Oração diária, Os doentes na piscina de Bezata - Jo 5,1-16

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 5,1-16

A missão primeira de Jesus não é realizar curas. E quando o faz, quer proclamar que o mal deve ser varrido pelo poder de Deus.

Façamos a oração do dia: Pai, aproxima-me de Jesus, de quem jorra a fonte da vida, para que eu possa ser curado de todas as doenças e enfermidades que me afastam de ti.

Um pedido especial de ajuda ! Meu pai esta novamente internado, nao estou conseguindo pagar as contas referente ao site, ano passado acumulei uma divida alta, consegui pagar uma parte e outro valor alto parcelei em 24 parcelas. Me pai é acamado ha 2 anos e agora internado os gastos aumentaram. Peço se algum puder ajudar com uma doação, agradeço imensamente. Meu pix é 19 987634283 – anderson roberto fuzatto. esse é meu numero de whatsapp . Que nao puder ajudar, peço oraçoes ! Deus abençoe a todos. Anderson

4ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 16 de março de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Ez 47,1-9.12 

Leitura da Profecia de Ezequiel.

Naqueles dias, 1o anjo fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saía água da sua parte subterrânea na direção leste, porque o

Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, a sul do altar.

2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até a porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito. 3Quando o homem saiu na direção leste, tendo uma corda de medir na mão, mediu quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos tornozelos.

4Mediu outros quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos joelhos. 5Mediu mais quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me à cintura. Mediu mais quinhentos metros, e era um rio que eu não podia atravessar. Porque as águas haviam crescido tanto, que se tornaram um rio impossível de atravessar, a não ser a nado.

6Ele me disse: “Viste, filho do homem?” Depois fez-me caminhar de volta pela margem do rio. 7Voltando, eu vi junto à margem muitas árvores, de um e de outro lado do rio. 8Então ele me disse: “Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas

águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis.

9Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida onde chegar o rio. 12Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus

SALMO 46(45)

— Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó.

— Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó.

— O Senhor para nós é refúgio e vigor, sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia; assim não tememos, se a terra estremece, se os montes desabam, caindo nos mares.

— Os braços de um rio vêm

trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo. Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.

— Conosco está o Senhor do universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó! Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus e a obra estupenda que fez no universo.

EVANGELHO:  Jo 5,1-16

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.

6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.

Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.

14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.” Que coisas fazia Jesus em dia de sábado? Ele curou um homem com dificuldade de locomoção e mandou que fosse para casa carregando a sua maca. Aparentemente, ele estava violando o sábado. Na realidade, mostrava o verdadeiro sentido do dia sagrado.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Somos habitados por uma fome de infinito, de silêncio e de quietude interior. A oração é mais vigorosa neste ambiente do que no burburinho de palavras. È deixar-se tocar pelo olhar misericordioso de Deus. Por isso, preparo-me para este momento de meditação orante com o coração calmo e sedento da profecia de Deus para mim.

Leitura (Verdade)

O que o texto diz para mim? Observo os personagens, os destinatários, as palavras de Jesus. Qual é o tema central deste texto?

“São numerosos os encontros de Jesus com doentes: cegos, paralíticos, surdos e mudos. Eles representam a humanidade com todas as suas limitações. A missão primeira de Jesus não é realizar curas. E quando o faz, quer proclamar que o mal deve ser varrido pelo poder de Deus. Muitos dos doentes pedem, em altos brados, a cura. Neste episódio, a iniciativa da cura parte de Jesus, não do doente. O Mestre percebeu que o doente estava sozinho e abandonado: “Não tenho ninguém que me leve…”. A comunidade cristã deve ser o lugar da solidariedade. Os mais fracos têm o direito de receber apoio e ajuda. Antes que eles peçam, a comunidade deve perceber seu estado e exercer a solidariedade. Não se pode aguardar por 38 anos.”

Meditação (Caminho)

Como compreendo os gestos e palavras de Jesus neste relato? Quando vejo a ação de solidariedade uno-me ou faço como os judeus, critico porque não é iniciativa minha, de minha comunidade, seguimento religioso ou político?

Oração (Vida)

Visita-nos, Senhor, com a voz de verdadeiros profetas. Que eu não tenha medo de confiar em tua Palavra. Escute meu coração neste momento. Ele traz incertezas, alegrias e dores, esperanças e medos. Tudo o que enxergo no rosto de tantos irmãos… Escuta, Senhor, esta prece que faço também em favor deles. Reze com o coração.

“Senhor, vosso amor não somente nos deu um coração capaz de amar, mas nos presenteou com duas mãos capazes de fazer tanto bem. Que nossas mãos sejam semelhantes às vossas, Senhor, que saibamos construir o bem em nosso coração e com nossas mãos torná-lo visível para os que nos rodeiam. Que ao longo deste dia nossas mãos possam estar direcionadas apenas para fazer o bem e aí, então, poderemos juntá-las em prece. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo a postura de Jesus com os necessitados e com os líderes de opinião. Pensando na proposta da Campanha da Fraternidade tomo a determinação de um gesto concreto em favor da vida.

Bênção

Benção especial da Quaresma
– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui