Liturgia diária Jesus cura a sogra de Pedro

1ª Semana Comum – Ano Litúrgico A

11 de janeiro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Senhor Jesus, eu te procuro com sinceridade, na certeza de encontrar, em ti, palavras que façam reviver a esperança no meu coração

PRIMEIRA LEITURA: Hb 2,14-18

Leitura da Carta aos Hebreus – 14Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, 15e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. 16Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão. 17Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 18Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 104

          — O Senhor se lembra sempre da Aliança.
— O Senhor se lembra sempre da Aliança.

— Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas!

Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face.

— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.

— Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.

EVANGELHO: Mc 1,29-39

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los.
32À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A

cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.
35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Jesus cura a sogra de Pedro, muitos doentes e possessos. Reza no deserto, querem retê-lo, mas ele vai adiante. “Vamos a outros lugares, pois foi para isso que eu saí”. Saiu de onde? Saiu de sua própria casa para andar pelas periferias da vida. Saiu também do seio do Pai e encarnou-se. Para isso veio, para proclamar a Boa-Nova a todos. Antes curou a febre da sogra de Pedro, curou doentes e libertou possessos. Há quem diga que, sendo Pedro casado, e andando com Jesus para baixo e para cima, não faltaram problemas em casa, sobretudo com sua sogra. Pegar-lhe a mão, levantá-la e curá-la podia facilitar a vida apostólica de Pedro. Outros acham que estavam com fome, porque a senhora curada logo se pôs a servi-los. De fato, Jesus está mostrando a bondade de seu coração.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Ó Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, iluminai nossa mente e coração para compreendermos a vossa Palavra. Amém!”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? O texto de hoje nos diz que todos procuram a Jesus. Por quê? Leia o texto com atenção, destaque os personagens que surgem durante a narrativa e procure compreender as intenções de cada um deles.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Meditação é aquilo que fazemos para escutar a voz de Deus por meio de sua Palavra. Em silêncio, repasse todo o texto do Evangelho de hoje e deixe-se tocar por ele. Escute o que o Senhor lhe diz.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A oração é o alimento de nossa vida espiritual, por isso, aproxime-se do Senhor sem medo e faça a sua prece. Reze apresentando a Deus sua realidade e refletindo sobre o modo como a Palavra o(a) tocou. Não deixe que a graça de Deus passe, mas acolha-a e fale com Ele.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que modo você pretende viver a Palavra de Deus hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !