Oração diária, A hospitalidade na casa de Marta e Maria - Lc 10,38-42

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 10,38-42

texto Façamos a oração do dia: Pai, que o meu agir não seja movido por um ativismo insensível à palavra de Jesus. Antes, seja toda a minha ação decorrência da escuta atenta desta palavra.

27ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 06 de outubro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: 

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas – Irmãos, 13certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a Igreja de Deus 14e como progredia no judaísmo mais do que muitos judeus de minha idade, mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternas. 15Quando, porém, aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça 16se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos, não consultei carne nem sangue 17nem subi, logo, a Jerusalém para estar com os que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, parti para a Arábia e, depois, voltei ainda a Damasco. 18Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Cefas e fiquei com ele quinze dias. 19E não estive com nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor. 20Escrevendo estas coisas, afirmo diante de Deus que não estou mentindo. 21Depois,

fui para as regiões da Síria e da Cilícia. 22Ainda não era pessoalmente conhecido das Igrejas da Judeia que estão em Cristo. 23Apenas tinham ouvido dizer que “aquele que, antes, nos perseguia, está agora pregando a fé que, antes, procurava destruir”. 24E glorificavam a Deus por minha causa.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 139(138)

— Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
— Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

— Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.

— Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! Que prodígio e maravilha as vossas obras!

— Até o mais íntimo, Senhor me conheceis; nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis; quando eu era modelado ocultamente, era formado nas entranhas subterrâneas.

EVANGELHO:  Lc 10,38-42

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Na terceira etapa da subida para Jerusalém, Lucas desenvolve o tema da oração. É um evangelista que se importa muito com a oração. Os outros também, é claro, mas Lucas faz questão de mostrar Jesus rezando. Tem gente que se chama Marta Maria, unindo a vocação das duas irmãs, Marta a ativa, Maria a contemplativa. Ótima coisa será podermos ser ativos na contemplação e contemplativos na ação. Mas, no texto de hoje, se tivermos que escolher entre um e outro, Jesus diz que Maria escolheu a melhor parte. O que fez Maria? Sentou-se e ficou escutando o que Jesus dizia. O que fez Marta? Ficou preparando a refeição. As duas juntas criam um ótimo ambiente de acolhida e hospitalidade. A Igreja Católica, e as Igrejas do Oriente, têm grande experiência de pessoas que se reúnem em mosteiros e vivem um estilo de vida contemplativo. Há também eremitas, que vivem sozinhos. Há uma riqueza muito grande de vida espiritual, de experiência de Deus nessas casas de oração. São consideradas como o sangue que corre nas veias da Igreja. Você não vê o sangue, mas ele precisa estar lá. Hoje celebramos São Bruno. Leia alguma coisa sobre a vida desse santo fundador da Ordem dos Cartuxos. Procure na internet.

LEITURA
ORANTE

Oração Inicial

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para nos ensinar o caminho da verdade: Vida e Espírito são as “Palavras” que nos destes. Fazei que a Palavra habite minha vida e ilumine meus passos.

Leitura (Verdade)

Como os personagens do Evangelho, cada um de seu jeito, acolheu Jesus? As duas mulheres amavam Jesus, diz o Evangelho. Há muitas formas de mostrar nosso amor. Como você compreende isso?

“Irmãs de Lázaro – aquele que Jesus amava – Marta e Maria ocupam lugar destacado entre as discípulas de Jesus. Elas o receberam em sua casa. Cada uma delas apresenta uma característica importante na caminhada da fé. Marta é a mulher carinhosa, que externa sua afeição no serviço. Seu hóspede merece o melhor. Maria senta-se aos pés do Senhor, assumindo a postura de discípula, e escuta com toda atenção a Palavra do Mestre. Estas atitudes se completam. São Bento deu a seus monges o lema: Ora et Labora, isto é, “reza e trabalha”. O servir e o amar devem ter lugar na vida de cada um. Ter o coração para amar e as mãos para servir. Não salvamos o mundo sozinhos, mas devemos ser servidores na vinha do Senhor.”

Meditação (Caminho)

Marta e Maria, de forma diferente, segundo sua compreensão serviram e acolheram de igual forma o hospede que amavam. Qual é meu jeito de demonstrar meu amor, em atitudes concretas? Respeito o jeito diferenciado de cada um demonstrar seu amor? Como é meu equilíbrio entre oração e atividades? Como é minha atitude de acolhimento? Que nota daria a mim mesmo(a) nesta virtude?

Oração (Vida)

Quem você quer levar aos pés de Jesus porque crês que Ele o(a) ama?

Pode concluir com esta oração: Senhor Jesus, abra meu coração ao teu Amor. Faze que eu acolha com fé a tua presença nas relações humanas, na criação, nas preces, na comunidade, nos acontecimentos do cotidiano.
Ajuda-me a viver a oração como caminho de conversão e de crescimento no teu amor, a fim de que eu possa viver sempre na tua luz. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Um pequeno gesto de amor pode fazer alguém feliz. Como você que acolher e alegrar os que aproximam de você hoje?

Bênção

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (…) Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. (Romanos 12, 12; 21)

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !