Liturgia diária, Jesus sobe a Jerusalém - Lc 9,51-56

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 9,51-56

Façamos a oração do dia: Pai, livra-me de ser levado por impulso e pelas paixões ao me deparar com quem se recusa a acolher a mensagem do Reino. Que a minha mansidão possa conquistá-lo para ti.

26ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 28 de setembro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Zc 8,20-23  

Leitura da Profecia de Zacarias.

20Isto diz o Senhor dos exércitos: Virão ainda povos e habitantes de cidades grandes,21dizendo os habitantes de uma para os de outra cidade: ‘Vamos orar na presença do Senhor, vamos visitar o Senhor dos exércitos; eu irei também’. 22Virão muitos povos e nações fortes visitar o Senhor dos exércitos e orar na presença do Senhor. 23Isto diz o Senhor dos exércitos: Naqueles dias, dez homens de todas as línguas faladas entre as nações vão segurar pelas bordas da roupa um homem de Judá, dizendo: ‘Nós iremos convosco; porque ouvimos dizer que Deus está convosco’.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 87(86)

— Nós temos ouvido que Deus está convosco.

— Nós temos ouvido que Deus está convosco.

— O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.

“Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filisteia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu”. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”.

— Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram”. E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: “Estão em ti as nossas fontes!”

EVANGELHO: Lc 9,51-56

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E

partiram para outro povoado.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Os Evangelistas são bons escritores, e cada um organiza o seu texto de maneira própria, segundo a visão teológica que tem dos fatos, considerando as pessoas às quais se dirige, com um estilo pessoal de comunicar um acontecimento ou transmitir uma ideia. A partir de hoje até 17 de novembro, Lucas descreve a subida de Jesus para Jerusalém em etapas bem marcadas: “Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém”. No texto grego se lê que “ele, seu rosto fixou de ir para Jerusalém”, isto é, virou firmemente o rosto para Jerusalém e começou a viagem.

Em sete etapas, Jesus sobe à Cidade Santa formando seus discípulos. Cada etapa é marcada por uma observação referente à viagem. A primeira etapa, a de hoje, começa com um episódio envolvendo samaritanos, e a segunda termina com a parábola do bom samaritano. Tiago e João queriam fazer chover fogo do céu para consumir os samaritanos que não quiseram receber Jesus em sua aldeia. No fim, é um samaritano que socorre o homem ferido, jogado na beira da estrada. Tiago e João estavam no início do discipulado, no propedêutico, e já queriam exibir poder. Nada de novo. Faz parte da natureza decaída, muitas vezes alimentada por estruturas que nós mesmos criamos.

LEITURA
ORANTE

Oração Inicial

Os discípulos estavam impacientes com os samaritanos por não receberem Jesus. Mas na missão é preciso ter paciência. O discípulo de Jesus deve ser perseverante e não radical.

Rezemos: “Espírito Divino, Luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando o nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

Leitura (Verdade)

Ao ler o evangelho observe o que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Qual é a postura de Jesus diante das reações adversas? Quais são as recomendações dadas aos discípulos? Qual é a atitude pedida aos que se colocam no seguimento de Jesus?
“Jesus inicia o seu caminho para Jerusalém. Lucas mostra a pedagogia de Jesus indicando o caminho para aqueles que querem se unir a ele. Tal processo, por ele iniciado, vai provocar sérios conflitos com aqueles que não aceitam mudar a história. Nem os samaritanos entendem que Jesus vai a Jerusalém para salvá-los. E os discípulos não imaginam que Samaria – considerada herética – será um dos primeiros lugares que eles evangelizarão ao saírem de Jerusalém. A salvação é universal e não será feita com o fogo do céu, mas com o carinho do amor. Jesus, novo Moisés, realiza o êxodo que se consumirá em Jerusalém: morte, ressurreição e ascensão. Rejeitado em Nazaré, rejeitado pelos samaritanos, Jesus continua o seu caminho.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Qual convite o Senhor me dirige?
A salvação é universal e não será feita com o fogo do céu, mas com o carinho do amor. Qual minha reação diante dos meus opositores? Diante das divergências de pensamento e de opções como me comporto? Com radicalidade ou resiliência? Com desprezo ou com compreensão?

Oração (Vida)

Este é o momento do diálogo com Deus, em resposta ao que Ele revelou por meio de sua Palavra. Silencie seu coração e faça sua prece. Apresente ao Senhor os propósitos que brotaram em seu coração para que se concretizem em sua vida. Peça também o dom da fé e a graça levar a bom termo a missão que lhe foi confiada.

Contemplação (Vida e Missão)

Tomar cuidado com o grande pecado da omissão. Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém..

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !