Oração diária, Nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra - Lc 4,24-30
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o site no ar !

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 4,24-30

O Evangelho nos convida a olhar para além de “nossos muros” e compreender a vida e a história de nosso tempo.

Façamos a oração do dia: Pai, que eu saiba acolher Jesus e reconhecê-lo como de Filho de Deus, de modo a tornar-me beneficiário de seu ministério messiânico.

3ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 08 de março de 2021

PRIMEIRA LEITURA:  2Rs 5,1-15a 

Leitura do Segundo Livro dos Reis.

Naqueles dias, 1Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem muito estimado e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedeu a vitória aos arameus. Mas esse homem, valente guerreiro, era leproso.

2Ora, um bando de arameus que tinha saído da Síria, tinha levado cativa uma moça do país de Israel. Ela ficou a serviço da mulher de Naamã. 3Disse ela à sua senhora: “Ah, se meu senhor se apresentasse ao profeta que reside em Samaria, sem dúvida, ele o livraria da lepra de que padece!”

4Naamã foi então informar o seu senhor: “Uma moça do país de Israel disse isto e isto”. 5Disse-lhe o rei de Aram: “Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel”. Naamã

partiu, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa. 6E entregou ao rei de Israel a carta, que dizia: “Quando receberes esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures de sua lepra”.

7O rei de Israel, tendo lido a carta, rasgou suas vestes e disse: “Sou Deus, porventura, que possa dar a morte e a vida, para que este me mande um homem para curá-lo de lepra? Vê-se bem que ele busca pretexto contra mim”. 8Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado as vestes, mandou dizer-lhe: “Por que rasgaste tuas vestes? Que ele venha a mim, para que saibas que há um profeta em Israel”.

9Então Naamã chegou com seus cavalos e carros, e parou à porta da casa de Eliseu. 10Eliseu mandou um mensageiro para lhe dizer: “Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e tua carne será curada e ficarás limpo”.

11Naamã, irritado, foi-se embora, dizendo: “Eu pensava que ele sairia para me receber e que, de pé, invocaria o nome do Senhor, seu

Deus, e que tocaria com sua mão o lugar da lepra e me curaria. 12Será que os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, não são melhores do que todas as águas de Israel, para eu me banhar nelas e ficar limpo?” Deu meia-volta e partiu indignado.

13Mas seus servos aproximaram-se dele e disseram-lhe: “Senhor, se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não a terias feito? Quanto mais agora que ele te disse: ‘Lava-te e ficarás limpo”’. 14Então ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado.

15aEm seguida, voltou com toda a sua comitiva para junto do homem de Deus. Ao chegar, apresentou-se diante dele e disse: “Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda a terra, senão o que há em Israel!”

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO  42(41) e Sl 43(42)

— Minha alma tem sede

de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?

— Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?

— Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus!

— A minh’alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?

— Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até a vossa morada!

— Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!

EVANGELHO: Lc 4,24-30 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.

28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Levantaram-se e o expulsaram da cidade.” Curiosa rejeição. “Ao ouvirem essas palavras, ficaram furiosos.” Curiosa reação. Ouviam com gosto as palavras de Jesus e, de repente, reagem contra ele e o rejeitam. O que foi que ele disse que lhes causou tanto desgosto? Quanta reação por uma palavra mal colocada, por uma palavra mal compreendida! Jesus disse apenas que Elias socorreu uma viúva estrangeira e Eliseu curou Naamã, que era sírio.

Disse “apenas”, mas esse apenas foi bem compreendido. Compreenderam que Deus não é propriedade de nenhum povo e que ser povo de Deus não é privilégio e sim responsabilidade. Elias e Eliseu não deviam atender somente viúvas e leprosos de Israel? O melhor e o primeiro não são para o meu companheiro? E estes nem companheiros eram. Expulsaram Jesus da cidade e quiseram lançá-lo precipício abaixo. A Boa Notícia de Jesus parece não ser tão boa para todos, sobretudo quando supõe renúncia a privilégios para que a Notícia chegue a todos.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Estamos aqui para tomar consciência da presença divina e dialogar com Deus. Escutar e falar com Ele. Coloquemo-nos em silêncio, esvaziando a mente de toda a preocupação e deixando que o Evangelho deste dia faça ressonância em nosso ser.

Oremos: Ó Pai, fazei-nos viver com intensidade este tempo favorável da Quaresma, caminhando ao encontro de vosso Filho ressuscitado, que convosco vive e reina para sempre.

Leitura (Verdade)

O Evangelho nos convida a olhar para além de “nossos muros” e compreender a vida e a história de nosso tempo. A quem Jesus se refere para que o povo na sinagoga entendesse sua revelação como o Messias profetizado? O que o povo faz com Jesus?

“A história do povo de Israel mostra o sofrimento dos profetas. Eles têm a missão de anunciar a verdade e denunciar o erro. Muitas vezes, a denúncia atinge os grandes e o próprio povo. Sinal de contradição, como previu o velho Simeão, Jesus assume, de forma radical, o profetismo. Anuncia a Boa-Nova do Reino e denúncia todo tipo de opressão. Ao anunciar a Boa-Nova, privilegia os pobres e não exclui os pecadores. A tentativa de expulsá-lo da cidade e mesmo de jogá-lo de um penhasco não muda a postura do Mestre. Sinal de maturidade, ele seguiu seu caminho. Enquanto a elite religiosa o condena, Jesus é acolhido pelos últimos da sociedade e pelos próprios gentios. O conflito levará Jesus à morte, seguida da Ressurreição.”

Meditação (Caminho)

Eu tenho a humildade de ouvir os que apontam para alguma atitude minha que cai em desagrado de quem ouve? Que sentimentos essa passagem do Evangelho desperta em mim? Como me posiciono perante as palavras de Jesus?

Oração (Vida)

Senhor Deus, cura as feridas do meu coração. Renova minha fé e meu ânimo para eu enfrentar a vida com confiança e coragem. Dá-me humildade que produz serenidade e tira de mim todo o orgulho que gera medo. Capacita-me a aceitar-me como sou e de acordo com a tua vontade. “Cria em mim, Senhor, um coração puro, renova em mim um espírito resoluto”(cf. Sl 50). Que eu possa te amar acima de tudo e, sentindo teu amor, possa me amar e amar a todos sem distinção. Conceda-me a graça de não me preocupar com o que os outros falam ou pensam a meu respeito.

Contemplação (Vida e Missão)

Como vou viver, concretamente, durante o dia os apelos que o Senhor me revelou? Em que atitude quero crescer para que a proposta de Jesus se torne vida em mim?

Bênção

Benção especial da Quaresma
– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui