Liturgia diária - Maria Madalena, por que choras? Quem procuras? - Jo 20,11-18

Oitava da Páscoa – Ano Litúrgico A

18 de abril de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, ensina-me a ter um relacionamento conveniente com o Ressuscitado, reconhecendo que ele quer fazer de mim uma testemunha da ressurreição.

PRIMEIRA LEITURA:  At 2,36-41

Leitura dos Atos dos Apóstolos – No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: 36“Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”.
37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?” 38Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”.
40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!” 41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 32

          — Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

— Reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.

— No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

EVANGELHO: Jo 20,11-18

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: ”Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo

dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Terça-feira de Maria Madalena na oitava da Páscoa. O testemunho hoje é do evangelista São João. Maria Madalena está sozinha no sepulcro. Olha para dentro do túmulo. O corpo não está, mas estão dois anjos. Maria chora, se volta, vê um jardineiro, mas não vê que é Jesus. Não pode ver porque está chorando. Se parar de chorar talvez possa ver. Ela procura, mas procura errado. Procura um corpo morto, que agora está vivo e já não está lá. A procura está errada e as lágrimas atrapalham a visão. “Maria”, ressoa a voz de Jesus. Ele a conhece. Secam as lágrimas e ela esquece a procura. “Mestre”, abraça-o com força e alegria. Recebe então a missão de anunciar. “Vai anunciar aos meus irmãos.” Ela vai e diz aos discípulos: “Eu vi o Senhor”.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Na alegria do Cristo Ressuscitado, peçamos ao Espírito Santo que nos ajude a acolhê-lo no meio de nós por meio de sua Palavra. Rezemos: “Dai-nos, Senhor, vossa luz e vossos dons” (2x). Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Mulher, por que choras?” Faça a leitura do Evangelho e destaque os pontos que mais lhe chamaram atenção. O que está acontecendo no texto? Quais personagens aparecem na narrativa? Quais as atitudes de Jesus?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Releia o Evangelho com calma e verifique com quais atitudes dos personagens você se identifica. O que você escutou de Jesus? Qual caminho Ele deseja que você trilhe?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Oração significa falar com Deus, por isso, aproxime-se do Senhor ressuscitado e faça a sua oração. Observe o que Ele diz a Maria. Converse com o Senhor de sua vida, dirigindo-se ao seu coração.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que o Senhor quer que você viva?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !