Liturgia diária - Maria unge os pés de Jesus - Jo 12,1-11

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Semana Santa – Ano Litúrgico A

10 de abril de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, tira de mim toda malícia que me impede de compreender, em profundidade, os gestos de Jesus, o qual se fez pobre entre os pobres, e morreu como um deles.

PRIMEIRA LEITURA:  Is 42,1-7

Leitura do Livro do Profeta Isaías – 1“Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas.
3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos”.
5Isto diz o Senhor Deus, que criou o céu e o estendeu, firmou a terra e tudo que dela germina, que dá a respiração aos seus habitantes e o sopro da vida ao que nela se move: 6“Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos

dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 26

           — O Senhor é minha luz e salvação.
— O Senhor é minha luz e salvação.

— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?

— Quando avançam os malvados contra mim, querendo devorar-me, são eles, inimigos e opressores, que tropeçam e sucumbem.

— Se contra mim um exército se armar, não temerá meu coração; se contra mim uma batalha estourar, mesmo assim confiarei.

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

EVANGELHO: Jo 12,1-11

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

         1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2Ali

ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.
4Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5“Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” 6Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela.
7Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”.
9Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos
mortos. 10Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11porque por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Segunda-feira da unção em Betânia. Na casa de Marta, Maria e Lázaro há um jantar. Lázaro estava à mesa com Jesus. Marta, como sempre, servia. Maria manifesta seu apreço por Jesus. Unge os pés do Mestre com um perfume muito caro. A unção é para a morte. Lázaro está perto, ainda com o odor da morte. A casa, porém, se enche do aroma do perfume. É o odor da ressurreição que afugenta o cheiro da morte. No sepulcro de Lázaro, Marta tinha dito a Jesus: “Já cheira mal”. Era o quarto dia. A alma já tinha partido. Judas Iscariotes faz teatro de pobre. É mais um entre tantos. Há perfume para ser vendido em favor dos que são pobres. Os pobres continuam por aí. Neles Cristo continua a ser ungido. Todo ungido é sempre Cristo.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Estamos na segunda-feira da Semana Santa, uma grande semana, tempo propício para nos aproximarmos de Deus e crescermos na fé e no amor por Ele. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos e os personagens que mais lhe chamaram atenção. Observe o que fazem os personagens, o que ocorre durante a narrativa. Jesus está presente na cena do Evangelho. O que Ele faz? Qual é a principal mensagem do texto?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Durante a meditação, releia o Evangelho com calma e escute o que Jesus quer lhe dizer por meio dele.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Você ouviu Jesus por meio da Palavra, agora fale com Ele por meio da oração. Conte-lhe o que deseja e abra o seu coração, tendo em mente todas as situações de sua vida.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Com que palavra você deseja viver este dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]