Liturgia diária, Jesus sobe a Jerusalém - Lc 9,51-56

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !

26ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

03 de outubro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, livra-me de ser levado por impulso e pelas paixões ao me deparar com quem se recusa a acolher a mensagem do Reino. Que a minha mansidão possa conquistá-lo para ti.

PRIMEIRA LEITURA:  Zc 8,20-23

Leitura da profecia de Zacarias – 20Eis o que diz o Senhor dos exércitos: virão ainda muitos povos e habitantes de grandes cidades: 21os habitantes de uma cidade convidarão os habitantes de outra, dizendo: Vamos e roguemos ao Senhor! Busquemos o Senhor dos exércitos! – Também eu irei. – 22Virão muitos povos e poderosas nações buscar o Senhor dos exércitos em Jerusalém, e implorar a face do Senhor. 23Eis o que diz o Senhor dos exércitos: naquele dia dez homens de todas as línguas das nações tomarão um judeu pela orla de seu manto, e dirão: queremos ir convosco, porque soubemos que Deus está convosco. – Palavra do Senhor.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 86

          — Nós temos ouvido que Deus está convosco.
— Nós temos ouvido que Deus está convosco.

— O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as

casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.

— “Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filisteia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu”. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”.

— Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram”. E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: “Estão em ti as nossas fontes!”

EVANGELHO: Lc 9,51-56

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 51Aproximando-se o tempo em que Jesus devia ser arrebatado deste mundo, ele resolveu dirigir-se a Jerusalém. 52Enviou diante de si mensageiros que, tendo partido, entraram em uma povoação dos samaritanos para lhe arranjar pousada. 53Mas não o receberam, por ele dar mostras de que ia para Jerusalém. 54Vendo isto, Tiago e João disseram: Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os

consuma? 55Jesus voltou-se e repreendeu-os severamente. [Não sabeis de que espírito sois animados. 56O Filho do Homem não veio para perder as vidas dos homens, mas para salvá-las.] Foram então para outra povoação.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Jesus toma a decisão de ir para Jerusalém. Chegaram os dias de sua assunção ou de seu arrebatamento, diz São Lucas, e ele fixou o rosto em direção a Jerusalém. Chegou o fim, ele olhou firme para Jerusalém e começou a viagem, que Lucas descreve em seis etapas, nas quais os discípulos vão sendo formados por Jesus. Descrita deste jeito, esta viagem só se encontra no Evangelho de Lucas a partir da passagem que estamos lendo hoje no capítulo nono. Tiago e João vão à frente para preparar o caminho e entram numa aldeia de samaritanos, que não querem receber Jesus porque ele está indo para Jerusalém. Os samaritanos não se davam com os judeus, não

iam a Jerusalém e adoravam a Deus no Monte Garizim, na Samaria. Diziam também que o Messias era filho de José e não de Davi e tinham como Bíblia somente os cinco livros de Moisés. Tiago e João, que estão aprendendo a ser discípulos missionários, querem fazer cair fogo do céu e destruir aqueles samaritanos. Jesus evidentemente os repreende e segue adiante. Aprenderam a lição? Discípulo de Jesus não é gente de poder sobre os outros, mesmo sendo apóstolo. Ainda mais: não se defende Jesus matando os outros! Não se defende a Deus matando os outros, a não ser que Deus seja apenas uma ideia abstrata na cabeça do fiel.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Peçamos que o Espírito Santo venha com sua luz e nos ilumine, para que compreendamos sua Palavra de vida. “Ó Espírito Santo, renova em nós a chama do teu amor. Que a tua Palavra encontre espaço em nosso coração. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos e os personagens que mais lhe chamaram atenção. O que dizem os personagens deste texto? Que orientações o Evangelho de hoje nos traz? A que ele se refere? Qual é a sua mensagem central?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Faça sua meditação com a Palavra de Deus. Leia o Evangelho mais uma vez, pausadamente, e deixe-se envolver por ele. Durante a leitura, permita que a Palavra se misture com a sua vida e procure identificar o caminho que o Senhor o(a) chama a seguir.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, você é convidado(a) a rezar com o Senhor, ou seja, a dirigir-se a Ele sem medo, pois Deus o(a) espera de braços abertos e quer escutá-lo(a). Abra o seu coração e converse com Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que a Palavra de Deus o(a) convida a viver neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]