3ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A
27 de abril de 2020
Deseja ler a liturgia diária do dia 26 de abril – Clique aqui
ORAÇÃO DO DIA
Senhor, que nosso coração esteja sempre aberto para compreender os teus sinais. Que não nos falte o pão do sustento e o pão da Palavra.
PRIMEIRA LEITURA: At 6,8-15
Leitura dos Atos dos Apóstolos
– Naqueles dias, 8Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga de Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão.
10Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 11Então subornaram alguns indivíduos, que disseram: “Ouvimos este homem dizendo blasfêmias contra Moisés e contra Deus”. 12Desse modo, incitaram o povo, os anciãos e os doutores da Lei, que prenderam Estêvão e o conduziram ao Sinédrio.
13Aí apresentaram falsas testemunhas, que diziam: “Este homem não cessa de falar contra este lugar santo e contra a Lei. 14E nós o ouvimos afirmar que Jesus Nazareno ia destruir este lugar e ia mudar os costumes que Moisés nos transmitiu”.
15Todos os que estavam sentados no Sinédrio tinham os olhos fixos sobre Estêvão, e viram seu rosto como o rosto de um anjo .
- Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 119(118)
—Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.
— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.
— Que os poderosos reunidos me condenem; o que me importa é o vosso julgamento! Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.
— Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade! Fazei-me conhecer vossos caminhos, e então meditarei vossos prodígios!
— Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei como um presente! Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos.
EVANGELHO: Jo 6,22-29
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
– Glória a vós, Senhor.
Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.
23Entretanto,
25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.
- Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
[apss_share]
Comentário do Evangelho
No Tempo Pascal, o sermão de Jesus sobre o Pão da Vida, no capítulo sexto de João, nos leva a afirmar que Jesus está vivo entre nós na sua Palavra e na Eucaristia. O sacramento da Eucaristia, para os cristãos que creem na presença real de Jesus no Pão e no Vinho consagrados, é o alimento que não perece e permanece até a vida eterna.
Se
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
No início de mais uma semana, em sintonia com a Palavra de Deus, acolhamos o convite de Jesus para trabalharmos pelo alimento que não perece e que permanece até a vida eterna. Esse alimento é o próprio Jesus. Que Ele nos acompanhe neste dia, em nossos trabalhos, relacionamentos, em todas as atividades que realizarmos, e nos sacie com seu amor e sua paz.
Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém
Leitura (Verdade)
Depois de uma leitura atenta, detenha-se nas palavras que mais chamaram sua atenção. O que procura a multidão? De que forma Jesus os acolhe? Qual questionamento Jesus faz? Quais perguntas a multidão dirige a Jesus? O que significa praticar as obras de Deus?
“Quem é Jesus Cristo para nós e por que o procuramos? No texto de hoje vemos a multidão procurar a Jesus pelo pão. Hoje, há os que procuram Jesus pelo bem-estar. A chamada Teologia da Prosperidade vê nele um patrão de possibilidades ilimitadas, a quem podemos pedir dinheiro, casa, automóvel. Para receber estes dons, precisamos antes fornecer nossa contribuição para as “obras” de Deus.
Jesus não veio trazer pão, mas a vontade de partilhá-lo. Ele não veio para proporcionar bens materiais, mas para nos oferecer uma vida com dignidade e a participação no Reino, agora e depois. Ele é o Mestre que ensina a arte de viver e oferece a vida em plenitude. O texto prepara a revelação da Eucaristia, Pão da vida eterna.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
O Senhor se dá em alimento a nós todos os dias, na Palavra e na Eucaristia, para que nele tenhamos vida. Nele encontraremos a força, a paz, o sustento para nossa caminhada, a certeza de que sua presença nunca nos faltará.
O que pedimos em nossa oração? Em que situações procuramos em Jesus a resposta? A obra de Deus é crer em Jesus. Para você, o que significa crer em Jesus?
Oração (Vida)
“Jesus, Mestre Divino, Vós sois a vida, o amor. Morrestes numa cruz para o mundo renascer todo novo, vida plena. Nós vos louvamos, Senhor, pela vida que nos dais. Vós viveis em nós, nós vivemos em Vós. Vós sois a nossa vida. Jesus, Mestre divino, dai-nos o Espírito Santo, seremos livres, enfim. Saberemos amar, espalhar só o bem e a paz. Jesus, Mestre divino, plenificai o nosso ser. Nossa vida vos irradie, nossa voz sempre anuncie ao mundo a Boa Nova. Amém.”
Contemplação (Vida e Missão)
Qual apelo a Palavra de Deus despertou em seu coração? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Ir. Carmen Maria Pulga
[apss_share]
AJUDE A MANTER O SITE NO AR !
Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
ou
PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
Deus te abençoe !