Oração diária, Para onde eu vou, vós não podeis ir - Jo 8,21-30

5ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico A

31 de março de 2020

Deseja ler a liturgia diária do dia 30 de março Clique aqui

ORAÇÃO DO DIA

Pai, reforça minha fé em teu Filho Jesus, cuja morte nos resgata da escravidão do pecado e nos introduz no reino da fraternidade.

PRIMEIRA LEITURA: Nm 21,4-9

Leitura do Livro dos Números:

Naqueles dias, 4os filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom.
Durante a viagem, o povo começou a impacientar-se, 5e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável”.
6Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel. 7O povo foi ter com Moisés e disse: “Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes”.
Moisés intercedeu pelo povo, 8e o Senhor respondeu: “Faze uma serpente abrasadora e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá”. 9Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente, e olhava para a serpente de bronze, ficava curado.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 102(101) –

         — Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor.
— Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor.

— Ouvi, Senhor, e escutai minha oração, e chegue até vós o meu clamor! De mim não oculteis a vossa face no dia em que estou angustiado! Inclinai o vosso ouvido para mim, ao invocar-vos atendei-me sem demora!

— As nações respeitarão o vosso nome, e os reis de toda a terra, a vossa glória; quando o Senhor reconstruir Jerusalém e aparecer com gloriosa majestade, ele ouvirá a oração dos oprimidos e não desprezará a sua prece.

— Para as futuras gerações se escreva isto, e um povo novo a ser criado louve a Deus. Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, e o Senhor olhou a terra do alto céu, para os gemidos dos cativos escutar e da morte libertar os condenados.

EVANGELHO: Jo 8,21-30

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto, e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”.
22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”
23Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.
25Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”.27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sa­bereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Quem é Jesus? Olhando para a cruz podemos saber quem ele é. Ele é o “Eu sou”. Este é o nome com que Deus se revelou a Moisés, quando o enviou para libertar o povo da escravidão no Egito. A morte se aproxima, a de Jesus naquele tempo e a nossa hoje, mas ela não poderá tirar a vida daquele que veio para destruir o demônio e o pecado. Lázaro foi tirado do túmulo, a casa da morte. “Vem para fora”, disse-lhe Jesus. A mulher pecadora ia ser apedrejada, mas Jesus a perdoou, libertando-a do pecado e da morte. Olhe para Jesus, elevado na cruz. Olhe bem para ver quem ele é e não deixe ninguém morrer em seus pecados.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje é o último dia do mês de março, e temos muito a agradecer a Deus. Iniciemos nossa oração com o sentimento de gratidão a Deus por tudo o que vivemos neste mês.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
Jesus continuou: Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto…”. Como você compreende essas palavras de Jesus?
Quem és tu Senhor?
“Jesus estabelece um contraste entre ele e os opositores. Eles são do mundo, enquanto ele é do alto. São duas dimensões, dois modos de pensar e agir. Jesus usa uma expressão severa: “Vós morrereis em vosso pecado”. O grande pecado é rejeitá-lo e, com ele, rejeitam o próprio Pai. Se não tivermos coragem de mudar o rumo de nossa vida, corremos o risco de fazer um caminho individual, longe dele. Vivemos no mundo, mas não podemos assumir a mentalidade do mundo. O apóstolo Paulo nos exorta a buscar, como ressuscitados, as coisas do alto. O batizado anda na contramão do mundo, no caminho estreito, mas que conduz à vida. Temos de assumir a cultura da resistência, num mundo que não acredita nos nossos valores.” .” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Leia novamente o Evangelho e permita que a Palavra o(a) toque. Faça a sua meditação, repassando o texto em sua mente e permitindo que ele chegue ao seu coração. Detenha-se nas palavras que mais lhe chamaram atenção e escute o que o Senhor quer dizer a você por meio do Evangelho.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, volte o seu olhar para o Senhor sem medo e reze. Procure silenciar sua mente e seu coração, para que realmente possa ter um encontro com Jesus. Agradeça tudo o que Ele faz em sua vida e peça-lhe o que desejar, para si mesmo(a) ou para as pessoas que o(a) cercam.

Contemplação (Vida e Missão)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração, entregando-se a Ele. Apresente sua gratidão, suas preocupações, seus pedidos e a realidade do mundo.

Bênção
Benção especial da Quaresma

  • Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
  • O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
  • O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
    Ir. Carmen Maria Pulga

[apss_share]