Oração diária, Jesus envia os discípulos em missão... - Mc 6,7-13

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 6,7-13

O Evangelho nos fala das orientações dadas aos discípulos enviados por Jesus:.. Como discípulos missionários, acolhamos também as recomendações do Senhor.

Façamos a oração do dia: Pai, ajuda-me a superar toda tentação de acomodar-me, pois, como apóstolo do teu Reino, tenho de estar, continuamente, a caminho.

4ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 04 de fevereiro de 2021

PRIMEIRA LEITURA:  Hb 12,18-19.21-24 

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 18vós não vos aproximastes de uma realidade palpável: “fogo ardente e escuridão, trevas e tempestade, 19som da trombeta e voz poderosa”, que os ouvintes suplicaram não continuasse. 21Eles ficaram tão espantados com esse espetáculo, que Moisés disse: “Estou apavorado e com medo”.

22Mas vós vos aproximastes do monte Sião e da cidade do Deus vivo, a Jerusalém celeste; da reunião festiva de milhões de anjos; 23da assembleia dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus; de Deus, o juiz de todos; dos espíritos dos justos, que chegaram à perfeição; 24de Jesus, mediador da nova aliança, e da aspersão do sangue mais eloquente que o de Abel.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 48(47) 

— Recordamos, ó Senhor, vossa bondade em meio ao vosso templo.

— Recordamos, ó Senhor, vossa bondade em meio ao vosso templo.

Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora; seu Monte santo, esta colina encantadora, é a alegria do universo.

— Monte Sião, no extremo norte situado, és a mansão do grande Rei! Deus revelou-se em suas fortes cidadelas um refúgio poderoso.

— Como ouvimos dos antigos, contemplamos: Deus habita esta cidade, a cidade do Senhor onipotente, que ele a guarde eternamente!

— Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade em meio ao vosso templo; com vosso nome vai também vosso louvor aos confins de toda a terra.

EVANGELHO: Mc 6,7-13 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura.

9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!” 12Então

os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Dois a dois, os doze apóstolos são enviados em missão. Foram com o poder de enfrentar o demônio. Expulsaram demônios e curaram doentes, ungindo-os com óleo. Nada é mágico. É o poder da fé que opera milagres. No sacramento da Unção dos Enfermos eles são ungidos com óleo, símbolo da cura e do perdão. A graça é mais forte que o pecado, e o demônio nada pode contra quem foi batizado e ungido pelo Espírito Santo. Perigosos e assustadores são os agentes do demônio, que trabalham para ele e se comportam como ele, diminuindo o ser humano. Quem maltrata o próximo e o explora faz, no mundo, a obra do demônio. Contra esse devem lutar os apóstolos. Podemos sempre rezar, pedindo a Deus proteção contra as ciladas do demônio e de seus agentes. Antigamente, no fim da Missa, se rezava de joelhos: “São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém”.Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

O Evangelho nos fala das orientações dadas aos discípulos enviados por Jesus: “curai os doentes”, “levai somente um bastão e uma única túnica”… Como discípulos missionários, acolhamos também as recomendações do Senhor.

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Qual é o seu ensinamento? Qual é a missão confiada aos Doze? Quais são as recomendações dadas aos discípulos? Qual atitude é pedida aos que se colocam no seguimento de Jesus?

“Os Doze são enviados, pela primeira vez, para participarem da missão de Jesus. São ainda discípulos iniciantes, e Jesus indica o método e o segredo da evangelização. Esta deverá ser feita com meios pobres e a partir do testemunho de vida. Pela primeira vez, a palavra pão entra no relato de Marcos. A secção do pão terminará de maneira solene na instituição da Eucaristia. Assim como os 72 discípulos, os Doze são enviados, dois a dois. Isto combate o individualismo e preserva a fidelidade ao Mestre. Eles foram revestidos de autoridade sobre os espíritos imundos e do poder de curar os enfermos. A rejeição não é excluída. A Boa-Nova exige aceitação pessoal. Aos que recusam a salvação, resta sacudir o pó das sandálias.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Meu coração é aberto à Boa-Nova do Reino? Deixo-me guiar por sua luz, sua palavra? Acredito que Ele tem o poder de curar o corpo e a alma humana de qualquer enfermidade. Por que Jesus pede o despojamento? Por que o mensageiro de Deus deve ser instrumento de paz?

Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimentos invadem seu coração neste momento? Que propósito de vida nova surge dentro de você? Fazer o que podemos, com o pouco que temos, é uma sugestão prática para quem quer viver segundo o Evangelho.

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

Histórinhas para Catequese!

Faça uma doação de qualquer valor e tenha acesso ao site missacomcriancas.com.br . São centenas de historinhas para teatros que podem ser usadas na missa ou encontros de catequese.

DOAR PELO MERCADO PAGO - VALOR R$ 10,00 : Clique aqui

DOAR PELO MERCADO PAGO - VALOR R$ 20,00 : Clique aqui

DOAR PELO MERCADO PAGO - VALOR R$ 50,00 : Clique aqui

Ou FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Para ter o acesso só me chamar no WhatsApp 19 987634283
Deus te abençoe !