Liturgia diária, Marta e Maria - Jo 11,19-27

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 10,38-42

Jesus vai a casa de Marta e Maria e adverte Marta que se preocupa com muitas coisas e lhe diz que uma só é necessária, ouvir a palavra de Deus, assim como. Maria escolheu a melhor parte. Façamos a oração do dia: Pai, que o meu agir não seja movido por um ativismo insensível à palavra de Jesus. Antes, seja toda a minha ação decorrência da escuta atenta desta palavra.

17ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 29 de julho de 2020

PRIMEIRA LEITURA: 1Jo 4,7-16

Leitura da Primeira Carta de São João – 7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.
9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito.
14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para co­nosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 33

          — Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!
— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

— O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

— Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, porque nada faltará aos que o temem. Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor não falta nada.

          — Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!
— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

— O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

— Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, porque nada faltará aos que o temem. Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor não falta nada.

EVANGELHO: Lc 10,38-42

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Jesus entrou num povoado, e uma mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Ela tinha uma irmã, Maria, a qual se sentou aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com os muitos afazeres da casa. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda, pois, que ela venha me ajudar!” O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. No entanto, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Marta, Maria e Lázaro eram três irmãos que moravam em Betânia, perto de Jerusalém. Jesus os conhecia. Eram amigos e se davam bem. São João escreve que: “Jesus amava Marta e sua irmã e Lázaro”. São Lucas narra este encontro de Jesus com Marta e Maria no início da segunda etapa formativa dos discípulos, marcada pelo tema da oração.

Teríamos aqui a união da ação e da contemplação, centradas na pessoa de Jesus. A acolhida é perfeita. O hóspede não fica sozinho. Senta-se na sala e Maria lhe faz companhia, atenta ao que ele tem a dizer. Marta, na cozinha, prepara uma refeição. Se ambas estivessem na cozinha, o hóspede ficaria sozinho. Se ambas estivessem com ele, não haveria o que comer. Assim, repartidas as tarefas da hospitalidade, tudo parecia correr bem.

Já sabemos que a hospitalidade é a flor da caridade, segundo o teólogo Karl Rahner. A cena só não foi perfeita porque os atores eram humanos e o ser humano é, por natureza, imperfeito. Marta se incomodou por estar fazendo sozinha o trabalho manual, ou deixou-se levar por uma ponta de ciúme, e reclamou. Jesus posiciona-se em favor da atitude contemplativa de Maria. Ela escolheu a melhor parte, mas é bom ser “Marta Maria”.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Celebramos hoje, na liturgia, a memória de Santa Marta, que traz para todos os cristãos um testemunho de mulher de fé. Na escuta e na meditação da Palavra de Deus, peçamos que o Espírito Santo nos conceda também esta graça: a fé na ressurreição de Jesus.
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Bendito sejas, Deus da vida, por este novo dia. Na escuta da Palavra, reconheceremos que nosso Deus é o Deus dos vivos e que a ressurreição é o fundamento da nossa fé.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia-o atentamente e relembre outros relatos bíblicos que abordam os mesmos temas: a fé e a ressurreição. Procure recontar a narrativa com suas próprias palavras, relacionando-a aos elementos que você recordou.

“Algumas mulheres tiveram papel destacado na vida de Jesus. Lucas cita algumas mulheres que acompanhavam os apóstolos e os serviam com seus bens. Maria Madalena, Marta e Maria têm presença significativa. Marta acha que Jesus poderia ter feito alguma coisa em favor do seu irmão. Mas, ao mesmo tempo, ela abandona sua racionalidade e aposta no poder de Jesus. Marta e Maria, de alguma maneira, representam o universo feminino: o serviço de Marta e a mística de Maria, as mãos e o coração. Jesus, que pedira à viúva de Naim que não chorasse, ele mesmo, em sua dimensão humana, chora a morte do amigo Lázaro. O importante é que as duas mulheres receberam Jesus em sua casa e acreditaram na Boa-Nova: a morte não é a última palavra.”

Meditação (Caminho)

De que forma o Evangelho de hoje fortalece a minha caminhada de fé? Como ressoam em minha vida as palavras de Jesus: “Teu irmão ressuscitará” e “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá”? Você também professa, como Marta: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que deve vir ao mundo”?

Oração (Vida)

“Senhor Jesus, Tu és o Caminho. Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angústias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor! Tu és a Verdade. Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti. Fica conosco, Senhor! Tu és a Vida. Abre nossos olhos para Te reconhecermos no “partir o Pão”, sublime sacramento da Eucaristia. Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e os excluídos. Fica conosco, Senhor! Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos missionários. Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser alegres no caminho para a Terra Prometida. Corajosas testemunhas da Verdade libertadora. Promotores da vida em plenitude. Fica conosco, Senhor! Amém”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui