Liturgia diária A paz esteja convosco - Jo 20,19-31

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 20,19-31

Não é preciso ver para crer. Felizes de nós que hoje acreditamos sem termos visto pessoalmente o corpo ressuscitado de Jesus.

Façamos a oração do dia: Pai, abre todas as portas que me mantém fechado no medo e na insegurança, para que eu vá ao encontro do mundo a ser evangelizado.

2º Domingo da Páscoa – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 11 de abril de 2021

PRIMEIRA LEITURA: At 4,32-35 

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

32A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum. 33Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E os fiéis eram estimados por todos.

34Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas, vendiam-nas, levavam o dinheiro, 35e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO  118(117)

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; “eterna é a sua misericórdia!”

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; “eterna é a sua misericórdia!”

— A casa de Israel agora o diga:/ “Eterna é a sua misericórdia!”/ A casa de Aarão agora o diga:/ “Eterna é a sua misericórdia!”/ Os que temem o Senhor agora o digam:/ “Eterna é a sua misericórdia!”

A mão direita do Senhor fez maravilhas,/ a mão direita do Senhor me levantou,/ a mão direita do Senhor fez maravilhas!

— Não morrerei, mas ao contrário, viverei/ para cantar as grandes obras do Senhor!/ O Senhor severamente me provou,/ mas não me abandonou às mãos da morte.

— A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular./ Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:/ que maravilhas ele fez a nossos olhos!/ Este é o dia que o Senhor fez para nós,/ alegremo-nos e nele exultemos!

SEGUNDA LEITURA:  1Jo 5,1-6

Leitura da Primeira Carta de São João:

Caríssimos: 1Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus, e quem ama aquele que gerou alguém, amará também aquele que dele nasceu.

2Podemos saber que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, 4pois

todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.

5Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue.) E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

EVANGELHO: Jo 20,19-31 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.

20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.

22E,

depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.

27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O túmulo estava vazio, e Tomé, vazio de fé. Jesus, porém, logo deu um jeito na situação com seu jeito de misericórdia. Ele se aproximou. Tomou a iniciativa, chegou perto e desarmou a incredulidade de Tomé. Uma semana antes, ele se colocou no meio deles e desejou-lhes a paz.

Tomé não estava, não viu, não acreditou. Esta negação, e a de outros, vem em boa hora e nos ajuda a perceber que o testemunho dos que viram o Senhor é verdadeiro. Uma semana depois, Jesus se põe no meio deles, deseja-lhes a paz e conversa com Tomé. Tomé desafiou Jesus dizendo que só acreditaria se tocasse em suas chagas. Jesus desarmou a violência de Tomé derrubando-o com seu próprio peso. “Vem, Tomé, e toca as minhas chagas. Não sejas incrédulo”. “Meu Senhor e meu Deus”, aprendemos a dizer com o apóstolo incrédulo.

Não é preciso ver para crer. Felizes de nós que hoje acreditamos sem termos visto pessoalmente o corpo ressuscitado de Jesus. “Esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé”, escreve São João em sua primeira carta. E o vencedor do mundo é aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus. Da negação à afirmação, Tomé nos ensina que a fé tem um caminho a percorrer e, ao fim, surge a multidão dos que creem com um só coração e uma só alma. Fiéis de fé corajosa e decidida, dispostos a superar diferenças e não aceitar necessitados entre eles.

Muita gente não aceita necessitados, excluindo-os. Homens e mulheres de fé corajosa fazem-nos desaparecer pela inclusão. “Não havia necessitados entre eles”. Num momento difícil da história do povo de Deus, diz o Livro da Sabedoria que “os piedosos filhos dos bons, de comum acordo, fizeram este pacto divino: que os santos participariam solidariamente dos mesmos bens e dos mesmos perigos”.

Esta é a fé que vence o mundo. Jesus não deixou de chamar de alguma forma a atenção de Tomé: “Não sejas incrédulo, mas crê! Creste porque me viste?”. No entanto, em sua divina misericórdia submeteu-se ao seu desafio. Sozinha e em toda a sua força, a justiça é injúria de vingança.

Acompanhada da misericórdia, gera a paz. “A paz esteja convosco”. Homens e mulheres de fé se unem e partilham os mesmos bens e juntos correm os mesmos riscos. Solidários, enfrentam adversidades e oposições, decididos a pôr em prática os mandamentos de Cristo, amando a Deus e amando os filhos de Deus. Dando testemunho da ressurreição do Senhor, sobre nós se multiplica a sua graça.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

No início de nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta. Este domingo também vem nos lembrar a infinita misericórdia do Senhor para conosco. Ele está sempre pronto em nos acolher em seu amor misericordioso.
“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Onde se encontram os discípulos? Porque estão de portas fechadas? Quais são as palavras de Jesus ao entrar e colocar-se no meio deles?

“Esta aparição do Ressuscitado é a primeira feita a todo o grupo e acontece no próprio dia de Páscoa. Os apóstolos estão reunidos, a portas fechadas, com medo. Era a comunidade que traíra o Mestre e fugira na hora da prova. Jesus vem e se coloca no meio deles. Não acima, não longe, no meio deles. Este será o seu lugar para sempre, no centro da comunidade cristã, no centro das famílias, no centro da história humana. A primeira palavra do Ressuscitado é no sentido de desejar a eles a paz. Depois, anuncia o perdão dos pecados, concede a eles o Espírito Santo e os envia a evangelizar. É a nova Igreja missionária, Igreja samaritana, que surge, de portas abertas, sem medo e enviada ao mundo.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Que direção o Evangelho de hoje me aponta? O que o Senhor pede para mim hoje? Como está minha fé na pessoa de Jesus?

Medite a Palavra de Deus e deixe que ela se torne vida em sua vida. Releia o texto, caso sinta necessidade.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você deseja dizer ao Senhor neste momento? A oração é um momento em que nos colocamos diante de Deus e pedimos vida nova, apresentamos a Ele o que desejamos, as realidades que queremos que Ele transforme. Reze ao Senhor sem medo, converse com Ele.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !