Oração diária, A hospitalidade na casa de Marta e Maria - Lc 10,38-42

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 10,38-42

Façamos a oração do dia: Pai, que o meu agir não seja movido por um ativismo insensível à palavra de Jesus. Antes, seja toda a minha ação decorrência da escuta atenta desta palavra.

27ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 05 de outubro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Jn 3,1-10  

Leitura da Profecia de Jonas.

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”. 3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”. 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens

e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas. 9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 130(129)

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

— Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.

— Espere Israel pelo Senhor mais que o vigia pela aurora! Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa.

EVANGELHO: Lc 10,38-42

— O Senhor esteja convosco.

— Ele

está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Início da terceira etapa da subida para Jerusalém. São Lucas marca a etapa com a frase: “Estando em viagem, entrou num povoado”. Meditando o texto, aprendemos alguma coisa da acolhida, da hospitalidade. As irmãs Marta e Maria acolhem Jesus de forma perfeita. Maria lhe faz companhia, atenta ao que ele diz, enquanto Marta prepara uma refeição. Vale a pena lembrar a afirmação do teólogo Karl Rahner de que a hospitalidade é a flor da caridade. Tudo ia bem aparentemente, não fosse a natureza humana interferir na cena e perturbar a harmonia.

Ou

por ciúmes, ou pelo trabalho que estava tendo, Marta reclama com Jesus porque Maria não a ajuda. Nas Escrituras, Deus nunca perde e sempre tira algo novo e construtivo de uma situação imperfeita. Dizia Juan Luís Segundo, teólogo uruguaio, que o pecado é original porque está na origem de toda boa construção. Aproveitando a reação de Marta, Jesus lhe diz que “Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada” . Se Marta é ativa e Maria contemplativa, a contemplação é a melhor parte. Como depois do bom vem o melhor e, depois do melhor, o ótimo, façamos das duas irmãs uma só Marta Maria e teremos a ótima parte.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Hoje a Igreja celebra o dia de São Benedito, o Negro. Peçamos a São Benedito que interceda por nós, em especial por todos aqueles que sofrem algum tipo de discriminação, para que encontrem a força e a coragem de viver em Deus e se reconheçam como seus filhos e filhas amados.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Que este amor se propague por toda a terra.”

Leitura (Verdade)

Como os personagens do Evangelho, cada um de seu jeito, acolheu Jesus? As duas mulheres amavam Jesus, diz o Evangelho. Há muitas formas de mostrar nosso amor. Como você compreende isso?

“Na geografia da Terra Santa e na geografia afetiva de Jesus, Betânia ocupa um lugar importante. Extenuado pelas pregações, entristecido pelas rejeições, Jesus encontra um oásis de paz e carinho na casa de Marta, Maria e seu irmão Lázaro. Lucas assinala alguma contradição entre as duas irmãs. Marta é a hospedeira, mulher livre, que acolhe Jesus em sua casa. Maria, mais discreta, como discípula, escuta a Palavra do Senhor. Estão frente a frente duas grandes virtudes: o serviço de Marta e a oração de Maria. Em ambas brilha a dimensão do amor. Elas acolheram Jesus em sua casa. Marta e Maria devem servir como exemplo a todos. Precisamos das mãos de Marta para o serviço e do coração de Maria para amar.” 

Meditação (Caminho)

Temos nossas responsabilidades e não podemos deixar de assumi-las. O importante é fazer com amor o que nos cabe como missão. Marta e Maria, de forma diferente, segundo sua compreensão serviram e acolheram de igual forma o hospede que amavam. Qual é meu jeito de demonstrar meu amor, em atitudes concretas? Respeito o jeito diferenciado de cada um demonstrar seu amor? Como é meu equilíbrio entre oração e atividades? Como é minha atitude de acolhimento? Que nota daria a mim mesmo(a) nesta virtude?

Oração (Vida)

Quem você quer levar aos pés de Jesus porque crês que Ele o(a) ama?
Apresente suas intenções e pedidos a Deus e agradeça-lhe este momento de intimidade com o Mestre.
Pode concluir com esta oração de João Paulo II:
Senhor Jesus, abra meu coração a tua Palavra, faze que eu a acolha com fé e a ponha em pratica com generosidade.
Ajuda-me a viver a oração como caminho de conversão e de crescimento no teu amor, a fim de que eu possa viver sempre na tua luz. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Um pequeno gesto de amor pode fazer alguém feliz. Como você que acolher e alegrar os que aproximam de você hoje?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !