Oração diária, Jesus ensina a rezar, Pai-Nosso... - Mt 6,7-15

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

11ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

22 de junho de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça

PRIMEIRA LEITURA:  2Cor 11,1-11

Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios – Irmãos, 1Oxalá suportásseis um pouco de loucura de minha parte! Oh, sim! Tolerai-me. 2Eu vos consagro um carinho e amor santo, porque vos desposei com um esposo único e vos apresentei a Cristo como virgem pura. 3Mas temo que, como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim se corrompam os vossos pensamentos e se apartem da sinceridade para com Cristo. 4Porque quando aparece alguém pregando-vos outro Jesus, diferente daquele que vos temos pregado, ou se trata de receber outro espírito, diferente do que haveis recebido, ou outro evangelho, diverso do que haveis abraçado, de boa mente o aceitais. 5Mas penso que em nada tenho sido inferior a esses eminentes apóstolos! 6Pois, embora eu seja de pouca eloquência, não acontece o mesmo quanto à ciência: é o que em tudo e a cada passo vos temos manifestado. 7Porventura cometi alguma falta, em vos ter pregado o

Evangelho de Deus gratuitamente, humilhando-me para vos exaltar? 8Para vos servir, despojei outras igrejas, recebendo delas o meu sustento. 9Estando convosco e passando alguma necessidade, não fui pesado a ninguém, porque os irmãos que vieram da Macedônia supriram o que me faltava. Em tudo me guardei e me guardarei de vos ser pesado. 10Tão certo como a verdade de Cristo está em mim, não me será tirada esta glória nas regiões de Acaia. 11E por quê?… Será por que não vos amo? Deus o sabe!

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 110

           Vossas obras; ó Senhor, são verdade e são justiça.
— Vossas obras; ó Senhor, são verdade e são justiça.

— Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!

— Que beleza e esplendor são os seus feitos! Sua justiça permanece eternamente! O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas.

— Suas obras são verdade e são justiça, seus preceitos,

todos eles, são estáveis, confirmados para sempre e pelos séculos, realizados na verdade e retidão.

EVANGELHO: Mt 6,7-15

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras. 8Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais. 9Eis como deveis rezar: PAI NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; 10venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. 11O pão nosso de cada dia nos dai hoje; 12perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam; 13e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. 14Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas,

vosso Pai celeste também vos perdoará. 15Mas se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

A Liturgia da Igreja reza o Pai-Nosso na oração da manhã, na Missa e na oração da tarde. Reze também. Reze na simplicidade e no silêncio, meditando nas palavras. É a oração ensinada por Jesus. Não há outra melhor. Não é preciso usar muitas palavras para falar com Deus. Ele sabe quais são as nossas necessidades. Diante de Deus é preciso aquietar-se. Nosso coração está irrequieto enquanto não repousar em Deus. A oração vocal é importante e até necessária como expressão da fé da comunidade que reza em conjunto. É preciso, porém, chegar à oração silenciosa, à oração do coração que está de tal forma unida a Deus que cada batida se torna uma prece. Não ter medo do silêncio, não ter medo de criar espaços de silêncio, quando estamos juntos. A adoração diante do Santíssimo não precisa ser barulhenta, nem deveria ser. É unitiva a oração feita em comunidade num tempo de silêncio prolongado. Teste a si mesmo. Se você acha que não é capaz de ficar em silêncio durante uma hora diante do Santíssimo, pode ser sinal de que você ainda não sabe rezar.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje, quinta-feira, a Igreja nos pede que rezemos pelas vocações. Ao iniciarmos a nossa oração, apresentemos ao Senhor todos os vocacionados e vocacionadas. Peçamos a Deus que nos envie boas e santas vocações e que as luzes do Espírito Santo sempre nos iluminem.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? No Evangelho de hoje, Jesus ensina seus discípulos a rezar e diz que, quando o fizerem, não precisam usar muitas palavras. Em vez disso, devem rezar assim: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome…” Faça a leitura do texto quantas vezes julgar necessário e identifique seu tema central.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Meditar a Palavra de Deus é encontrar-se com Ele por meio dela. Por isso, coloque-se à disposição do Senhor e releia o texto para escutar o que Ele deseja lhe dizer.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração, silenciando seu coração e sua mente para acolher melhor o que a Palavra lhe pede. Reze em gratidão a Deus pela vida e exponha-lhe suas preocupações e seus pedidos.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Identifique o sentimento que predomina em seu coração neste momento. O que o Senhor lhe pede para viver?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]