Oração díária, Jesus e os seus apóstolos não têm descanso - Mc 3,20-21

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 3,20-21

O Evangelho nos convida a contemplar a totalidade de Jesus na entrega à sua missão e sua disposição para servir os irmãos.

Façamos a oração do dia: Senhor Jesus, retira do meu coração o preconceito que me impede de ver, na ação dos pobres e humildes, a expressão da ação misericordiosa de Deus.

2ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 23 de janeiro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Hb 9,2-3.11-14

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 2foi construída uma primeira tenda, chamada o Santo, onde se encontravam o candelabro, a mesa e os pães da proposição. 3Atrás da segunda cortina, havia outra tenda, chamada o Santo dos Santos. 11Cristo, porém, veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Através de uma tenda maior e mais perfeita, que não é obra de mãos humanas, isto é, que não faz parte desta criação, 12e não com o sangue de bodes e bezerros, mas com o seu próprio sangue, ele entrou no Santuário uma vez por todas, obtendo uma redenção eterna. 13De fato, se o sangue de bodes e touros, e a cinza de novilhas espalhada sobre os seres impuros os santificam e realizam a pureza ritual dos corpos, 14quanto mais o Sangue de Cristo, purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo, pois, em virtude do espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha.

Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 47(46)

— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.

— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.

— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.

— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!

— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.

EVANGELHO:  Mc 3,20-21

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando

souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Jesus está sempre cercado de muita gente, o que chama a atenção de seus parentes, causando-lhes preocupação. A preocupação pode ser tanto com o bom nome da família no meio do povo como também pela segurança e pelo bem-estar de Jesus. Somente em Marcos lemos o relato da atitude da família de Jesus, que acha que ele está ficando louco. A interpretação do texto, porém, é complexa.

Literalmente se lê: “E, ouvindo, os seus saíram para detê-lo; diziam, pois, ‘enlouqueceu’”. Quem são “os seus”? Podem ser os parentes e também os discípulos. “Enlouqueceu” pode se referir a Jesus e também à multidão. A interpretação comum é que os familiares de Jesus achavam que ele estava fora de si.

Certamente Maria se preocupava com seu Filho. Era mãe, e o via muito exposto. Ela podia ter restrições a algum dos doze companheiros mais íntimos de Jesus. Com quem Jesus andava, o que faziam ele e seus apóstolos, que perigos corriam? Jesus se expunha, sem dúvida alguma, e seus adversários se manifestavam.

Os

escribas de Jerusalém, por sua vez, acusarão Jesus de estar possuído por Beelzebu, o príncipe dos demônios. Para uns, enlouqueceu; para outros, era um possesso! Nada de novo debaixo do sol, nada de novo entre os seres humanos, que ainda devem aprender a relacionar-se de forma humana.

Jesus tem uma missão a ser cumprida. Ele deve ensinar e demonstrar com gestos concretos a veracidade de seus ensinamentos. Ele o faz. Terá enlouquecido? Entre nós há gente aparentemente louca. Alguns já foram canonizados e estão no altar. Outros continuam sendo criticados.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Fazer a vontade do Pai ocupava todo o tempo de Jesus, e Ele não tinha tempo nem mesmo para se alimentar. O Evangelho nos convida a contemplar a totalidade de Jesus na entrega à sua missão e sua disposição para servir os irmãos.
Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, concede-me a graça de colocar-me à disposição do anúncio do Reino, assim como Jesus. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Mais uma vez, a multidão vai ao encontro de Jesus, mas, desta vez, vai encontrá-lo em sua casa. Em quais outros lugares a multidão buscou encontrar Jesus, conforme foi relatado em outras passagens bíblicas? O que os familiares de Jesus dizem a seu respeito?

“Para Marcos, a casa é o lugar por excelência onde Jesus encontra seus discípulos. É ali que se reparte o pão, se tomam as refeições. A imagem também prefigura a Igreja, a comunidade cristã. Um novo conflito surge para Jesus. Dessa vez, não vem das autoridades religiosas, mas do próprio clã familiar. A tradição judaica dizia que o filho primogênito – Jesus era o único – tinha o dever de cuidar dos pais e deixar, pelo menos, um descendente homem para dar continuidade à família. Em sua vida de andarilho, Jesus não parece preocupado com isso e, então, os familiares chamam sua atenção. Uns acham que ele está ficando louco. Mais tarde, Jesus anunciará sua nova família, que surge da Palavra de Deus.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? O que a doação total de Jesus ao projeto do Pai me leva a meditar? Sou capaz de fazer uma entrega despojada e generosa em favor dos irmãos? Medite em seu coração a atitude de Jesus, seu amor pleno e sua livre adesão à vontade do Pai.

Oração (Vida)

Reze pedindo a graça de aprender com Jesus Mestre a doação total ao projeto do Pai
“Deus Pai, Filho e Espírito Santo, fonte transbordante da missão, ajuda-nos a compreender que a vida é missão, dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora na cidade, no campo e em toda parte, ajude, cada um de nós, a ser testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja em estado permanente de missão. Eis-me aqui, Senhor, envia-me! Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Que apelo a palavra de Deus despertou em meu coração? Viver e testemunhar a fé, sem medo. Como vou atingir este propósito?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !