Oração diária, Zaqueu procurava ver quem era Jesus... - Lc 19,1-10

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:

A da conversão de Zaqueu foi visível e prática. Metade do seu dinheiro ele deu aos pobres, e o que tinha sido desviado foi devolvido quatro vezes mais.

Façamos a oração do dia: Pai, faze-me puro de coração, como o Zaqueu convertido, tornando-me desapegado das coisas deste mundo e capaz de dividi-las com os pobres.

33ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 17 de novembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Ap 3,1-6.14-22

Leitura do Livro do Apocalipse de São João – Eu, João, ouvi o Senhor que me dizia: 1“Escreve ao anjo da Igreja que está em Sardes: ‘Assim fala aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas: – Conheço a tua conduta. Tens fama de estar vivo, mas estás morto. 

2Acorda! Reaviva o que te resta, e que estava para se apagar! Pois não acho suficiente aos olhos do meu Deus aquilo que estás fazendo. 3Lembra-te daquilo que tens aprendido e ouvido. Observa-o! Converte-te! Se não estiveres vigilante, eu virei como um ladrão, sem que saibas em que hora te vou surpreender!

 4Todavia, aí em Sardes existem algumas pessoas que não sujaram a roupa. Estas vão andar comigo, vestidas de branco, pois merecem

isso. 5O vencedor vestirá a roupa branca, e não apagarei o seu nome do livro da vida, mas o apresentarei diante de meu Pai e de seus anjos. 6Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas’. 

14Escreve ao anjo da Igreja que está em Laodicéia: ‘Assim fala o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15Conheço a tua conduta. Não és frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! 16Mas, porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca.

 17Tu dizes: ‘Sou rico e abastado e não careço de nada’, em vez de reconhecer que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu! 18Dou-te um conselho: compra de mim ouro purificado no fogo, para ficares rico, e vestes brancas, para vestires e não aparecer a tua nudez vergonhosa; e compra também um colírio para curar os teus olhos, para que enxergues. 19Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois, e converte-te. 

20Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição,

eu com ele e ele comigo. 21Ao vencedor farei sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci e estou sentado com meu Pai no seu trono. 22Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas’”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 15(14)

— Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito de sentar-se comigo no meu trono.
— Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito de sentar-se comigo no meu trono.

— “Senhor, quem morará em vossa casa?” É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.

— Quem em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.

— Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!

EVANGELHO:  Lc 19,1-10

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus

Cristo † segundo São Lucas
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 

5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.

9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão.10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Herodes queria ver Jesus, Zaqueu também queria. Muita gente gostaria de ver Jesus. Não é só um desejo, porque certamente o veremos um dia face a face. Eu também quero ver Jesus. Zaqueu procurava ver “quem era Jesus”. Queria vê-lo e saber quem ele era. Não apenas ver e ir adiante. Ver e conhecer. O que aconteceu foi que ele acabou sendo visto por Jesus. Os opositores de Jesus também precisam ver.

Para que vejam o mundo com olhos novos, Jesus cria mais um conflito. Por entre murmurações, ele se aproxima de Zaqueu, conversa, se hospeda na casa dele. Jesus quebra todos os protocolos de exclusão de quem não está alinhado com as normas. E a salvação entrou na casa de Zaqueu. A demonstração da conversão de Zaqueu foi visível e prática. Metade do seu dinheiro ele deu aos pobres, e o que tinha sido desviado foi devolvido quatro vezes mais.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Hoje quero ver Jesus, quero ter um encontro com Ele em minha casa. Vou preparar meu coração para que Jesus me visite e me fale de seu projeto sobre minha vida. Prepare-se rezando:

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia-o pausadamente. Por que Zaqueu queria ver Jesus? Será que o conhecia ou só ouvira falar das obras que Ele fazia? Jesus o chama pelo nome e se autoconvida para uma conversa intima em casa. O que será que os dois conversaram para produzir uma mudança tão radical em Zaqueu?

“O episódio envolvendo Zaqueu é cheio de significado. Homem poderoso e rico, era tido como pessoa impura e desprezível pelo fato de ser cobrador de impostos. Seu desejo de ver Jesus o faz superar os limites. Certamente não ficava bem a um homem público, conhecido na cidade, subir numa árvore.

E do alto da árvore, uma surpresa: Jesus o chama pelo nome. Uma segunda surpresa: Jesus se autoconvida para ir à sua casa. A terceira surpresa: Zaqueu acolhe a Boa-Nova e se torna discípulo. Jesus diz: “Hoje eu devo ficar na tua casa”. Isto significa: em tua família, em tua vida, em teus projetos. Surpreende-nos a pressa de Jesus. Ele disse a Zaqueu: “Hoje devo ficar em tua casa” e “Hoje a salvação entrou nesta casa”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Que luz Jesus me revela com esse relato?
Eu já tive uma experiência forte com Jesus Cristo? Qual foi o resultado dessa experiência? Já levei Jesus para minha casa? De que maneira Zaqueu se compromete a mudar de vida?
Permaneça por alguns instantes em silêncio, para que o Senhor fale ao seu coração.

Oração (Vida)

Senhor, meu Deus, faça-me puro de coração, como o Zaqueu convertido, tornando-me desapegado(a) das coisas deste mundo e capaz de dividi-las com os pobres.

Chegue com surpresa bem dentro da minha casa Senhor, e faça acontecer o milagre da minha conversão.
Que eu te busque em meio à multidão e nos silêncio de minha casa. Atento(a) ao ouvir tua voz me chamando pelo nome…

Contemplação (Vida e Missão)

Apresente ao Senhor o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia..

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro(a) da Boa Nova.

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui