias Jesus ensinava no Templo ao povo encantado com o que ouvia. Essa casa se torna por um tempo o seu espaço onde partilha o seu ensinamento com o povo que o ouve com prazer. Lucas descreve muito brevemente a purificação do Templo e passa para a discussão sobre a autoridade de Jesus. Jesus age com autoridade e sua autoridade visa ao projeto de Deus: “Minha casa será casa de oração”.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Oremos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho e destaque os versículos ou palavras que mais lhe chamaram atenção.

“O Templo de Jerusalém era o espaço mais sagrado do povo judeu. Ele representava a Aliança de Deus com o povo e recordava as maravilhas realizadas por ele na caminhada secular, desde a escravidão do Egito. Mas este espaço sagrado havia perdido seu significado. Tornara-se um ativo centro de comércio, injustiça e opressão.

Cerca de 11 mil funcionários, direta ou indiretamente, viviam às custas do Templo, que buscava os recursos do povo cada vez mais pobre. Eles haviam esquecido o essencial. Representavam um sistema decadente e superado. Jesus, com sua atitude, acena para um tempo novo. A Boa-Nova é entregue ao povo que o escutava fascinado. Para uns, anunciava a salvação. Para outros, ele trazia péssimas notícias.”

Meditação (Caminho)

Aguardar vigilantes e acordados as visitas de Jesus em nossa vida. Este é o momento da sua meditação com a Palavra de Deus. Leia o Evangelho novamente, com calma, e, diante da Palavra, escute o que o Senhor tem a lhe dizer…

Oração (Vida)

Ofereça a Deus os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente a Ele os desejos que brotaram em seu coração…
Reze a oração que Jesus nos ensinou: “Pai nosso que estais no céu….”

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !