Liturgia diária, Jesus escolheu seus doze discípulos - Lc 6,12-19

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

23ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

12 de setembro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, transforma-me em apóstolo de teu Filho Jesus para que, movido pelo Espírito, eu possa ser sinal da presença dele neste mundo tão carente de salvação.

PRIMEIRA LEITURA: Cl 2,6-15

Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses -Irmãos, 6Como (de nossa pregação) recebestes o Senhor Jesus Cristo, vivei nele, 7enraizados e edificados nele, inabaláveis na fé em que fostes instruídos, com o coração a transbordar de gratidão! 8Estai de sobreaviso, para que ninguém vos engane com filosofias e vãos sofismas baseados nas tradições humanas, nos rudimentos do mundo, em vez de se apoiar em Cristo. 9Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. 10Tendes tudo plenamente nele, que é a cabeça de todo principado e potestade. 11Nele também fostes circuncidados com circuncisão não feita por mão de homem, mas com a circuncisão de Cristo, que consiste no despojamento do nosso ser carnal. 12Sepultados com ele no batismo, com ele também ressuscitastes por vossa fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos. 13Mortos pelos vossos pecados e pela incircuncisão da vossa carne, chamou-vos novamente à vida em companhia com ele. É ele que nos perdoou todos os

pecados, 14cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz. 15Espoliou os principados e potestades, e os expôs ao ridículo, triunfando deles pela cruz.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 144

          — O Senhor é muito bom para com todos.
— O Senhor é muito bom para com todos.

— Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre.

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

EVANGELHO:  Lc 6,12-19

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 12Naqueles dias, Jesus retirou-se a

uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a Deus. 13Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos: 14Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, 15Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador; 16Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor. 17Descendo com eles, parou numa planície. Aí se achava um grande número de seus discípulos e uma grande multidão de pessoas vindas da Judéia, de Jerusalém, da região marítima, de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-lo e ser curadas das suas enfermidades. 18E os que eram atormentados dos espíritos imundos ficavam livres. 19Todo o povo procurava tocá-lo, pois saía dele uma força que os curava a todos.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Temos um nome que recebemos de nossos pais, que recebemos na pia batismal; temos um nome inscrito

no Livro da Vida, temos um nome que nos identifica. Assim também a Mãe de Deus. Seu nome é Maria e hoje é o dia de sua festa. Os apóstolos tinham nome, e Simão recebeu mais um, o de Pedro. O que significa o nome de Maria? Difícil saber. Hoje significa o nome da Mãe de Jesus e nossa mãe. Jesus passou a noite em oração antes de escolher os Doze e dar-lhes o nome de apóstolo, que quer dizer enviado. O nome acompanha a pessoa e a pessoa faz o nome. Pedro, Tiago, João e os outros devem ser apóstolos para honrar o nome que receberam. Maria deu ao seu nome um significado. O nome é antigo e era conhecido. Miriam era o nome da irmã de Moisés. O seu nome pode ter um significado conhecido. Faça dele um projeto positivo em sua vida. Se não tiver um significado específico, marque-o com a sua personalidade. Quem ouve o seu nome, lembra-se de você e de todas as suas boas obras.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciamos nossa oração deste dia e acolhemos Jesus, que com sua atitude orante entra em intimidade com o Pai, rezando durante toda a noite e dando-nos um exemplo. Peçamos a Ele a graça de, neste dia, conservar a Palavra em nosso coração, para compreendermos melhor seus ensinamentos para a nossa vida.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar a tua Palavra, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do texto pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos e os personagens que surgirem durante a narrativa. Durante a leitura, reflita sobre o sentido de cada frase, para assim compreender este Evangelho. Nesta etapa da leitura orante, concentre-se em identificar a mensagem central do texto bíblico.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Leia novamente o Evangelho, com calma, e faça sua meditação, atentando-se àquilo que o Senhor tem a lhe dizer. A meditação nos permite abrir nossa vida à Palavra de Deus, por isso, escute o que o Senhor quer lhe dizer por meio dela.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, apresente ao Senhor sua vida, tudo aquilo que está acontecendo com você e ao seu redor. Na oração, Deus o(a) escuta com todo o amor de Pai, por isso, reze e apresente-lhe suas preces.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Faça uma síntese da Palavra, para vivê-la neste dia.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]