Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 3,1-6
Façamos a oração do dia: Pai, sejam minhas mãos usadas somente para a prática do bem. Livra-me de mantê-las fechadas a quem precisa de minha ajuda, e de usá-las para fazer o mal.
2ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico C
Liturgia do dia 19 de janeiro de 2022
PRIMEIRA LEITURA: 1Sm 17,32-33.37.40-51
Leitura do Primeiro Livro de Samuel.
Naqueles dias, 32Davi foi conduzido a Saul e lhe disse: “Ninguém desanime por causa desse filisteu! Eu, teu servo, lutarei contra ele”. 33Mas Saul ponderou: “Não poderás enfrentar esse filisteu, pois tu és só ainda um jovem, e ele é um homem de guerra desde a sua mocidade”. 37Davi respondeu: “O Senhor me livrou das garras do leão e das garras do urso. Ele me salvará também das mãos deste filisteu”. Então Saul disse a Davi: “Vai, e que o Senhor esteja contigo”. 40Em seguida, tomou o seu cajado, escolheu no regato cinco pedras bem lisas e colocou-as no seu alforje de pastor, que lhe servia de bolsa para guardar pedras. Depois, com a sua funda na mão, avançou contra o filisteu.
41Este, que se vinha aproximando mais e mais, precedido do seu escudeiro, 42quando pôde ver bem Davi desprezou-o, porque era muito jovem, ruivo e de bela aparência. 43E
50E assim Davi venceu o filisteu, ferindo-o de morte com uma funda e uma pedra. 51E, como não tinha espada na mão, correu para o filisteu, chegou junto dele, arrancou-lhe a espada da bainha e acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça. Vendo morto o seu guerreiro mais valente, os filisteus fugiram.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 144(143)
— Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
— Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
— Bendito seja o Senhor, meu rochedo, que adestrou minhas mãos para a luta, e os meus dedos treinou para a guerra!
— Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo; É meu escudo: é nele que espero, ele submete as nações a meus pés.
—
EVANGELHO: Mc 3,1-6
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Continuando a lógica da perícope anterior, de que o sábado é para o homem e não o homem para o sábado (2,27-28), desenrola-se o relato de hoje. Mais uma vez os adversários legalistas se chocam com a prática libertadora de Jesus. É permitido curar em dia de sábado? Pela Lei do AT, não. Mas Jesus coloca o ser humano acima da Lei. O valor máximo para Jesus não são as leis, mas a vida das pessoas.
O homem da mão seca não pode agir (Sl 137,5), portanto, não precisa esperar o dia seguinte. Jesus, com seu gesto de indignação e cura, mostra que a verdadeira religião não está na observância esclerosada e casuística de leis, mas no amor e no compromisso com a vida.
O sábado é um meio para favorecer a vida, e não se pode transformar o homem em escravo do sábado. O que vale diante de Deus é o ser humano, não o sábado. Porém, essa postura provoca a ira dos adversários de Jesus, que se aliam (fariseus e herodianos) para planejar a morte de Jesus. Também hoje se nota um conflito entre posturas religiosas legalistas e o verdadeiro amor pela libertação das pessoas. Qual deve ser a postura dos cristãos?
Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Hoje, como discípulo(a) de Jesus peço que Ele me ensine orar. Coloco-me na escola de Jesus e abro bem meus ouvidos, minha alma, todo meu ser para compreender e praticar os caminhos do seu discipulado.
Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos.
“A ação de Jesus nos ajuda a perceber que é necessário deslocar a preocupação com a instituição ou com a lei para a pessoa humana. A pessoa humana é que deve ser o centro das atenções na religião, na economia, na política, em tudo. Na religião cristã, experimentamos a força de Deus que levanta os oprimidos e sofredores, fazendo-os sujeitos de sua história (Levanta-te!), reconhecendo a prioridade de sua situação (Vem para o meio!) e revelando a sua dignidade de filho de Deus (Estende a mão!). Uma fé comprometida com as pessoas, com os humildes, com os que têm alguma deficiência, com os doentes… Assim, nosso culto fica verdadeiro, e nosso Deus, muito mais satisfeito conosco.”
Meditação (Caminho)
De que forma compreendo e acolho os ensinamentos de Jesus?
O que os gestos de Jesus dizem para mim hoje? Quais são os legalismos que me aprisionam e me impedem de viver a fraternidade?
Oração (Vida)
Da angústia, tristeza e obsessão, nós vos pedimos… Livrai-nos, Senhor.
Do ódio, da fornicação e da inveja, nós vos pedimos… Livrai-nos, Senhor.
Dos pensamentos de ciúme, raiva e morte, nós vos pedimos… Livrai-nos, Senhor.
De todos os pensamentos de suicídio e aborto, nós vos pedimos… Livrai-nos, Senhor.
De todas as formas de sexualidade desordenada, nós vos pedimos… Livrai-nos, Senhor.
Da divisão da família, de toda a amizade que nos afasta do bem, nós vos pedimos… Livrai-nos, Senhor.
De todas as formas de malefício, de feitiçaria, bruxaria e de qualquer mal oculto, nós vos pedimos… Livrai-nos, Senhor.
Contemplação (Vida e Missão)
Jesus coloca a vida acima da lei. Ele veio trazer vida e vida em abundancia. Como você pretende viver, durante o dia, os apelos que o senhor lhe revelou?
Bênção
Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
AJUDE A MANTER O SITE NO AR !
Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
ou
PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
Deus te abençoe !