23ª Semana Comum – Ano Litúrgico C
06 de setembro de 2016
ORAÇÃO DO DIA
Pai, transforma-me em apóstolo de teu Filho Jesus para que, movido pelo Espírito, eu possa ser sinal da presença dele neste mundo tão carente de salvação.
PRIMEIRA LEITURA: 1Cor 6,1-11
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 1quando um de vós tem uma questão com um outro, como se atreve a entrar na justiça perante os injustos, em vez de recorrer aos santos? 2Será que ignorais que os santos julgarão o mundo? Ora, se o mundo está sujeito a vosso julgamento, seríeis acaso indignos de deliberar e julgar sobre questões tão insignificantes?
3Ignorais que julgaremos os anjos? Quanto mais, coisas desta vida! 4No entanto, se tendes dessas questões a resolver, recorrereis a juízes que a Igreja não pode recomendar. 5Digo isso, para confusão vossa! Será, então, que aí entre vós não se encontra ninguém sensato e prudente que possa ser juiz entre irmãos? 6Ao invés disso, irmão contra irmão vai a juízo, e isso perante infiéis! 7Aliás, já é uma grande falta haver processos entre vós.
8Por que não suportais, antes, a injustiça? Por que não tolerais, antes, ser prejudicados? Pelo contrário, vós é que cometeis injustiças
11E vós, isto é, alguns de vós, éreis isso! Mas fostes lavados, fostes santificados, fostes justificados pelo nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
— O Senhor ama seu povo de verdade.
— O Senhor ama seu povo de verdade.
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!
— Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.
— Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis
EVANGELHO: Lc 6,12-19
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
– Glória a vós, Senhor.
12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam
– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
[apss_share]
Comentário do Evangelho
Montanha, espaço propício para a oração. Noite, tempo favorável ao recolhimento. Algo importante está para acontecer. Jesus passou a noite toda em oração. Dentre os discípulos, escolhe doze. Ele mesmo os escolhe e os chama de apóstolos, isto é, enviados. São doze as tribos de Israel. Eles podem ver a multidão que veio ouvir Jesus. Muitos vieram para ser curados, possessos vieram para ser libertados. De Jesus sai uma força que cura. Os apóstolos viram um dia de atividade e uma noite de oração. Viram o povo que busca a cura. Ao descer da montanha a realidade humana se desvenda. Há nela muita beleza obscurecida pelas sombras do mal e do maligno. Os Doze vão curar, mas entre eles há um traidor. Depois deles, santos e santas farão milagres. Os sinais operados pelos servos de Deus asseguram a veracidade da Igreja por serem expressão da caridade. Não faz milagre o apóstolo que incentiva o juiz a praticar a justiça, que torna firme a mão do médico, que barateia os medicamentos?
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
No Evangelho que iremos meditar, Jesus chama os dozes para segui-lo em sua missão. Iniciemos a oração nos colocando diante dele, em atitude de escuta e seguimento, como discípulos seus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! E que o Espírito Santo seja sempre a nossa luz.
Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? No Evangelho de hoje, vemos que Jesus se retira para rezar, pois a oração o acompanha sempre, em especial quando é necessário tomar alguma decisão. Faça a leitura do texto, observe os personagens e procure identificar seu tema central.
Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Relendo o Evangelho, o que mais o(a) toca? O que mais lhe chamou atenção? Deixe-se tocar pela Palavra, pois Deus fala com você por meio dela.
Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você deseja apresentar ao Senhor neste momento de oração? Apresente-lhe também as pessoas ou situações que você deseja que Ele transforme.
Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que ela deixa em seu coração, para você viver durante este dia?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
[apss_share]