Oração diária, Jesus desceu para Cafarnaum e lá os ensinava aos sábados - Lc 4,31-37

PRECISO MUITO TE AJUDA ! FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

O site acumula uma divida e diante a crise que todos estamos passando essa divida esta aumentando podendo até o site sair fora do ar.

Divida atual: R$ 2800,00
Valor arrecadado: R$ 849,00 (22/04/2021 - 07:30 - atualizaremos quando recebermos uma nova doação)

Peço se alguém puder ajudar com uma doação de qualquer valor, agradeço imensamente.

PIX CHAVE CELULAR: 19 987634283
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

OU

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Quem não tem pix e puder doar por boleto esse é meu numero de WhatsApp 19 987634283 me chama e como forma de agradecimento dou acesso ao site missa com crianças que tem historinhas para catequese. Quem nao puder ajudar, peço oraçoes ! Deus abençoe a todos. Anderson

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 4,31-37

O ensinamento de Jesus é marcado pela sua autoridade, Ele começa a proclamar a Boa-Nova do Reino, que é libertação de todos os males.

Façamos a oração do dia: Pai, faze-me forte para enfrentar e vencer as forças malignas que cruzam meu caminho, tentando afastar-me de ti. Como Jesus, quero abalar o poder do mal deste mundo.

22ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 01 de setembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: 1Cor 2,10b-16

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 10bo Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus. 11Quem dentre os homens conhece o que se passa no homem senão o espírito do homem que está nele? Assim também, ninguém conhece o que existe em Deus, a não ser o Espírito de Deus. 12Nós não recebemos o espírito do mundo, mas recebemos o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos os dons da graça que Deus nos concedeu. 13Desses dons também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com a sabedoria aprendida do Espírito: assim, ajustamos uma linguagem espiritual às realidades espirituais.

14O homem psíquico – o que fica no nível de suas capacidades naturais – não aceita o

que é do Espírito de Deus: pois isso lhe parece uma insensatez. Ele não é capaz de conhecer o que vem do Espírito, porque tudo isso só pode ser julgado com a ajuda do mesmo Espírito. 15Ao contrário, o homem espiritual – enriquecido com o dom do Espírito – julga tudo, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Com efeito, quem conheceu o pensamento do Senhor, de maneira a poder aconselhá-lo? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 144

— É justo o Senhor em seus caminhos.
— É justo o Senhor em seus caminhos.

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração

em geração.

— O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou

EVANGELHO:  Lc 4,31-37

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!”

35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade

e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Em Cafarnaum, à beira do lago de Genesaré, em dia de sábado, entramos na sinagoga e lá está Jesus, ensinando. Jesus ensina. Vamos aprender com ele, porque ele ensina com autoridade. De onde lhe vem a autoridade? Do Pai do Céu. O que ele ensina? O caminho para a vida. Ele é o verdadeiro caminho para a vida. Nós gostamos de viver e queremos viver para sempre. Ninguém quer ser destruído, nem o espírito impuro. Na sinagoga estava um homem possuído por um espírito impuro.

Quando viu Jesus, o espírito, pela boca do homem que ele estava possuindo, gritou: “Vieste para nos destruir?”. O demônio introduziu no mundo o pecado e, com o pecado, a morte. Demônio, pecado e morte andam juntos. Agora veio Jesus para trazer a graça e a vida. Sim, ele veio destruir o poder do demônio, que paralisa o ser humano e tira-lhe a vida.

O Verbo de Deus se fez homem e se pôs decididamente ao lado do ser humano. O demônio e seus agentes diminuem o ser humano e o neutralizam. Tiram-lhe o ânimo e impedem-no de agir. A palavra de Jesus, porém, é forte e tem autoridade: “Cala-te, sai dele”.Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Este ano, 2020, a Igreja no Brasil comemora o Mês da Bíblia fundamentando-se no livro do Deuteronômio, com o lema “Abre tua mão para o teu irmão” (Dt 15,11). É um livro rico em reflexões morais e éticas, com leis para regular as relações com Deus e com o próximo. Destaca-se no Deuteronômio a preocupação de promover a justiça, a solidariedade com os pobres, o órfão, a viúva e o estrangeiro. São leis humanitárias encontradas também no Código da Aliança (Ex 20-23).

Acolhamos a Palavra em nosso coração e permitamos que ao longo deste mês possamos empenhar-nos na escuta do Senhor, que fala conosco por meio de sua Palavra.

Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra.

Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei.
Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria.

Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para queles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho, atentando-se aos lugares, às pessoas, ao que está acontecendo na narrativa. Quem é Jesus? O que Ele ensina? Como é o seu ensinamento? Como as pessoas acolhem as palavras de Jesus? O que Ele realiza na vida daqueles que o escutam?

“Cafarnaum era um importante centro econômico e encontro de caminhos. Jesus fixou-se nesta cidade ao abandonar Nazaré. Consagrado pelo Espírito, Jesus ali inicia seu ministério de libertação. Na mentalidade judaica, todos os males eram provocados pelo diabo. Jesus intima o espírito do mal a deixar o homem e ele recupera a integralidade da vida.

O ensinamento de Jesus é marcado pela sua autoridade. Suas palavras e suas atitudes formavam um conjunto harmonioso. Por outro lado, vemos que o demônio conhece teologia, porém falta-lhe a dimensão do amor. Não é o conhecimento que Jesus quer, mas amor. A partir de Cafarnaum, ele começa a proclamar a Boa-Nova do Reino, que é libertação de todos os males.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Neste momento de meditação, leia o Evangelho novamente e deixe-se tocar pela Palavra. Permita que a sua vida se misture com a Palavra e escute, por meio dela, o que o Senhor quer lhe dizer.

Oração (Vida)

“Ó Jesus, Divino Mestre, agradeço-te pelo presente que nos deixaste, a santa Bíblia. Tu inspiraste profetas e apóstolos, fazendo com que eles eternizassem a Palavra Sagrada Continua guiando-me através destes livros, concedendo-me a visão e sabedoria necessárias para entender plenamente os teus mistérios. Agradeço pelos teus ensinamentos e por tua presença através da Palavra. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Avaliar nossas atitudes na relação fé e vida. Assumir o compromisso de escutar com carinho e fé a palavra de Deus revelada na Bíblia.

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui