Liturgia diária - Levanta-te, pega a tua maca e anda! - Jo 5,1-16

4ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico A

28 de março de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, aproxima-me de Jesus, de quem jorra a fonte da vida, para que eu possa ser curado de todas as doenças e enfermidades que me afastam de ti.

PRIMEIRA LEITURA:  Ez 47,1-9.12

Leitura da Profecia de Ezequiel – Naqueles dias, 1o anjo fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saía água da sua parte subterrânea na direção leste, porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, ao sul do altar.
2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até a porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito. 3Quando o homem saiu na direção leste, tendo uma corda de medir na mão, mediu quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos tornozelos.
4Mediu mais quinhentos me­tros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos joelhos. 5Mediu mais quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me à cintura. Mediu mais quinhentos metros, e era um rio que eu não podia atravessar. Porque as águas haviam crescido tanto, que se tornaram um rio impossível de atravessar, a não ser a nado.
6Ele

me disse: “Viste, filho do homem?” Depois fez-me caminhar de volta pela margem do rio. 7Voltando, eu vi junto à margem muitas árvores, de um e de outro lado do rio. 8Então ele me disse: “Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis.
9Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida onde chegar o rio. 12Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio”

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 45

          — Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó.
— Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó.

O Senhor para nós é refúgio e vigor, sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia; assim não tememos, se a terra estremece, se os montes desabam, caindo nos mares.

— Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo. Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.

— Conosco está o Senhor do universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó! Vinde ver, con­templai os prodígios de Deus e a obra estupenda que fez no universo.

EVANGELHO:  Jo 5,1-16

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

         1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos

doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.
6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.
Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.
14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Jesus perturba a ordem estabelecida, curando no dia de sábado. E ainda manda o paralítico carregar sua maca, o que violava o descanso sabático. Na realidade, ele ensina que o dia do Senhor existe para o bem do ser humano. Se não tivermos diante dos olhos o ser humano, faremos de Deus uma imagem fictícia e lutaremos por esta imagem sem levar em consideração as pessoas no seu contexto de vida. Eu defendo o meu Deus que é o único e verdadeiro. O seu é falso. Resta-lhe, pois, o caminho da conversão ao meu Deus. Sua pessoa, sua história, as circunstâncias que envolvem a sua vida não interessam. Interessa a minha verdade. Ou se converte ou desaparece. Em qualquer religião, assim pensam os fundamentalistas. Falta-lhes a encarnação que dignifica a carne humana. Era sábado. Em respeito à lei do Senhor, o enfermo devia continuar doente por mais um dia. No primeiro da semana poderia andar e carregar o seu leito. Não no sábado. No primeiro dia da semana, aquele da ressurreição.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
No Evangelho de hoje, Jesus demonstra sua compaixão a um paralítico que não encontra ajuda entre seus irmãos. Apresentemo-nos diante do Senhor nesta oração e, por meio de seu Espírito, peçamos o dom da compaixão para com nossos irmãos e irmãs. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Queres ficar curado?” Leia o Evangelho com calma e destaque os personagens e os versículos que mais lhe chamaram atenção. Releia o texto quantas vezes julgar necessário, reflita sobre os personagens e os versículos que você destacou e procure identificar o tema central do Evangelho.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Que caminho o Senhor lhe indica? Jesus, no Evangelho, diz ao paralítico para se levantar, pegar sua cama e andar. Leia o texto novamente, medite-o e deixe-se tocar por ele. Assim como falou ao paralítico, Jesus falará também a você o que deve fazer.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se dele, silencie sua mente e seu coração e comece a sua oração. Sem medo, diga ao Senhor tudo o que está em seu coração e apresente-lhe suas intenções.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que Palavra do Evangelho você deseja viver neste dia, pela ação do Espírito Santo?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !