34ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico C
28 de novembro de 2019
ORAÇÃO DO DIA
Pai, faze-se adequar meu existir à novidade que me é oferecida por Jesus, como dom teu à humanidade, de modo que eu possa usufruir dos benefícios de tua salvação.
PRIMEIRA LEITURA: Dn 6,12-28
Leitura da Profecia de Daniel – Naqueles dias, 12aproximaram-se os chefes do reino e encontraram Daniel orando e fazendo preces a seu Deus. 13Foram ter com o rei e falaram a propósito do decreto: “Ó rei, acaso não assinaste um decreto segundo o qual toda pessoa que, nos próximos trinta dias, dissesse oração a qualquer divindade ou homem que não sejas tu, ó rei, seria atirada na cova dos leões?” O rei respondeu: “O que dizeis é verdade, como manda a lei dos medos e persas, e que não se pode violar”.
14Então eles disseram perante o rei: “Daniel, um dos cativos de Judá, não fez caso de ti, ó rei, nem do decreto que assinaste, mas três vezes por dia ele faz suas preces e orações”. 15Ao ouvir isto, o rei ficou muito desapontado e tomou a resolução de salvar Daniel, empenhando-se em libertá-lo antes do pôr-do-sol. 16Mas aqueles homens instaram com o rei e disseram: “Não te esqueças, ó rei, de que é lei dos medos e persas que não se pode mudar nenhum decreto que o rei tenha promulgado”.
17Então
25O rei mandou vir os homens que acusaram Daniel e os fez lançar na cova dos leões, juntamente com seus filhos e suas mulheres; estes não tinham chegado ao fundo da cova, e já os leões caíam sobre eles, esmagando-lhes os ossos. 26Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que habitavam a terra: “Que vossa paz se multiplique. 27Está decretado por mim que, em todo o território do meu império, todos respeitem e temam o Deus de Daniel: ele é o Deus vivo que permanece para sempre, seu reino não será destruído e seu poder durará eternamente; 28ele é o libertador e salvador, que opera sinais e maravilhas no céu e na terra. Foi ele quem salvou Daniel das garras dos leões!”
- Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO
— Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!
— Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!
— Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor!
— Geada e frio, bendizei o Senhor!
— Gelos e neves, bendizei o Senhor!
— Noites e dias, bendizei o Senhor!
— Luzes e trevas, bendizei o Senhor!
— Raios e nuvens, bendizei o Senhor!
— Ilhas e terra, bendizei o Senhor!
EVANGELHO: Lc 21,20-28
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judéia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.
23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”
- Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
[apss_share]
Comentário do Evangelho
Em Jerusalém, do alto do monte Scopus, o general Vespasiano controlava a cidade. Em Roma, o imperador Nero acabara de se suicidar. Vespasiano, tendo sido aclamado imperador, voltou para Roma e deixou no comando seu filho, o general Tito, que destruiu as muralhas, atacou a cidade e pôs fogo no Templo. Levou a grande menorá para Roma com muitos judeus prisioneiros, deixando para trás inúmeros mortos. Cessaram os sacrifícios e Jerusalém se tornou um monte de ruínas. Isso foi no ano 70. Em 135 o imperador Adriano fez de Jerusalém uma cidade romana e lhe deu o nome de Elia Capitolina. A destruição de Jerusalém tornou-se para os evangelistas a figura do fim dos tempos.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Com a confiança e a esperança de que o Senhor nos ilumina para vivermos bem este dia com a sua Palavra, iniciemos a nossa oração. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Deixemo-nos conduzir pela ação do Espírito Santo. “Vinde, Espírito Santo, enchei-nos com o fogo do vosso amor. Amém.” Repita o refrão colocando o verbo na primeira pessoa e acrescentando suas boas disposições: “Vinde, Espírito Santo, enchei-me com o fogo do vosso amor; renovai-me com a criatividade de vosso Espirito; iluminai-me com o brilho de vossa luz; aquecei-me com o calor de vossa ternura…., Amém.”
Leitura (Verdade)
Relei-a o Evangelho e vivencie a alegria da libertação. Esse não é um Evangelho de medo, mas de esperança para os que andam nos caminhos de Jesus. Confiar, sem temor e sem angústia, na História da Salvação.
“Quando se aproxima o fim do ano litúrgico, as leituras parecem apontar para o fim. A realidade é um mundo decrépito que acaba e um mundo novo que surge. Jerusalém, edificada para ser a cidade de Deus, não reconheceu nem aceitou a presença salvífica. Para muitos, a destruição da Cidade Santa é associada ao fim do mundo. Este contexto de medo e desesperança é superado no final do texto, com a afirmação de que a libertação está próxima. É necessário levantar a cabeça porque estamos vivendo o tempo da Redenção. O projeto de Deus, que se revelou em Jesus, está acima e além das perseguições e não está atrelado ao tempo. Deus tem paciência infinita e seu amor jamais voltará atrás.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da
Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim? Que ensinamento eu colho destas palavras? Minha preocupação em fazer o bem é de confiança e amor ou de medo?
Oração (Vida)
Senhor Jesus, só tu tens Palavras de Vida Eterna. Coloco em ti a minha confiança eu não desanimo, não perco o rumo, porque tu me antecipas com tuas luzes e tuas palavras de esperança. Obrigado (a). Pode finalizar com o refrão cantado: “A tua ternura, Senhor, vem me abraçar; a tua bondade infinita me perdoar. Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração, eu quero sentir o calor de tuas mãos”>
Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em mim, a partir da Palavra? O que desejo colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?
Bênção
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Paulinas
[apss_share]
AJUDE A MANTER O SITE NO AR !
Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
ou
PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
Deus te abençoe !