Liturgia diária - A ressurreição de Lázaro- Jo 11,1-45

5º Domingo da Quaresma – Ano Litúrgico A

29 de março de 2020

Deseja ler a liturgia diária do dia 28 de março Clique aqui

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dá-me a graça de compreender a ressurreição de Jesus como vitória da vida e como sinal de que a morte não tem a última palavra sobre o destino daqueles que crêem.

PRIMEIRA LEITURA: Ez 37,12-14

Leitura da Profecia de Ezequiel – 12Assim fala o Senhor Deus: “Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; 13e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor.
14Porei em vós o meu espírito, para que vivais e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço — oráculo do Senhor”.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 130(129)

         — No Senhor, toda graça e redenção!
— No Senhor, toda graça e redenção!

— Das profundezas eu clamo a vós, Senhor,/ escutai a minha voz!/ Vossos ouvidos estejam bem atentos/ ao clamor da minha prece!

— Se levardes em conta nossas faltas,/ quem haverá de subsistir?/ Mas em vós se encontra o perdão,/ eu vos temo e em vós espero.

— No Senhor ponho a minha esperança,/ espero em sua palavra./ A minh’alma espera no Senhor/ mais que o vigia pela aurora.

— Espere Israel pelo Senhor,/ mais que o vigia pela aurora!/ Pois no Senhor se encontra toda graça/ e copiosa redenção.

— Ele vem libertar a Israel/ de toda a sua culpa.

SEGUNDA LEITURA: Rm 8,8-11

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos: 8Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. 9Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós. Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. 10Se, porém, Cristo está em vós, embora vosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, vosso espírito está cheio de vida, graças à justiça.
11E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

EVANGELHO: Jo 11,1-45

        – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 3as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele que amas está doente”.
4Ouvindo isto, Jesus disse: “Esta doença não leva à morte; ela serve para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”.
5Jesus era muito amigo de Marta, de sua irmã Maria e de Lázaro. 6Quando ouviu que este estava doente, Jesus ficou ainda dois dias no lugar onde se encontrava. 7Então, disse aos discípulos: “Vamos de novo à Judeia”.
17Quando Jesus chegou, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”.
23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”.
24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?”
27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.
33bJesus ficou profundamente comovido 34e perguntou: “Onde o colocastes?”
Responderam: “Vem ver, Senhor”. 35E Jesus chorou.
36Então os judeus disseram: “Vede como ele o amava!”
37Alguns deles, porém, diziam: “Este, que abriu os olhos ao cego, não podia também ter feito com que Lázaro não morresse?”
38De novo, Jesus ficou interiormente comovido. Chegou ao túmulo. Era uma caverna, fechada com uma pedra.
39Disse Jesus: “Tirai a pedra!”
Marta, a irmã do morto, interveio: “Senhor, já cheira mal. Está morto há quatro dias”.
40Jesus lhe respondeu: “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?”
41Tiraram então a pedra. Jesus levantou os olhos para o alto e disse: “Pai, eu te dou graças porque me ouviste. 42Eu sei que sempre me escutas. Mas digo isto por causa do povo que me rodeia, para que creia que tu me enviaste”.
43Tendo dito isso, exclamou com voz forte: “Lázaro, vem para fora!”
44O morto saiu, atado de mãos e pés com os lençóis mortuários e o rosto coberto com um pano. Então Jesus lhes disse: “Desatai-o e deixai-o caminhar!”
45Então, muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Jesus sente dor e tristeza pela morte de seu amigo Lázaro, mas não se deixa abalar por esses sentimentos, porque ele é a ressurreição e a vida, agora, não no futuro. Um dia você estará dormindo o sono da morte, e Jesus dirá: “Vou acordá-lo. Quem vive e crê em mim, não morrerá jamais”. Já morremos nas águas do Batismo e saímos ressuscitados. Resta-nos fazer a passagem. Não como Lázaro, que voltou a este mundo para morrer mais uma vez. Será como Jesus, que ressuscitou para nunca mais morrer.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Escolha um lugar, espaço onde você possa estar só para o encontro com Palavra, e consigo mesmo. Sente-se, encontre uma posição confortável. Respire conscientemente, se acalme de qualquer agitação e ponha-se diante de Deus, em atitude de oração. Localize o Evangelho do dia e reze ao Espírito Santo que lhe dê a luz e a sabedoria necessária.

Leitura (Verdade)
Releia o texto com calma, prestando atenção a cada palavra. Preste atenção nas imagens, nas personagens; sublinhe palavras ou frases que lhe chamam a atenção, ou os verbos, locais, perguntas….
“Entre os sete sinais com que João mostra a identidade de Cristo, a volta de Lázaro da mansão dos mortos é o mais impressionante. Ele mostra que Jesus é o Senhor dos vivos e dos mortos; mostra que seu amor é maior do que a morte. Nosso Deus é o Deus da vida. O relato desenha também o perfil de Maria e Marta. Mesmo envoltas nas névoas do luto e da dor, acolhem a certeza da fé. Por outro lado, os sumos sacerdotes e os fariseus começaram a tramar a morte de Jesus. O milagre nunca é uma maneira de intimidar e não ocasiona conversão. Para os que não creem, o milagre é inútil, para os que têm fé, o milagre é aceito, mas dispensável. Temos algo em comum com Lázaro, Marta e Maria: somos amados por Deus.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Deixe ressoar a palavra que calou mais forte durante a leitura.
Tome consciência do movimento interno que a palavra suscitou em você, preste atenção aos seus pensamentos, sentimentos, iluminação, inspiração, apelo….

Oração (Vida)
“Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a Vós os nossos corações, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida. Fazei que, fiéis às promessas do Batismo, vivamos, com coerência, a nossa fé, testemunhando com solicitude a vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho.” (S. João Paulo II)

Contemplação (Vida e Missão)
Partilhe com alguém o fruto desta leitura orante como testemunho de sua fé no poder de jesus Cristo e nos eu amor pela nossa humanidade.

Bênção
Benção especial da Quaresma

  • Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
  • O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
  • O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
    Ir. Carmen Maria Pulga

[apss_share]