Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 15,29-37
A multidão com fome continua atrás de milagres. O que fez Jesus? Sensibilizou-se e multiplicou sete pães e alguns peixinhos.
Façamos a oração do dia: Pai, a acolhida que teu Filho Jesus me dispensa deve mudar profundamente o meu coração. Que eu seja transformado por ele e me torne mais disponível para ti.
1ª Semana do Advento – Ano Litúrgico A
Liturgia do dia 02 de dezembro de 2020
PRIMEIRA LEITURA: Is 25,6-10a
Leitura do Livro do Profeta Isaías – Naquele dia, 6o Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos.
7Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as nações. 8O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra; o Senhor o disse.
9Naquele dia, se dirá: “Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo”. 10aE a mão do Senhor repousará sobre
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 23(22)
— Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.
— Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.
— O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
— Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!
— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça e o meu cálice transborda.
— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.
EVANGELHO: Mt 15,29-37
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha, e sentou-se.30Numerosas multidões aproximaram-se dele,
32Jesus chamou seus discípulos e disse: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho”.
33Os discípulos disseram: “Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?” 34Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete, e alguns peixinhos”. 35E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. 36Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. 37Todos comeram, e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Jesus, o Verbo de Deus encarnado,
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Numerosa multidão foi ao encontro de Jesus para ser curada de suas enfermidades. O Mestre, cheio de compaixão, acolheu a todos, restituiu a saúde aos doentes e os alimentou.
Em nossa oração, peçamos: “Pai, a acolhida que teu Filho Jesus me dispensa deve mudar profundamente o meu coração. Que eu seja transformado(a) por Ele e me torne mais disponível para ti. Amém.”
Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Faça uma leitura atenta e detenha-se em alguns elementos presentes na narrativa.
“Em Caná, os serviçais providenciaram a água; agora Jesus utiliza sete pães e alguns peixinhos. Esta é a nossa tarefa. Transformar a água em vinho e multiplicar o pão são obras suas.
Mesmo limitados, Jesus quer que sejamos seus parceiros. Depois que tivermos feito a nossa parte, Jesus completa a obra. Na Missa, a comunidade oferece um pouco de pão e um pouco de vinho. É a nossa possibilidade. A partir daí ele os transforma em seu Corpo e Sangue. Nunca podemos cruzar os braços porque pouco podemos.
Esse pouco, marcado pela disponibilidade, é o que o Senhor pede para a caminhada do Reino. Este Reino não é obra nossa, não é construído por nós, apenas acolhido. O Reino é dele e ele nos quer como parceiros.
Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim?
Neste segundo passo da leitura orante, aproxime-se do Evangelho e leia-o novamente. Durante a leitura, deixe-se conduzir pela Palavra e escute, com bastante atenção, a voz do Senhor, que fala com você por meio dela. Procure identificar o caminho que Ele lhe indica
Oração (Vida)
Ao Senhor entregamos a nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida. Agradeçamos ao Senhor seus ensinamentos.
Conclua com a oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver, pela vossa graça. Amém.”
Contemplação (Vida e Missão)
Quais apelos esta oração lhe provocou? Quais compromissos deseja concretizar em sua vida? Advento é um tempo de solidariedade. Partilhar com alegria o pouco que temos pode ser uma proposta concreta.
Bênção
Abençoe-nos o Deus bondoso que se revela aos pequeninos. Em sua misericórdia nos dê a graça de caminhar com alegria ao encontro de Jesus que vem para nos salvar. Abençoe-nos o Pai, o Filho, o Espírito Santo. Amém.
- O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
- Ele está no meio nós.
Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!
Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.
Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.
Confira a Homilia dominical. – Clique aqui