Oração diária, Jesus estende a mão e toca no leproso - Lc 5,12-16
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o site no ar !

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 5,12-16

A lepra da alma é o pecado. Jesus é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Façamos nossa profissão de fé: Se queres, tens o poder de purificar-me.

Façamos a oração do dia: Pai, que a oração me ajude a descobrir o verdadeiro sentido do serviço que presto ao Reino, de modo a coibir a tentação de ser contaminado pelo orgulho e pela soberba.

Tempo do Natal depois da Epifania – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 08 de janeiro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: 1Jo 5,5-13

Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos, 5quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue). E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. 7Assim, são três que dão testemunho: 8o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.

9Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho. 10Aquele que crê no Filho de Deus

tem este testemunho dentro de si. Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida.

13Eu vos escrevo estas coisas a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus, para que saibais que possuís a vida eterna.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 147B(147)

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

— A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra e a palavra que ele diz corre veloz.

— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

EVANGELHO:  Lc 5,12-16

— O

Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

12Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 13Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. E, imediatamente, a lepra o deixou. 14E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”.

15Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 16Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração. —

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Quem é o Menino que os reis do Oriente encontraram com Maria, sua Mãe? É aquele que se retira para lugares desertos e se entrega à oração; é aquele que tem

o coração cheio de misericórdia e cura a lepra do corpo e da alma. A lepra da alma é o pecado. Ele é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. O homem coberto de lepra faz uma profissão de fé: “Se queres, tens o poder de purificar-me”.

E a resposta de Jesus não poderia ser outra: “Eu quero”. Ele quer o que há de melhor para nós. Seja, pois, feita a sua vontade, mesmo quando não a compreendemos. Há momentos muito difíceis em nossa existência, difíceis de suportar e difíceis de compreender.

Há sem dúvida uma dimensão na existência que ultrapassa os nossos limites de tempo e de espaço. Isso não nos dispensa de trabalhar para que comece a existir na terra o que esperamos no céu. Há quem trabalhe para aliviar a dor dos enfermos, envolvendo-os de carinho. E há pesquisadores que procuram descobrir o que pode ajudar o ser humano a superar as limitações da vida, “purificando-o” dos males do corpo e da alma.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que nos convida a crescer na fé. A fraqueza de nossa fé pode impedir que façamos esse pedido: “Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me”. Peçamos ao Espírito Santo que nos amadureça na fé. Em nossa meditação, tenhamos em mente a resposta de Jesus: “Quero, sejas purificado.

Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos salvação, cura e confiança plena. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Qual é o tema central da narrativa? O que o leproso pede a Jesus? E o que Jesus faz?
“A lepra era considerada a mais temida entre as doenças. Muitos viam nela uma maldição divina, e o leproso era compelido a deixar a comunidade. Por ser considerada incurável, a pessoa acometida da doença era entregue à própria sorte. Era um morto-vivo que se escondia nas sombras.

O leproso do texto de hoje rompe todas as barreiras e parte para o desafio. Diz ao Mestre: “Se queres, tens o poder de purificar-me”. E Jesus responde no mesmo tom: “Quero, sejas purificado”. E Jesus vai mais adiante: às palavras acrescenta o gesto de tocá-lo, algo desafiador. O amor está acima da lei. Quem tocasse um leproso, dizia o livro do Levítico, se tornaria impuro. Ao mandar o leproso apresentar-se aos sacerdotes, Jesus o reintegra à comunidade.” 

Meditação (Caminho)

Toca-me, Senhor, e serei curado! Eu já me aproximei de Jesus com a fé e humildade do leproso? O que o Evangelho me ensina com este relato? O que o Senhor me pede neste dia?

Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o(a) cercam.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação!

Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

Bênção

 Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui