Oração diária Jesus se aproximou de Jerusalém

33ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

17 de novembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dá-me o bom senso de acolher a salvação que me ofereces em teu Filho Jesus. Desta forma, não incorrerei em castigo semelhante ao que se abateu sobre a Cidade Santa.

PRIMEIRA LEITURA: Ap 5,1-10

Leitura do Livro do Apocalipse de São João – Eu, João, 1vi um livro na mão direita daquele que estava sentado no trono. Era um rolo escrito por dentro e por fora, e estava lacrado com sete selos. 2Vi então um anjo forte, que proclamava em voz alta: “Quem é digno de romper os selos e abrir o livro?” 3Ninguém no céu nem na terra nem debaixo da terra era digno de abrir o livro ou de ler o que nele estava escrito. 4Eu chorava muito, porque ninguém foi considerado digno de abrir ou de ler o livro. 5Um dos anciãos me consolou: “Não chores! Eis que o Leão da tribo de Judá, o Rebento de Davi, saiu vencedor. Ele pode romper os selos e abrir o livro”. 6De fato, vi um Cordeiro. Estava no centro do trono e dos quatro Seres vivos, no meio dos Anciãos. Estava de pé como que imolado. O Cordeiro tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus, enviados por toda a terra. 7Então, o Cordeiro veio receber o livro da mão direita daquele que está sentado no trono. 8Quando ele recebeu o livro, os quatro Seres vivos e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Todos tinham harpas e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 9E entoaram um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e abrir seus selos, porque foste imolado, e com teu sangue adquiriste para Deus homens de toda a tribo, língua, povo e nação. 10Deles fizeste para o nosso Deus um reino de sacerdotes. E eles reinarão sobre a terra”. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 149

          — Fizestes de nós, para Deus, sacerdotes e povo de reis.
— Fizestes de nós, para Deus, sacerdotes e povo de reis.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em Quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!

— Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.

— Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.

EVANGELHO: Lc 19,41-44

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Jesus fala como um bom judeu, amante da sua cidade e do seu povo, e chora sobre sua desgraça. Templo e palácios, torres e casas, tudo virá abaixo, e mais do que isso, as pessoas serão esmagadas. O que poderia ter impedido tal calamidade? O que era preciso ter compreendido para se ter a paz? Na história antiga destruições como esta em que não ficava pedra sobre pedra não eram incomuns. Aconteciam nas inúmeras guerras. Dirão alguns mais tarde que a cidade foi punida pela morte de Jesus. Interpretação pouco aceita. A dominação romana nunca foi suportada pelos judeus e havia revoltas por toda parte. Alguns focos bem organizados enfrentaram e venceram as tropas romanas. Havia, porém, facções entre os judeus, que nem sempre se entendiam. Os romanos não podiam aceitar ser derrotados pelos judeus e reagiram rapidamente. O general Tito, filho do imperador, embora muito jovem, soube organizar o cerco e atacar a cidade. Isso aconteceu 490 anos depois da destruição do primeiro Templo, no mesmo dia, o nono do mês de Av, Yohanan ben Zakkai escapou vivo de Jerusalém e reuniu o povo em torno da Torá para que a nação não se desfizesse na dispersão. Fundou a academia de Yavne onde congregou os fariseus remanescentes e tornou ponto de honra o estudo da Torá que conduz à prática, porque: “O inculto não pode temer o erro nem o ignorante ser piedoso”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje a Igreja celebra a festa de Santa Isabel da Hungria, que, depois da morte de seu esposo, viveu com radicalidade o Evangelho de Jesus Cristo. Santa Isabel, rogai por nós! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? No Evangelho de hoje, Jesus revela a sua grandiosidade como Filho muito amado do Pai e chora diante da cidade de Jerusalém. Faça a leitura do texto e destaque os versículos que mais lhe chamarem atenção, procurando identificar sua mensagem central.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Durante a leitura, o que mais lhe chamou atenção? Que caminho o Evangelho lhe indica? O que Jesus lhe diz?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que as atitudes e as palavras de Jesus o(a) fazem expressar neste momento de oração? Aproxime-se do Senhor sem medo e diga a Ele o que se passa com você.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Em sua busca de aperfeiçoar-se como discípulo(a) de Jesus, que dificuldade você encontrou? O que você se compromete a viver neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]