Liturgia diária, Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? - Mt 22,34-40

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

20ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

25 de agosto de 2017

ORAÇÃO DO DIA

texto

PRIMEIRA LEITURA:  Rt 1,1.3-6.14b-16.22

Início do Livro de Rute – 1No tempo em que os juízes governavam, houve uma fome no país e um homem de Belém de Judá foi morar nos campos de Moab com sua mulher e seus dois filhos. 3Entretanto, morreu Elimelec, marido de Noemi, e esta ficou sozinha com seus dois filhos. 4Eles casaram-se com mulheres moabitas, uma das quais se chamava Orfa, a outra, Rute. E ali permaneceram uns dez anos. 5Depois morreram também os dois, Maalon e Quelion e a mulher ficou só, sem os dois filhos e sem o marido. 6Então ela se dispôs a voltar do campo de Moab para a sua pátria com as duas noras, porque tinha ouvido dizer que o Senhor havia olha­do para o seu povo, e lhe tinha dado alimentos.
14bOrfa beijou sua sogra e partiu. Rute, porém, ficou com Noemi. 15Esta disse-lhe: “Olha, tua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses. Vai com ela”. 16Mas Rute respondeu: “Não insistas comigo para que te deixe e me afaste de ti. Porque para onde fores irei contigo, onde pousares, lá pousarei

eu também. Teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus”. 22Assim Noemi voltou dos campos de Moab, acompanhada de sua nora Rute, a moabita. Regressaram a Belém, quando começava a colheita da cevada.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 145

          — Bendize, ó minha alma, ao Senhor!
— Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

— É feliz todo homem que busca seu auxílio no Deus de Jacó, e que põe no Senhor a esperança. O Senhor fez o céu e a terra, fez mar e o que neles existe.

— Faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.
— O Senhor abre os olhos aos cegos o Senhor faz erguer-se o caído; o Senhor ama aquele que é justo. É o Senhor quem protege o estrangeiro.

— Ele ampara a viúva e o órfão mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos!

EVANGELHO:  Mt 22,34-40

   

      – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36”Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “ ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Há quem pergunte porque quer saber e há quem pergunte para provocar. Uma bela pergunta como esta “Qual é o maior mandamento da Lei”, feita por quem quer saber,

expressa a vontade de viver profundamente todas as dimensões da Aliança feita por Deus com o seu povo. Quem pergunta quer logo saber qual é o maior dos mandamentos para observá-lo fielmente. No episódio narrado por Mateus, como sempre de forma suavizada, Jesus simplesmente responde, mesmo sabendo que a pergunta não fora feita com reta intenção. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo é o coração e a síntese de todas as Escrituras Sagradas. Amar o próximo sem amar a Deus é ficar no meio do caminho. Amar a Deus sem amar o próximo é ilusão perigosa. O amor ao próximo testa a veracidade do nosso amor a Deus. Deus, nunca visto por ninguém, é difícil até de ser imaginado, podendo ser facilmente falsificado e consequentemente rejeitado. Rejeita-se um Deus que não existe ou que é falso. Mais difícil será rejeitar o ser humano, nossa imagem e semelhança, que está ao nosso lado, que vemos e apalpamos, cujas dores sentimos. Difícil, mas não impossível. Eu o vejo, mas não enxergo, dizendo sempre que amo a Deus a quem também não vejo. Na realidade, não amo ninguém.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Neste dia, em que recordamos o coração de Jesus, peçamos que nosso coração seja semelhante ao dele e que possamos compreender e viver a sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Leia o texto do Evangelho de hoje com bastante calma, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos que mais lhe chamaram atenção. Procure compreender o contexto do relato: lugares, pessoas, perguntas que são feitas… Em seguida responda: quais são as palavras e os gestos de Jesus? Qual tema perpassa a discussão dos personagens? Que mensagem o texto transmite?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Faça a sua meditação, recorde o texto e mantenha-o em sua mente e em seu coração. Se julgar necessário, leia-o novamente, devagar, e deixe-se tocar por ele. Durante a leitura, detenha-se na palavra que mais o(a) tocou e procure compreender o que o Senhor lhe diz por meio dela.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O amor a Deus se identifica e se concretiza no amor ao próximo. Aproxime-se do Senhor sem medo, sinta o amor que Ele tem por você e fale com Ele. Abra seu coração ao Pai e faça a sua oração, louvando-o e agradecendo-lhe o grande amor que Ele tem por você.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que palavra será vida em sua vida neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]