Oração diaria, O Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça - Mt 8,18-22

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:

Para seguir a Jesus, a pessoa precisa estar disposta a correr o risco da insegurança sobre o futuro e estar pronta para não adiar o compromisso.

Façamos a oração do dia: Pai, confronta-me, cada dia, com as exigências do discipulado, e reforça minha disposição para enfrentá-las com a tua graça.

13ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 28 de junho de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Gn 18,16-33  

Leitura do Livro do Gênesis.

16Os homens levantaram-se e partiram na direção de Sodoma. Abraão acompanhava-os para encaminhá-los. 17E o Senhor disse consigo: “Acaso poderei ocultar a Abraão o que vou fazer? 18Pois Abraão virá a ser uma nação grande e forte e nele serão abençoadas todas as nações da terra. 19De fato, eu o escolhi, para que ensine seus filhos e sua família a guardarem os caminhos do Senhor, praticando a justiça e o direito, a fim de que o Senhor cumpra em favor de Abraão tudo o que lhe prometeu”.

20Então, o Senhor disse: “O clamor contra Sodoma e Gomorra cresceu, e agravou-se muito o seu pecado. 21Vou descer para verificar se as suas obras correspondem ou não ao clamor que chegou até mim”.

22Partindo dali, os homens dirigiram-se a Sodoma, enquanto Abraão ficou na presença do Senhor. 23Então,

aproximando-se, disse Abraão: “Vais realmente exterminar o justo com o ímpio? 24Se houvesse cinquenta justos na cidade, acaso iríeis exterminá-los? Não pouparias o lugar por causa dos cinquenta justos que ali vivem? 25Longe de ti agir assim, fazendo morrer o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio. Longe de ti! O juiz de toda a terra não faria justiça?”

26O Senhor respondeu: “Se eu encontrasse em Sodoma cinquenta justos, pouparia por causa deles a cidade inteira”.

27Abraão prosseguiu dizendo: “Estou sendo atrevido em falar a meu Senhor, eu que sou pó e cinza. 28Se dos cinquenta justos faltassem cinco, destruirias por causa dos cinco a cidade inteira?”

O Senhor respondeu: “Não destruiria, se achasse ali quarenta e cinco justos”.

29Insistiu ainda Abraão e disse: “E se houvesse quarenta?” Ele respondeu: “Por causa dos quarenta, não o faria”. 30Abraão tornou a insistir: “Não se irrite o meu Senhor, se ainda falo. E se houvesse apenas trinta justos?” Ele respondeu: “Também não o faria, se encontrasse trinta”.

31Tornou Abraão a insistir: “Já que me atrevi a falar a meu Senhor, e se houver vinte justos?” Ele respondeu: “Não a iria destruir por causa dos vinte”.

32Abraão

disse: “Que o meu Senhor não se irrite, se eu falar mais uma vez: e se houvesse apenas dez?” Ele respondeu: “Por causa dos dez, não a destruiria”. 33Tendo acabado de falar, o Senhor retirou-se, e Abraão voltou para a sua tenda.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 103(102) 

— O Senhor é indulgente, é favorável.

— O Senhor é indulgente, é favorável.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

— Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.

— O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor.

— Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas. Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem.

EVANGELHO:
Mt 8,18-22

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”.

20Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Para um ministério de qualidade, requer-se um candidato de qualidade. Para um ministério medíocre, qualquer um serve. Há sempre alguém querendo seguir Jesus, e é bom que assim seja para que sua presença e sua obra permaneçam entre nós. Seus discípulos o representam, o tornam presente, e dão continuidade ao trabalho começado de humanização e salvação do ser humano para a glória do Pai. Um escriba quis seguir Jesus. Sim, diz Jesus, desde que não seja por interesse, para melhorar de vida. Eu não tenho nada de material a lhe oferecer. Um outro, dos que já eram discípulos, pediu permissão para ir primeiro enterrar seu pai e depois seguir Jesus.

A resposta de Jesus parece cruel e insensível: “Deixa que os mortos enterrem seus mortos”. Jesus, porém, tem a visão do todo. Sabe o que importa aqui e agora e sabe o que aconteceu com o pai do discípulo. Nossa visão dos acontecimentos da vida é limitada pelo tempo e pelo espaço. Ouvimos o que Jesus diz, cremos nele e nos dispomos a proceder como ele espera de nós. Somos discípulos e procuramos imitar o mestre. Como Paulo, podemos aprender a nos contentar com o que temos. Às vezes um ninho ou uma pedra podem ser mais do que aquilo que tínhamos até então. Há uma indiferença que é santa, e pode ser a nossa.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Deixemos nossas preocupações, deixemos a multidão de pensamentos informações que nos absorvem e coloquemo-nos na outra margem, para dentro de nós, como fez Jesus no relato do evangelho de hoje. Voltemos nosso olhar para nosso santuário interior e escutemos o convite de Deus para seguir suas inspirações.

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho sublinhando quem são as pessoas que se aproximam de Jesus e que condições elas colocam para segui-lo.

“Quando convidados, os apóstolos, imediatamente, deixaram tudo para seguir a Jesus. Nem todos tiveram essa disponibilidade. Muitos deram desculpas – quase sempre em função de coisas materiais – e não compareceram ao banquete do Reino. O personagem de hoje quer seguir a Jesus mais tarde. E invoca a expressão “enterrar meu pai”. Isso significa realizar a responsabilidade filial enquanto o pai vivesse. Seguiria, então, Jesus num dia qualquer. Jesus insiste que o grupo dedicado a instaurar o Reino de Deus tem isso como prioridade e como algo acima dos vínculos familiares. Para seguir a Jesus, a pessoa precisa estar disposta a correr o risco da insegurança sobre o futuro e estar pronta para não adiar o compromisso.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Coloco resistências ou peço permissões a Deus para me doar no serviço ao seu reino? Qual a resposta de Deus para minhas condições? De que modo fui disponível à sua missão? Fui obstáculo à sua ação na minha vida?

Oração (Vida)

Num momento de silêncio, peço ao Espírito Santo que me ajude a reconhecer a presença de Jesus e agradeço. Agradeço os convites e apelos de Deus e peço a graça da fidelidade generosa em minha missão de batizado(a).

“Pai de bondade, eu sei que estás comigo. Aqui estou neste novo dia. Coloca mais uma vez o meu coração junto ao Coração do teu Filho Jesus. Que o teu Espírito Santo me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão. Coloco nas tuas mãos as minhas alegrias e esperanças, os meus trabalhos e sofrimentos, tudo o que sou e tenho, em comunhão com meus irmãos e irmãs unidos em comunidade de fé”. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Em vários momentos ao longo do dia, em caminho ou em repouso, em casa ou no trabalho, tomo consciência de estar na presença do Senhor e renovo-lhe a minha disponibilidade.

Bênção

“Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênçãos por herança”. (1 Pedro 3,9)

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !