Liturgia diária, Eu sou a porta das ovelhas - Jo 10,1-10

4º Domingo da Páscoa – Ano Litúrgico A

03 de maio de 2020

Confira a Homilia do 4º. Domingo da Páscoa – A.Clique aqui

ORAÇÃO DO DIA

Pai, torna-me um discípulo dócil de Jesus, o verdadeiro pastor que arriscou a própria vida para me salvar. Somente ele poderá conduzir-me para ti.

PRIMEIRA LEITURA: At 2,14a.36-41

Leitura dos Atos dos Apóstolos

No dia de Pentecostes, 14aPedro, de pé, no meio dos Onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 36“Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”.
37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, o que devemos fazer?”
38Pedro respondeu: “Convertei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”.
40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!”
41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO

        — O Senhor é o pastor que me conduz;/ para as águas repousantes me encaminha.
— O Senhor é o pastor que me conduz,/ para as águas repousantes me encaminha.

— O Senhor é o pastor que me conduz,/ não me falta coisa alguma./ Pelos prados e campinas verdejantes/ ele me leva a descansar./ Para as águas repousantes me encaminha,/ e restaura as minhas forças.

— Ele me guia no caminho mais seguro,/ pela honra do seu nome./ Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,/ nenhum mal eu temerei;/ estais comigo com bastão e com cajado;/ eles me dão a segurança!

— Preparais à minha frente uma mesa,/ bem à vista do inimigo,/ e com óleo vós ungis minha cabeça;/ e o meu cálice transborda.

— Felicidade e todo bem hão de seguir-me/ por toda a minha vida;/ e, na casa do Senhor, habitarei/ pelos tempos infinitos.

SEGUNDA LEITURA: 1Pd 2,20b-25

Leitura da Primeira Carta de São Pedro

Caríssimos: 20bSe suportais com paciência aquilo que sofreis por terdes feito o bem, isto vos torna agradáveis diante de Deus. 21De fato, para isto fostes chamados. Também Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos. 22Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. 23Quando injuriado, não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça.
24Sobre a cruz, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados. 25Andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

EVANGELHO: Jo 10,1-10

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Pedro e os apóstolos continuam dando testemunho da ressurreição de Jesus à multidão, convocando o povo à conversão e ao Batismo. A Igreja vai se formando e organizando-se como instituição visível. Dizem os Atos que, naquele dia, três mil pessoas se converteram. Evidentemente, uma instituição desse porte precisa de organização, de coordenação, precisa de pastores. Seria este o lado externo da comunidade. O lado interno nos é dado hoje por Pedro em sua Carta e pelo Evangelho de João.
Somente Jesus é o pastor, protetor de nossa vida. Fomos chamados para fazer o bem e suportar o sofrimento como Cristo, que sofreu por nós, deixando-nos o exemplo. Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. Quando injuriado, não retribuía às injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça. Carregou nossos pecados em seu próprio corpo, sobre a cruz. Com ele morremos para o pecado e vivemos para a justiça. Por suas feridas fomos curados. Ele é o pastor protetor de nossas vidas.
No Evangelho de hoje Jesus não diz que é o Bom Pastor, mas que é a porta das ovelhas. O verdadeiro pastor entra pela porta do redil, caso contrário, é ladrão e assaltante. O porteiro abre para o pastor, as ovelhas escutam a sua voz, ele chama cada uma pelo nome e as leva para fora. Jesus é a porta das ovelhas. Quem entrar por ele será salvo; poderá entrar e sair, e encontrará pastagem.
Páscoa significa passagem. Jesus é a porta pela qual podemos passar do exílio desta vida para a vida em plenitude. Não menosprezamos esta vida, que pode ser boa, bela e digna de ser vivida, porque foi Deus quem a fez. Ela, porém, é transitória e marcada pela maldade humana. Há sofrimentos que vêm da imperfeição da natureza e há sofrimentos que vêm da maldade natural do ser humano. Mas para tudo há remédio. O Bom Pastor, que caminha ao meu lado, é o remédio.
Jesus é a porta pela qual entramos e saímos. Não deveríamos sair depois de ter entrado, mas – é uma interpretação – somos pecadores inconstantes, sem perseverança no caminho começado. No entanto, com Jesus, a porta não se fecha. Entramos e saímos e sempre encontramos pastagem. Jesus não descarta a ovelha perdida. Ele a reintegra. Lembrem-se de Vicente Celestino, que cantava: “Porta aberta, tendo o emblema de uma cruz, essa porta não se fecha, contra ela não há queixa, são os braços de Jesus. Porta aberta, já não vivo mais ao léu, porta aberta, ao transpor-te entrei no céu”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Quarto domingo da Páscoa e Dia Mundial de Oração pelas Vocações. A liturgia nos apresenta o ícone do Bom Pastor, Cristo ressuscitado é o Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas. Saibamos escutar e reconhecer a voz do Pastor que chama cada uma de suas ovelhas pelo nome. Coloquemo-nos em seu seguimento, deixando-nos guiar por sua Palavra.

Rezemos: “Nós vos adoramos, ó Jesus, Pastor eterno da humanidade. Vós a alimentais, guardais e conduzis ao aprisco celeste. Não vivemos só de pão, mas de vossa Palavra de vida eterna. Vossas ovelhas vos ouvem e vos seguem com amor. Dai a todos nós a graça de escutar e viver a vossa Palavra encarnada na vida e nas realidades concretas deste mundo. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Leia-o atentamente e destaque as palavras que mais chamaram sua atenção. Quais palavras se repetem no texto? Por que Jesus se define como o Bom Pastor? Qual é a missão do pastor? Qual é a relação entre as ovelhas (humanidade), o Pastor (Jesus) e o Pai? O que significa “um só rebanho e um só pastor”?

“O Evangelho designa Jesus com muitos nomes. Dois deles ressoam de maneira especial: Mestre e Pastor. Vivendo numa sociedade agropastoril, Jesus usa as imagens do campo para iluminar a Boa-Nova. O Evangelho fala de maus pastores, de mercenários, de lobos revestidos de pele de ovelhas. Jesus é o bom pastor. Entre ele e suas ovelhas há um cumplicidade comovente. Ele conhece cada uma delas e elas o conhecem, escutam sua voz e o seguem. A ovelha é um dos animais mais indefesos. Sua segurança está no pastor, que afugenta o lobo e as encaminha para as águas e para as pastagens. E, se uma delas se perde, ele a procura até encontrá-la. Ele é a porta das ovelhas, porta que conduz ao Pai com segurança.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto lhe diz? Como você entende a atitude do Pastor que dá a vida por suas ovelhas? Você escuta e reconhece a voz do Pastor que o(a) chama a fazer parte do seu redil? Percebe em sua vida a presença do Pastor a conduzi-lo(a)? Confia que nada lhe faltará, pois é conduzido(a) pelo Bom Pastor?

“O Senhor continua hoje a chamar para segui-lo. Não temos de esperar que sejamos perfeitos para dar como resposta o nosso generoso ‘eis-me aqui’, nem assustar-nos com as nossas limitações e pecados, mas acolher a voz do Senhor com coração aberto. Escutá-la, discernir a nossa missão pessoal na Igreja e no mundo e, finalmente, vivê-la no ‘hoje’ que Deus nos concede” (Papa Francisco).

Oração (Vida)
Deixe seu coração falar com Deus. Permaneça aberto à sua graça, deixe-se guiar por sua Palavra e traga na sua presença as fragilidades humanas suas, de seus queridos, da humanidade e de todo Universo. Reze em comunhão com a Igreja, reze em prol da VIDA.
Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada palavra. Reze também pelas vocações que o Senhor desperta para o serviço da Igreja.
“Jesus, Mestre Divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém” (Papa Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)
Neste dia quero mergulhar muitas vezes na ternura de Deus que como Bom Pastor busca, abraça e carrega no colo suas ovelhas.

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

[apss_share]