Liturgia diária João, o discípulo amado entrou no túmulo, viu e creu

São João, apóstolo e evangelista – Ano Litúrgico A

27 de dezembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Espírito de fé no Ressuscitado, a exemplo do discípulo amado, faze-me professar a fé no Senhor que está vivo e presente em nosso meio, sempre pronto a nos ajudar.

PRIMEIRA LEITURA: 1Jo 1,1-4

Início da Primeira Carta de São João – 1Caríssimos, o que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida – 2de fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós –; 3isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 96

          — Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

— Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apóia na justiça e no direito.

— As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.

— Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu Santo nome!

EVANGELHO:  Jo 20,2-8

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Entre os apóstolos escolhidos por Jesus estava João, irmão de Tiago, ambos filhos de Zebedeu. Fizeram parte do primeiro grupo de seguidores de Jesus. As ruínas de Éfeso, na atual Turquia, conservam o túmulo de João no que restou de uma antiga basílica. O quarto evangelho menciona diversas vezes o discípulo que Jesus amava sem dizer de quem se trata. Uma tradição antiga uniu a pessoa de João, filho de Zebedeu, ao quarto evangelho e especificamente ao discípulo Amado. João seria o discípulo amado e autor do quarto evangelho. Teófilo de Antioquia, morto no ano 181, cita o início do quarto evangelho como sendo palavras de João. Assim também Santo Irineu de Lyon, discípulo de São Policarpo de Esmirna, que teria sido discípulo do apóstolo São João na Ásia Menor. Nos escritos de Irineu encontram-se quase cem citações do quarto evangelho, muitas vezes com a indicação de que são palavras escritas por João. Não podemos afirmar nada com segurança, mas podemos manter tranquilamente uma tradição que vem do segundo século e se conserva até hoje.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje a festa é de São João, apóstolo e evangelista. Quando ouviu João Batista dizer “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, ele seguiu Jesus e nunca mais o perdeu de vista. Tenhamos João como modelo de seguimento de Jesus Cristo, e que a luz do Espírito Santo nos ilumine. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram.” Isso é o que Maria Madalena diz aos discípulos depois de ir ao túmulo e não encontrar o seu corpo. O que aconteceu com os discípulos depois que ouviram Maria Madalena? O que eles fizeram? Faça a leitura do texto, destaque os verbos e os personagens que aparecem na narrativa e procure identificar o tema central do Evangelho.

Meditação (Caminho)
O que o texto revela? O que diz a você? Que mensagem o Senhor lhe transmitiu por meio de sua Palavra? Se sentir necessidade, leia o texto novamente e deixe-se tocar pela Palavra. Não tenha medo de escutar o Senhor.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O Evangelho de hoje nos conta que os discípulos foram ao túmulo e que o segundo discípulo a entrar “viu e creu”. Neste momento, você é convidado a fazer a sua oração, expressando também a sua fé. Aproxime-se do Senhor e lhe entregue sua vida e suas intenções.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento você experimentou com a leitura? Que compromisso você assume neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]