Liturgia diária A multidão como ovelhas sem pastor - Mc 6,30-34

PRECISO MUITO TE AJUDA ! FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

O site acumula uma divida e diante a crise que todos estamos passando essa divida esta aumentando podendo até o site sair fora do ar.

Divida atual: R$ 2800,00
Valor arrecadado: R$ 849,00 (22/04/2021 - 07:30 - atualizaremos quando recebermos uma nova doação)

Peço se alguém puder ajudar com uma doação de qualquer valor, agradeço imensamente.

PIX CHAVE CELULAR: 19 987634283
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

OU

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Quem não tem pix e puder doar por boleto esse é meu numero de WhatsApp 19 987634283 me chama e como forma de agradecimento dou acesso ao site missa com crianças que tem historinhas para catequese. Quem nao puder ajudar, peço oraçoes ! Deus abençoe a todos. Anderson

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 6,30-34

Jesus encheu-se de compaixão pela multidão que o procurava como ovelhas sem um pastor.

Façamos a oração do dia: Pai, dá-me as disposições necessárias para eu realizar bem a missão recebida de Jesus, tendo-o sempre como modelo.

4ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 06 de fevereiro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Hb 13,15-17.20-21 

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 15por meio de Jesus, ofereçamos a Deus um perene sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que celebram o seu nome. 16Não vos esqueçais das boas ações e da comunhão, pois estes são os sacrifícios que agradam a Deus.

17Obedecei aos vossos líderes e segui suas orientações, porque eles cuidam de vós como quem há de prestar contas. Que possam fazê-lo com alegria, e não com queixas, que não seriam coisa boa para vós.

20O Deus da paz, que fez subir dentre os mortos aquele que se tornou, pelo sangue de uma aliança eterna, o grande pastor das ovelhas, nosso Senhor Jesus, 21vos torne aptos a todo bem, para fazerdes a sua vontade; que ele realize em nós o que lhe é agradável, por Jesus Cristo, ao qual seja dada a glória pelos séculos dos

séculos. Amém!

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 23(22)

— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

— O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.

— Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!

— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.

— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

EVANGELHO: Mc 6,30-34

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o

que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles.

34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Jesus se preocupou com seus apóstolos cansados do trabalho na missão. Foram enviados dois a dois, estavam de volta e ouviram o convite gentil: “Venham para um lugar deserto e descansem um pouco”. Não são máquinas de produção e não se movem por cobranças. São seres humanos, que comem, bebem, descansam. São bem-dispostos porque têm um pai e um irmão na pessoa de Jesus. Não são ovelhas sem

pastor. Queriam descansar, mas, como sempre, a multidão os envolve.

Vendo a cena, Jesus encheu-se de compaixão. Seu coração humano entrou logo em sintonia com aquele povo carente e começou a ensinar-lhes. Não se diz o que, mas o que se pode ensinar a um povo semelhante a ovelhas sem pastor? O que é uma ovelha? O que é um pastor? Por que procuravam Jesus? A figura da ovelha e a figura do pastor indicam pessoas desorientadas, sem rumo certo, entregues à própria sorte. Precisam aprender a sobreviver no meio do nada. Os apóstolos lá estão, também eles aprendendo a importância de se tornarem bons pastores. Homens e mulheres puderam sentir a humanidade de Jesus de Nazaré, mesmo sem saberem que ele é o Verbo Encarnado.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Jesus encheu-se de compaixão pela multidão que o procurava como ovelhas sem um pastor. Que a Palavra provoque em nós os mesmos sentimentos de Jesus e nos torne sensíveis às pessoas com quem hoje partilharemos a vida.

Oremos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Por que Jesus chama seus discípulos para um descanso? O que procura a multidão que vai ao encontro de Jesus? O que desperta a compaixão em Jesus?

“Marcos usa de um procedimento literário: enquanto os Doze estavam em missão, ele narra a morte de João Batista. Seus discípulos sepultam o corpo. Os apóstolos voltam eufóricos com o resultado da missão. Eles foram bem recebidos, curaram doentes e expulsaram demônios. Para evitar a euforia e descansar um pouco, Jesus os convida para um lugar deserto. A estratégia não deu certo. As multidões famintas de pão e da Palavra chegaram antes deles. Eram ovelhas sem pastor, e isto comoveu a Jesus, que começou a ensiná-las. A disponibilidade é encontrar tempo e vontade, mesmo quando não temos nem vontade nem tempo. O apóstolo não se pertence, nem pode esconder-se atrás do horário ou da responsabilidade que seria de outros.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim? Que aspectos do mistério de Deus esta passagem me possibilita conhecer? De que forma? Que luz nos dá Jesus, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?

Oração (Vida)

Ouvimos a voz de Deus, por meio de sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico o(a) inspira a dizer a Deus?

Conclua com a oração composta por São João Paulo II: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

“Cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ele está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1,17).
Com a Palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui